TVM

Estou saindo de férias e deixo o site parado até o início de novembro, não sem antes transformar o meu programa Jornalismo-Arte em um curso para discutir os rumos do jornalismo que cobre música. Em seis encontros que acontecem às segundas-feiras, sempre às 19h, através do Zoom, entre os dias 8 de novembro e 20 de dezembro, discuto as transformações nesta área ao lado de convidados ilustres.

Na primeira segunda, dia 8, conto sobre a importância deste jornalismo para um país tão musical e falo sobre as transformações que aconteceram no meio nas últimas décadas para, nas semanas seguintes, conversar com alguns dos principais nomes que trabalham nesta área. Dia 22 recebo a Roberta Martinelli, do Cultura Livre, dia 29 é a vez da Pérola Mathias, do Poro Aberto, dia 6 de dezembro vem o Marcelo Costa, do Scream & Yell, e dia 13 converso com Cleber Facchi, do Música Instantânea (ex-Miojo Indie). Finalmente, dia 20, resumo a discussão apontando perspectivas de futuro para uma atividade que está entre duas das mais combalidas no Brasil hoje – jornalismo e música. As inscrições podem ser feitas aqui.

No Bom Saber desta semana, puxo um papo com a psicóloga Carol Apple, idealizadora do Namastreta, que expande sua consciência para territórios espiritualistas para ajudar a nos entender melhor. Uma conversa deliciosa sobre autoconhecimento e como se aprofundar nisso nesta época bizarra que estamos atravessando.

Assista aqui. Continue

À medida em que saímos da clausura a partir da imunização contra o coronavírus, nos confrontamos com a possibilidade de retomarmos nossas rotinas a partir do grande trauma sofrido, em muitos níveis. O quão anormal é esta volta à normalidade? Estamos prontos para isso? É isso que eu e Pablo Miyazawa discutimos em mais uma edição do Altos Massa.

Assista aqui. Continue

Em mais uma edição do programa que inventei para conversar sobre música com meus amigos, chamei o compadre Lucas Uth, músico e professor de música, que conheci quando fui curador de música do Centro Cultural São Paulo – quando cheguei ele era estagiário, mas logo reconheci seu valor e contratei-o como meu assistente. E aproveito o programa para recapitular sua relação com a música, desde os primeiros dias, ainda através da igreja, até grandes feitos que realizamos quando tomamos conta da música no CCSP.

Assista aqui. Continue

Um espectro ronda o Alvorada – o espectro da prisão do 02. A ameaça de ver o filho dileto atrás das grades desgraça o neurônio solitário do patriarca, como confabulo ao lado de Emerson “Tomate” Gasperin e Vladimir Cunha, o “Vlad”, erm mais uma edição do Aparelho. Spoiler: seu pesadelo está apenas começando.

Assista aqui. Continue

O artista-total Edgar está lançando a segunda parte de sua trilogia Ultra e aproveito para repassar sua carreira, desde quando apenas fazia performances até juntar-se com a Nômade Orquestra e depois sair em carreira-solo. Não sem antes repassarmos seu período pandêmico e o que ele tem feito enquanto estamos sem poder fazer shows.

Assista aqui. Continue

Mais um encontro entre eu e Dodô em que começamos a vislumbrar um começo de fim de pandemia, à medida em que a vacinação começa a surtir efeito no Brasil e podemos voltar a se encontrar com nossos amigos e, aos poucos, voltar a sorrir. Isso sem esquecer a variante delta, para que possamos viver momentos mais felizes, tomando vinho e fazendo jantares para que pelo menos consigamos seguir a vida nesse apocalipse.

Assista aqui. Continue

Prontos para uma aula sobre jornalismo e música? Então senta que lá vem três horas de papo com essa verdadeira entidade deste métier, quando Bia Abramo lembra dos primórdios da Bizz, sua passagem pela Folha de S. Paulo, entre outras aventuras com nomes hoje célebres então novatos do nosso jornalismo musical.

Assista aqui. Continue

Enquanto as festas não voltam, eu, Luiz Pattoli e Danilo Cabral, que tocamos as Noites Trabalho Sujo (suspensas neste período pandêmico), resolvemos mergulhar no universo dos documentários sobre música, falando desde clássicos como o Woodstock, Don’t Look Back e The Last Waltz a exemplos recentes, como o Summer of Soul, Histórias Afro-Atlânticas e o documentário do Zappa, e citamos outras referências que vão do punk ao indie rock, passando pela música brasileira, entre vários outros filmes.

Assista aqui. Continue

A conversa desta semana no meu programa de entrevistas Bom Saber é com a professora do Insper Bianca Tavolari, que versa sobre arquitetura, urbanismo e o futuro das cidades. O papo explora diferentes possibilidades destes assuntos – sobre como a pandemia já está mudando a cara das cidades, sobre a questão do aluguel e dos sem teto neste período, sobre a importância do plano diretor para as cidades e como todo mundo deve se envolver nestas políticas públicas. Ela também é colaboradora do jornal Nexo e colunista na revista Quatro Cinco Um.

Assista aqui. Continue