Falando de cultura pop com o Ricardo Alexandre

Novo Mercado Musical  -

Eu e o compadre Ricardo Alexandre fomos convidados para falar sobre a história da cultura e da música pop na primeira aula do ciclo de debates “O Novo Mercado Musical“, que acontece nessa segunda-feira, dia 13. O ciclo é promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Nomes como Ricardo Rodrigues, Carlos Eduardo Miranda, Maurício Bussab, Juliano Polimeno, Coy Freitas, Pena Schmidt e Flávio “Scubi” de Abreu participarão das próximas aulas. As inscrições, no entanto, já foram encerradas.

No Sacola Alternativa

sacolaalternativa

Participo mais no final da tarde do primeiro Sacola Alternativa, evento sobre cultura independente organizado pelo Dotta e pelo Rafael da Balaclava Records, que reúne diferentes iniciativas de produção cultural feita na raça em uma feira, debates, filme, show e, claro, muita gente interessada na cena. O evento ocorre durante todo o sábado e a minha participação acontece na mesa “Indie Brasil: de onde viemos, para onde vamos” às 18h30, ao lado do Thiago Ney, do Dago Donato, do Mancha Leonel, do Diogo Valentino dos Supercordas e do Tim d’O Terno, com mediação do Mac do Scream & Yell. Tirando o show do Séculos Apaixonados, todo o evento é gratuito. Mais informações aqui.

Rumo ao Recife

portomusical2015

Embarco hoje rumo ao Recife, onde acompanho a edição 2015 do Porto Musical, um dos principais eventos brasileiro sobre o mercado de música. Participei das primeiras edições como conferencista (em 2006 falando sobre conteúdo gerado pelo usuário, ao lado do saudoso Fred Leal e em 2007 falando sobre a era de ouro do vídeo) e me convidaram este ano para ajudar na curadoria das palestras e showcases (que reúnem bambas como O Terno, Guilherme Arantes, Anelis Assumpção, Emicida, DJ Dolores, Paulo André, David McLoughlin, Ana Garcia, The Baggios, Marcelo Jeneci, Sistema Criolina, Mestre Vieira, Evandro Fióti, Cumbia All Stars, Lirinha, Gutie, Anderson Foca, entre outros. Além de participar da rodada de negócios na sexta de tarde também estarei no debate Música de Guerrilha, ao lado do compadre Gustavo “Mini” Bittencourt, Raul Luna e Bruno Consentino. A programação completa está aqui. Se estiver pelo Recife apareça para dar um alô, vai ser bom matar as saudades dessa cidade (e salta mais uma imersão gastromarinha aí!).

A tarde toda no Sim São Paulo

simsaopaulo

Comecei ontem minha participação no Sim São Paulo com a palestra inaugural do evento (O Ecossistema da Música no Século 21) e sigo a tarde inteira dessa sexta-feira no Centro de Sâo Paulo, desta vez puxando outras discussões como mediador. As duas primeiras rodadas acontecem no Cine Olido: numa delas, às 14h, falo sobre jornalismo empreendedor ao lado da Bianca Freitas (do Club NME Brasil) e do Marcelo Costa (do Scream & Yell); na seguinte, às 15h30, converso sobre assessoria de imprensa e mídias sociais com Cassio Politi (da Tracto Content), Francine Ramos e Natalia Birkholz (da Inker), Larissa Marques (da Lema) e Piky Candeias (da Batucada). Depois, a partir das 17h é na Praça das Artes, quando converso sobre rádios com Patrick Torquato (Rádio Frei Caneca FM), Ricardo Rodrigues (do Festival Contato) e Roberto Maia (da 89 FM), e, finalmente, termino o dia a partir das 19h, batendo um papo com o China, a Irina Bertolucci (do Garotas Suecas), Karina Buhr, Thiago Pethit e Tim Bernardes (d’O Terno), para falar do ponto de vista do artista sobre essa história toda. Para saber mais informações sobre o Sim São Paulo, basta entrar no site do evento.

O Ecossistema da Música no Século 21

ecossistema-musica-sim-2014

Hoje tem início a Semana Internacional de Música São Paulo e começo minha participação no evento ao fazer a palestra de abertura, chamada de O Ecossistema da Música no Século 21, levo um pouco do que discuti no curso que coordenei no Espaço Cult e amplio a discussão para traçar um cenário das transformações que estamos vivendo hoje. Minha apresentação começa às 11h e acontece na Sala Concerto da Praça das Artes, no Centro, e amanhã continuo participando como mediador de quatro mesas. Confira a programação completa do Sim São Paulo no site do evento.

Indo pra Belo Horizonte discutir hábitos culturais

leiva-bh

Participo hoje, no Oi Futuro de Belo Horizonte, de mais uma etapa do seminário Hábitos Culturais, produzido a partir da pesquisa de mesmo nome realizada pela JLeiva Cultura & Esporte e pelo Instituto Datafolha. Depois de examinar os hábitos paulistas em relação à cultura, é a vez de analisar os dos mineiros, num encontro que acontece a partir das 14h e ainda conta com as presenças de Roberto Guimarães (gestor de cultura do Oi Futuro), Eliane Parreiras (secretária de cultura do estado de Minas Gerais), Aluízer Malab (gestor cultural), Clarice Libâno (antropóloga) e Gustavo Caram (Circuito Cultural da Praça). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Discutindo Homens, Mulheres & Filhos

men-women-and-children-

Assisti ontem ao novo filme de Jason Reitman, Homens, Mulheres & Filhos e gostei. Talvez porque tenha ido com baixa expectativa (principalmente depois de ler a resenha da Gi Ruaro), mas a leitura que o diretor de Juno, Obrigado por Fumar e Amor Sem Escalas faz de nossos relacionamentos em tempos de internet não é propriamente crítica nem muito superficial. Ela apenas retrata a camada artificial que criamos entre nós e a realidade e como nos refugiamos nela para não termos que confrontar com a vida offline. O filme será exibido hoje gratuitamente às 20h, numa pré-estréia no cinema do Shopping Frei Caneca e após a sessão, que começa às 20h, haverá um debate sobre o tema do filme que eu participo ao lado do Pablo Peixoto (do canal Quatro Coisas) com mediação do repórter Guilherme Genestreti, da Folha de S. Paulo. As senhas para assistir ao filme de graça podem ser retiradas a partir das 18h, nas bilheterias do shopping (que fica na Rua Frei Caneca, 569). Atenção: o evento foi cancelado por motivos técnicos – em breve aviso quando acontecerá a nova edição.

Música, Performance e Mercado no Sesc Ipiranga

sesc-ipiranga

Participo hoje, às 20h, do seminário Música, Performance e Mercado organizado nas quintas-feiras de outubro pelo Sesc Ipiranga. Falo sobre “Mídias sociais, marketing digital e a era da nuvem”, relacionando essas recentes transformações com as mudanças no mercado da música, num papo com o Vinicius Apoena da agência digital MK&Vapps. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência no local. A mediação é feita por Thales de Menezes.

Uma tarde no Cultura Livre

culturalivre

Hoje à tarde, a partir das 14h, participo mais uma vez do programa da Roberta Martinelli na Rádio Cultura AM, o Cultura Livre – na pauta, claro, música brasileira. Dá pra acompanhar o programa pela internet também, neste link.

O Ecossistema da Música em 2014

ecossistema-musica-2014

O primeiro curso Trabalho Sujo no Espaço Cult, na Vila Madalena, começa na próxima segunda e as inscrições podem ser feitas até o domingo. No curso, reuni velhos conhecidos e nomes de peso do cenário cultural brasileiro para conversar sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado musical nos últimos anos. Em todas as aulas, mediarei um papo sobre diferentes facetas deste cenário, dissecando ao lado de nomes que lidam diretamente com áreas codependentes como as transformações da era digital estão mudando nossa relação com a música. Mais detalhes no site do Espaço Cult, que mudou de endereço e agora fica na Rua Aspicuelta, número 99. O time reunido é de primeira: João Marcello Bôscoli, Pablo Miyazawa, Evandro Fióti, Roberta Martinelli, Airton Valadão Jr., Tulipa Ruiz, Karina Buhr, Maurício Tagliari, Carlos Eduardo Miranda, Ronaldo Evangelista, Fabiana Batistela, Marcos Boffa, Patrícia Palumbo, Lucio Ribeiro, Ricardo Alexandre e André Forastieri.