Aparelho: A maldade do banal e um olhar de criança

Em mais uma edição extra do nosso Aparelho: Jornalismo Fumaça, eu, Emerson Gasperin e Vladimir Cunha deschavamos mais uma semana da CPI do genocídio, aquela em que viu-se pirocas em todos os lugares – até na cidade-velha em Belém -, passando por opções bolsonaristas e amazônicas para sublimar a cloroquina, saltos de tecnológicos de transmissões de grandes eventos e uma inversão da conclusão de Hannah Arendt a respeito do tribunal de Nuremberg que pode muito bem explicar o Brasil de 2021 – a partir de uma pureza vil.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #097: Thalma de Freitas

Depois de muitos anos de espera, Thalma de Freitas finalmente finalizou seu primeiro disco solo. A cantora carioca reuniu bambas do jazz brasileiro – incluindo seu pai, o mestre Laércio de Freitas – em um disco em que traz apenas suas composições e que também assina a produção. Songbook Vol. 1 já foi finalizado, mas ainda não tem previsão de lançamento. Aproveito também para conversar com ela sobre seu período pandêmico em Los Angeles e sobre um outro disco, este com seu Matheus Aleluia, que também já foi gravado.

Assista aqui.  

Vários Artistas: Mariana Garcia

Em mais uma edição do programa que inventei para conversar sobre música com meus amigos, chamo a querida Mariana Garcia – a Malg – para voltar no tempo e lembrar das canções, discos e shows que fizeram parte de sua formação, antes de cairmos num papo sobre baladas e casas noturnas paulistanas e festivais e shows históricos no Brasil e no mundo – e estivemos juntos em alguns deles.

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Bruno Maron

Em mais uma edição do meu programa sobre identidade cultural brasileira, O Brasil é Isso, convido o grande Bruno Maron, autor do ótimo Dinâmica de Bruto, para falar das transformações que fizeram o país seja esse emaranhado de conflitos, essa hipérbole de paradoxos e essa máquina de moer gente que amamos odiar e que odiamos amar.

Assista aqui.  

Bom Saber #053: Inti Queiroz

A ativista cultural Inti Queiroz é minha convidada desta edição do meu programa semanal Bom Saber e aproveito sua vinda para conversarmos sobre políticas públicas para a cultura em 2021. Ela explica em que pé está a Lei Aldir Blanc, faz suas críticas à Lei Rouanet (não sem antes reconhecer sua importância), fala sobre o recém-lançado Sistema Nacional de Cultural projeto antigo que finalmente toma forma e também do projeto SP: Cidade da Música, que foca na onipresença da música na capital paulista como forma de transformá-la num gerador de economia criativa.

Assista aqui.  

Altos Massa: Altas sobras – takes, outtakes & bloopers

De tempos em tempos, eu e Pablo Miyazawa catamos as sobras de vários programas antigos e reunimos neste formato Altas Sobras – papos que não tinham a ver com os contextos dos assuntos dos programas originais, mas que funcionam mesmo sem essas referências. Por isso tome papos sobre Além da Imaginação, Britney Spears x Xuxa, quando Pablo tirou tarô, Hollywood Rocks do passado, o fim do CBGB’s, continuações e prequels de filmes, reboots e remakes, a dublê-aranha do Exorcista, o punk de butique, rodas gigantes em festivais deste século, o bingo virtual para o natal e várias outras conversas fiadas.

Assista aqui.  

Aparelho: Não é mentira se você acreditar que é verdade

Mais um Aparelho em que eu, Tomate e Vlad conversamos sobre a CPI da Covid, desta vez nos debruçamos sobre os depoimentos mentirosos de Ernesto Araújo e Eduardo Pazuello para falar sobre como esta comissão está escancarando as entranhas do bolsonarismo em cadeia nacional. E aproveitamos para invadir nossa primeira rede social – siga-nos no Twitter: https://twitter.com/aquieaparelho

Assista aqui.  

NTS: Você tem vergonha de gostar de certas músicas?

Mais uma vez me reúno com meus compadres de Noites Trabalho Sujo – Luiz Pattoli e Danilo Cabral – para conversar sobre música. E desta vez puxamos papo sobre um tema que muitos se sentem desconfortáveis, mas que resolvemos atacar de frente: a vergonha de gostar de certos artistas ou músicas. Os chamados “guilty pleasures” não existem se você realmente gosta de música – e é sobre isso que conversamos nesta edição do programa.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #096: Maurício Pereira

Em mais uma entrevista sobre música brasileira da série Tudo Tanto, tenho o enorme prazer de conversar com o mestre e chapa Maurício Pereira, que espanta a pandemia e a quarentena pra lá (como assunto) para focar em seus projetos para o ano 2021: três discos em parceria com três músicos de primeira, dois deles, seus filhos, Chico e Tim, e o velho comparsa Tonho Penhasco – e passa parte do papo explicando como este último mudou sua forma de cantar e de compor. E, claro, viajamos em sua trajetória, desde os Mulheres Negras até o clássico instantâneo Outono no Sudeste, seu disco mais recente.

Assista aqui.  

Bom Saber #052: Amanda Miranda

No Bom Saber desta semana puxo um papo com a querida Amanda Miranda, quadrinista e ilustradora em ascensão que está lançando seu quarto título, A Aparição, pela Ugra Press. No papo, conversamos sobre sua trajetória, suas influências e referências, além de falar sobre se reconhecer como artista, da máquina de moer carne das redes sociais e do estágio atual dos quadrinhos no Brasil.

Assista aqui.