DM: Eleições 2022, Olimpíada e fogo no Borba Gato

Mais um DM em que eu e Dodô Azevedo mergulhamos na política, mesmo que os principais temas do papo de hoje sejam os atuais – e improváveis – Jogos Olímpicos no Japão e igualmente inusitada presença da estátua paulistana do Borba Gato em forma de ícone às avessas – pois chamuscada – em pleno 2021.

Assista aqui.  

Bom Saber #060: Cristiane Bertoluci

Bordado é arte? A conversa desta semana no Bom Saber é com a querida Cristiane Bertoluci, que levanta a bandeira da arte têxtil entre linhas, agulhas e bordados. Repassamos sua trajetória ao mesmo tempo em que falamos sobre como tricô e crochê são bons portos seguros nestes tempos pandêmicos, bem como pontos de partida para a expressão artística, além de abrir conexões de diversas naturezas.

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Lucas “Caju” Prata Fortes

Em mais um mergulho na alma brasileira, chamo o compadre Lucas “Caju” Prata Fortes para mergulhar na música e na cultura popular de nosso país, atravessando searas distintas como o sertanejo, o funk, o arrocha e outras modalidades musicais que provocam milhões de brasileiros à dança e às emoções e traçamos o paralelo entre estes estilos e nossa identidade nacional.

Assista aqui.  

Aparelho: Incontinência militar e nabo sincronizado

Não tem CPI, mas nem por isso, eu, Vladimir Cunha e Emerson “Tomate” Gasperin deixamos o Aparelho parar – afinal temos ameaça de golpe & olimpíada! Nesta semana, nos dedicamos aos arreganhos da milicada que promete fazer o país voltar ao tempo dos abomináveis homens das casernas. Haja espírito (de porco) esportivo!

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Viúva Negra, Lóki e os mortos-vivos da Marvel

As duas novas produções da Marvel ressuscitam personagens que morreram nos últimos eventos da fase 3 da série. No início da fase 4, Viúva Negra ressurge em forma de flashback e Lóki volta fora do espaço-tempo, a primeira em um filme e o segundo em uma série. Mas os dois produtos divergem no que diz respeito ao futuro da editora de quadrinhos que virou estúdio. Eu e André Graciotti conversamos sobre esta nova fase da Marvel, que abre as portas do multiverso.

Assista aqui.  

Bom Saber #059: Joice Berth

Na edição desta semana do Bom Saber converso com a querida Joice Berth, arquiteta, urbanista e autora do livro O Que É Empoderamento?, tema que abordamos durante este papo, além do impacto social que a pandemia e o isolamento tem causado à cidade, não apenas entre os mais desvalidos, mas também na dinâmica das estruturas vigentes – sempre lembrando do contexto brasileiro, que torna tudo mais delicado.

Assista aqui.  

NTS: Músicas para o frio

Baixou o frio e resolvemos, eu, Luiz Pattoli e Danilo Cabral, que tocamos as Noites Trabalho Sujo quando não estamos numa pandemia, resolvemos saber se a música sente frio e as relações sinestésicas entre sonoridade e temperatura. E pra você? Que música te faz sentir frio? Ou melhor: o frio te chama algum tipo de música?

Assista aqui.  

Tudo Tanto #103: Juçara Marçal

E enquanto dá a arte final em seu segundo disco solo, a querida Juçara Marçal achou uma brecha para conversar comigo em mais uma edição do meu programa sobre música brasileira Tudo Tanto. Aproveito para repassar sua quarentena e como ela influenciou o disco que ela produziu ao lado de Kiko Dinucci – e que segue ainda sem nome – e que conta com participações que ela antecipa em primeira mão por aqui.

Assista aqui.  

Polimatias: O que é que a Índia tem?

Mais um Polimatias dedicado à cultura de um outro país – ou melhor, a ideia que nos foi vendida da Índia, esse país milenar que foi retratado pela cultura pop como pessoas ingênuas, mesmo tendo inventado a matemática e criado uma das culturais musicais e cinematográficas mais ricas do planeta, além das referências filosóficas e espirituais. Venha comigo e com a Polly Sjobon rumo a mais este passeio.

Assista aqui.  

Altos Massa: Como é a vida pós-vacina?

À medida em que as pessoas começam a ser vacinadas, eu e Pablo Miyazawa dedicamos um Altos Massa ao momento da imunização para falar deste processo como fenômeno pop, examinando a etiqueta e os hábitos que estão ligados a este momento – e será que já dá para pensar em como seria o mundo depois do coronavírus? Será que estamos começando a sentir o gostinho dessa mudança?

Assista aqui.