O Ecossistema da Música em 2014

ecossistema

Estão abertas as inscrições para o curso O Ecossistema da Música em 2014, que coordeno no final de agosto lá no Espaço Cult na Vila Madalena. Reuni uma turma boa pra participar de dez encontros em que discutirei como a música vem se transformando como negócio nos últimos anos e em que pé estamos no ano em que estamos. Abaixo segue a descrição do curso e quem quiser se inscrever pode acessar este link e seguir as coordenadas.

O Ecossistema da Música em 2014

As transformações impostas pelo digital se espalharam por quase todas as áreas do conhecimento humano e a música foi a primeira e principal área a se modificar com a ascensão do computador e da internet na rotina das pessoas. O ecossistema do mercado musical, que envolvia rádios, gravadora, imprensa e lojas de disco, foi atingido de tal forma e com tamanho impacto que abalou completamente suas estruturas, servindo de modelo para outros universos de produção cultural.

Mas não é apenas a relação da música com o mercado – a forma de ouvir, de compartilhar e de experimentar música atualmente tem criado novos artistas e agentes num meio em que as cartas pareciam marcadas. A entrada de grupos de tecnologia neste meio é apenas um reflexo natural desta transformação. E ela abrange cada etapa do modo de produção anterior, seja multinacional ou independente.

Neste O Ecossistema da Música 2014, o jornalista Alexandre Matias convida nomes envolvidos com o processo musical que vêm de diferentes mídias, áreas e gerações para conversar sobre estas mudanças e como elas mudaram nossa relação com a música para sempre.

AULAS:

1 – Alexandre Matias apresenta o que será discutido nas aulas do curso, sugerindo bibliografia e filmografia para as aulas seguintes.
DATA: 18/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

2 – O papel do artista – Tulipa Ruiz e Karina Buhr falam sobre as transformações na carreira de quem vive de música.
DATA: 19/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

3 – A mutação da gravadora – João M. Bôscoli e Maurício Tagliari falam do histórico das gravadoras e de como a internet obrigou-as a se reinventar.
DATA: 20/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

4 – Música para os outros – Carlos Eduardo Miranda e Ronaldo Evangelista comentam como mudou o trabalho de produtor musical com as novas tecnologias.
DATA: 21/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

5 – Música ao vivo – a última fronteira – Fabiana Batistela e Marcos Boffa contam como apresentações ao vivo ganharam uma nova cara na era digital.
DATA: 22/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

6 – Quem cuida do artista – Evandro Fióti e Airton Valladão Jr. falam sobre o trabalho do empresário e o quão próximo do artista eles estão.
DATA: 25/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

7 – Por que o rádio ainda importa – Patrícia Palumbo e Roberta Martinelli falam da onipresença e importância do rádio, mesmo na era digital.
DATA: 26/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

8 – Como mudou a crítica musical – Lucio Ribeiro e Pablo Miyazawa comentam sobre como as mídias digitais mexeram no trabalho do crítico.
DATA: 27/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

9 – Música: ontem, hoje e amanhã – Ricardo Alexandre e André Forastieri comentam as principais transformações no negócio da música.
DATA: 28/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

10 – Discussão em aberto com Alexandre Matias, seguida de confraternização com a participação de alguns dos integrantes das aulas anteriores.
DATA: 29/08/2014
HORÁRIO: das 20h às 22h

CURRÍCULO DO(S) PROFESSOR(ES):
João Marcello Bôscoli
É empresário, produtor musical e presidente da TRAMA.

Pablo Miyazawa
Jornalista e editor-chefe da revista Rolling Stone Brasil.

Evandro Fióti
Ao lado do irmão Emicida, criou o selo musical/gravadora Laboratório Fantasma há 5 anos. É empresário do rapper Rael, e curador da Virada Cultural de São Paulo.

Roberta Martinelli
Apresentadora e criadora do programa Cultura Livre na Rádio e TV Cultura. É apresentadora também do programa Prelúdio, o concurso de música clássica da TV Cultura e locutora da Rádio Cultura Brasil. É professora de Jornalismo Cultural em rádio na pós-graduação da FAAP.

Airton Valadão Jr.
Empresário artístico e fundador da Agência Produtora, empresa que tem em seu cast bandas como como Ira!, Ultraje a Rigor, Jorge Ben Jor, Lobão e Renato Teixeira, entre outros.

Tulipa Ruiz
“Tulipa é uma jovem cantora e compositora que tem todos os ingredientes para ser a próxima grande celebridade brasileira, graças a suas canções e sua poderosa presença de palco”, disse o jornal inglês The Guardian. Ela é uma das principais novas artistas da cena paulistana.

Karina Buhr
A baiana Karina Buhr começou sua carreira em Pernambuco, tocando em bandas como Eddie, Bonsucesso Samba Clube e Cumadre Fulozinha, mas lançou-se em carreira solo em 2010, depois de fazer parte do espetáculo Os Sertões, da companhia de teatro Oficina.

Maurício Tagliari
Músico, compositor, produtor musical, sócio e diretor artístico da ybmusic.

Carlos Eduardo Miranda
Produziu Raimundos, Skank e O Rappa, entre outros.

Ronaldo Evangelista
Jornalista. Atualmente está produzindo o novo disco de João Donato.

Fabiana Batistela
Sócia-diretora da Inker Agência Cultural e fundadora e diretora da Semana internacional de São Paulo (SIM São Paulo).

Marcos Boffa
Foi diretor artístico das duas edições do Sónar Brasil, do festival Planeta Terra e hoje está à frente da casa noturna Audio Club.

Patrícia Palumbo
Jornalista, consultora e apresentadora do programa Vozes do Brasil, na rádio Eldorado, no ar há 16 anos e em 9 emissoras. Tem dois livros publicados.

Lucio Ribeiro
Jornalista e dono do blog Popload.

Ricardo Alexandre
Jornalista e autor dos livros Dias de Luta, Nem Vem que Não Tem – A Vida e o Veneno de Wilson Simonal e Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar.

André Forastieri
Editor-executivo do portal R7, escritor, e mantém um blog com seu próprio nome.

Alexandre Matias
É jornalista e escreve sobre cultura, comportamento, ciência e tecnologia. Há quase 20 anos mantém a coluna Trabalho Sujo, que hoje é um site.

Você pode gostar...