Por Alexandre Matias - Jornalismo arte desde 1995.

C6Fest 2024, entre o neo soul e o velho indie


Fotos: Barbara Monfrinato

Fim de semana intenso graças à segunda edição do C6Fest, que mais uma vez aconteceu no parque do Ibirapuera, consertando um problema da edição anterior, quando não era possível circular entre os diferentes palcos do festival. O problema foi que, devido à reforma que está sendo feita na marquise do palco, o percurso entre os dois palcos que antes era direto agora exigia que você desse uma longa volta para chegar do outro lado do evento. E assim o festival dividiu-se entre prós e contras: uma boa escalação com gente de todo mundo mas poucos artistas brasileiros (que sempre são deixados naqueles horários ingratos); uma boa estrutura mas com pouca assistência ao público (sinalização? Área de informações? Água gratuita?) e aquele ingresso salgado que se por um lado nos faz comemorar a facilidade de chegar perto do palco, por outro nos lembra que o festival em si é uma enorme área VIP. Ainda houve problemas com a capacidade da tenda ser menor que a do palco principal, o que fez muita gente ficar de fora do set dos 2ManyDJs. Mas as apresentações compensaram esses perrengues (mesmo divididas entre palcos preto – puxando pro neo soul – e branco – puxando pro indie velho): a vocalista do Xx Romy derreteu o público com seu house sofisticado, a cantora Raye mostrou que tem a faca e o queijo na mão pra se tornar uma das próximas grandes cantoras (presença de palco, liderança nata, carisma impecável e que voz!), Jaloo e Gaby Amarantos fizeram bonito em show conjunto, Ayra Starr eletriziou o público e Paris Texas se jogou na galera, entre outras boas apresentações. Mas o filé do fim de semana pode ser sintetizado em cinco shows: Soft Cell, 2ManyDJs, Fausto Fawcett, Cat Power e Pavement.

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Ava só precisa dela mesma

Ava Rocha incendiou o Inferninho Trabalho Sujo nessa sexta-feira ao subir sozinha no palco do Picles em quase duas horas de apresentação. Ela começou só com a voz, puxando pessoas para o palco para participar de seu ritual enquanto emulava percussão e pedia palmas do público e logo foi cercada por outras pessoas – amigos, conhecidos ou não – que transformaram a apresentação solitária numa celebração coletiva, que por vezes virava puro delírio (como quando o baixista Klaus Sena subiu na batera e puxou “Joana Dark”) por outras tornava-se introspecção pura (como quando ela pegou a guitarra e fez todos cantarem seus hits como “Você Não Vai Passar” e “Transeunte Coração”). Perto do fim, ela chamou seu tecladista Vini Furquim para passar algumas músicas de seu disco mais recente Néktar, fechando uma noite histórica. E depois eu e Fran encerramos o inferno astral desta última com a discotecagem mais bizarra que fizemos nos últimos tempos. Tudo estranho, mas deu tudo certo.

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Inferninho Trabalho Sujo apresenta Ava Rocha e Boca de Leoa

Vamos a mais uma sexta infernal, ateando chamas nos corações e mentes que abandonarem todas as expectativas ao adentrar no portal chamado Picles. E neste dia 17 vai ter ritual de descarrego, quando recebemos ninguém menos que Ava Rocha para uma celebração quente no palco do Inferninho Trabalho Sujo, logo depois de mais uma apresentação pegando fogo das queridas Boca de Leoa. E como após os shows a temperatura auemnta ainda mais, chegamos eu e a Fran despejando gasolina para transformar a pista em nossa panela de pressão alto astral. Venha e não se arrependerás – o Picles fica no número 1838 da Cardeal Arcoverde, em Pinheiros, e a primeira banda começa às 22h. Queima!

Silvio Luiz (1934-2024)

Nesta quinta-feira morreu um herói. Sílvio Luiz era mais do que um dos melhores locutores de futebol da história do Brasil, ele me ensinou, ainda moleque, a sutil diferença entre reconhecer a importância e gostar. Cresci corintiano ouvindo-o empolgar-se pelo time que era do nosso coração e sendo severo quando precisava, sem que fosse preciso cornetar ou falar mal só pela paixão de torcer, me fez entender que a isenção é uma máscara malfeita, que todo mundo sempre vai ter o seu lado, o seu favorito, o seu querido. Mas seu Silvio mostrava que a paixão não podia ser cega e que não dava pra passar pano pra ninguém. Lições morais do futebol que carrego pra vida, inclusive profissional. E seu compromisso, jornalístico (afinal, um narrador de futebol deveria considerar-se um jornalista), era com os fatos, o que o fazia não gritar gol – e sim um de seus inúmeros bordões, o “foi, foi, foi, foi, foi, foi ele!”, que lhe dava tempo para conferir o nome e o número do jogador e dar mais detalhes sobre o que tinha acabado de acontecer. E se for falar em bordão, não tem pra ninguém: “olho no lance”, “eeeeeeeeu vi!”, “acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui”, “no gogó da ema”, “no paaaaaaau”, “manda o sapato daí”, “pelo amor dos meus filhinhos”, “balançou o capim no fundo do gol”, “o que é que só você viu?” e “no meio da caneta”, sempre com sua voz rasgada e grave, macia e estirada, costurando palavras improvisadas na hora misturando o tom informal da conversa na arquibancada do jogo com uma crônica bem humorada e ao mesmo tempo cética, que transformou expressões clássicas como “minha nossa senhora” e “pelas barbas do profeta” em suas. Ele já estava mal e foi internado duas vezes este ano, esta última, sem volta. Mas viveu quase 90 anos intensos, sempre reconhecido pelo público de pelas torcidas – não só a do nosso time. E a notícia de sua morte ainda nos lembra que ele foi o primeiro brasileiro a veicular um palavrão na TV brasileira, quando deu o microfone a um jogador, que xingou o juiz de “filha da puta” – isso em 1953. Obrigado, mestre! Vai em paz.

Fernanda Azevedo (1976-2024)

Arrasado com a notícia da passagem da Fer. Fernanda não era só a madre superiora da produção independente brasileira, ensinando gerações e gerações sobre a necessidade de manter-se em atividade, fazendo acontecer não importe o que custasse – era também uma das melhores pessoas do mundo. Conheci naquele fim de século quando a internet era um faroeste para os desbravadores da cena indie brasileira e ela apresentava-se como terceira integrante do choque de realidade que foi a Motor Music. A produtora mineira, idealizada pelo realizador Marcos Boffa e pelo zineiro Jefferson Kaspar, encontrou na Fernanda o motor de seu título – e ela, produtora à moda antiga, que ia aprendendo enquanto fazia, espalhava a palavra daquela nova realidade musical aos quatro ventos do Brasil. “Fernanda da Motor” foi responsável por consolidar a cena indie de Belo Horizonte na virada do século ao mesmo tempo em que participou das primeiras turnês de artistas independentes para o Brasil numa época em que ninguém acreditava nisso – e começamos a nos encontrar nos shows do Superchunk, Man or Astroman?, Stereolab, Yo La Tengo, Tortoise e tantos outros que a produtora mineira trouxe ao Brasil pela primeira vez. Depois que a Motor acabou ela não parou de produzir, fossem eventos, shows ou festas que ela idealizava ou que a chamavam para trabalhar – e gerações seguintes, tanto em Minas quanto no resto do país, reconheciam sua importância e a tinha como referência. Mineiramente, como de hábito, ela nunca puxou a sardinha pra própria brasa, preferindo o estilo baixo perfil que deixava pra lá quando nos encontrávamos pessoalmente – sempre disposta a ir até o final, aprontando todas, juntando todo mundo e se esbaldando, mesmo quando estava trabalhando. Perdi a conta de quantas vezes ela me chamou pra BH seja pra discotecar, cobrir eventos ou participar de debates e toda vez que caía na capital mineira sempre dava um jeito de encontrá-la – ver a Fer era mais importante do que visitar o mercado central. A mera lembrança de seu indefectível largo sorriso sempre me causou suspiros e, agora, lágrimas – e fica pra nossa história etérea a lendária entrevista que faria com ela quando fosse escrever o livro da Motor, que ela tentou emplacar em alguns editais. Dávamos largas risadas ao imaginar quantos dias duraria essa entrevista e o que poderia ser publicado de tudo que ela contasse, lembranças que, agora, ficam conosco, como o legado de manter tudo funcionando não importa o que acontecesse. Falei com ela na segunda agora, combinando de vermos o Pavement juntos. Que mundo injusto. Saudades, mulher, você já faz falta…

Megalópolis existe!

O projeto mais ambicioso de Francis Ford Coppola existe e começa sua história pública nesta edição do festival de Cannes. Megalópolis é um daqueles clássicos malditos projetos cinematográficos que andava mais no campo das ideias do que mundo real, que por diferentes motivos nunca parecia realizar-se. Idealizado desde que o diretor norte-americano encerrou sua fase de ouro no final dos anos 70, quando terminou Apocalypse Now, seu épico sobre o fim do império norte-americano à luz da queda do império romano parecia ser um destes inúmeros filmes que entram para a história do cinema sem nunca terem realmente acontecido, como o Napoleão de Kubrick, O Idiota do Tarkovsky, o Leningrado de Sergio Leone, o Montanhas da Loucura do Del Toro, o Kaleidoscope de Hitchcock, o Em Busca do Tempo Perdido do Visconti, o Gershwin do Scorsese, o Batman: Ano 1 do Aronofsky, o Gênesis do Bresson, o Super-Homem do Tim Burton, o Duna do Jodorowsky, a Liga do Justiça do George Miller, Kill Bill 3 ou a biografia do Howard Hughes que o Nolan ia dirigir com o Jim Carrey. Só a simples materialização de um filme considerado literalmente lendário já é digno de palmas – e se seu realizador é ninguém menos que Coppola, as palmas deveriam se estender por horas. Aos 85 anos, o lendário diretor que redefiniu o cinema norte-americano ganha uma aposta que todos achavam que ele já havia perdido, mesmo que perca dinheiro com o filme – e o fato de ter colocado centenas de milhões de dólares do seu próprio bolso na execução da obra também é outro fato digno de nota. Leve em conta que ele fez isso numa idade que todos acham melhor parar de trabalhar, mostrando seu compromisso com a arte e com a própria obra. Mesmo que o filme seja uma bomba, ele já é motivo para comemorarmos: lendas podem acontecer mesmo quando prometidas há muito tempo. Aí você dá uma olhada nas cenas e no texto do trailer que ele lançou e…

Assista abaixo:  

Como Assim? | 17.5.2024

Nessa sexta-feira faremos mais uma apresentação do conjunto musical Como Assim? em que toco ao lado de Mateus Potumati, Pablo Miyazwa e Carlão Freitas clássicos de nossas juventudes – apresentando pela primeira vez canções em português. Mais uma vez abrimos a noite para os compadres do Earl Greys – que trazem a fina flor do pop britânico de todas as épocas – novamente no Aurora, nosso jardim de infância. A festa começa às 20h e o show da Como Assim? começa pontualmente às 21h30 – e os ingressos estão à venda neste link .

David Sanborn (1945-2024)

Morreu um dos maiores saxofonistas da história da música pop, senão o maior. Embora muitos torçam o nariz para essa combinação, o estilo específico de David Sanborn atravessou gerações e gêneros musicais e além de ter gravado discos como o disco de estreia dos Eagles, o Talking Book de Stevie Wonder, o Born to Run de Bruce Springsteen e Young Americans de David Bowie (discos em que sua participação é, por vezes, determinante), ele também tocou com James Brown, Eric Clapton, Rolling Stones, Carly Simon, Elton John, Steely Dan e Paul Simon, entre muitos outros. Ele tocou ainda adolescente com os bluesmen Albert King e Little Milton e foi integrante da Paul Butterfield Blues Band, com a qual tocou em Woodstock. É meio forçado dizer que ele foi o responsável por colocar o saxofone no rock (pois o instrumento estava ali desde o começo), mas ele é sem dúvida o principal ícone do sax durante o período áureo do rock, como a série de colaborações (e discos solo que gravou) acabam por deixar claro. Morreu de câncer de próstata, com o qual lidava desde 2018 e tinha shows marcados até o ano que vem, como sua família fez questão de anunciar no pronunciamento oficial sobre sua passagem.

Começando bem

Boa estreia autoral a de Nina Camillo nesta terça-feira no Centro da Terra, quando apresentou seu espetáculo Nascente acompanhada do pianista Vitor Arantes, do baterista Gabriel Bruce e do baixista Noa Stroeter, este último diretor musical do trabalho. Mostrando pela primeira vez um repertório composto nos últimos anos mas ainda não gravado, ela passeou entre o jazz e a bossa nova com suas próprias músicas e fez uma única reverência não-autoral (e por duas vezes!) ao cantar Marcos Valle, quando puxou a maravilhosa “Preciso Aprender A Ser Só” e “Que Bandeira”, esta última com vocais divididos com a amiga Sophia Ardessore, que participou da apresentação. Foi bonito e foi só o começo…

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Nina Camillo: Nascente

Maior satisfação realizar o espetáculo da nova fase da cantora sulmatogrossense Nina Camillo, que apresenta nesta terça-feira seu primeiro show autoral, batizado de Nascente. Acompamhada de Noa Stroeter (baixo), Vitor Arantes (piano) e Gabriel Bruce (bateria), ela desfila o repertório de seu primeiro EP, além de tocar composições de autores que a influenciaram, como Marcos Valle. Ela começou na música ainda criança, participando de um projeto que musicava poesias de Manoel de Barros chmado Crianceiras e abraçou sua fase autoral durante o período pandêmico, quando também começou a mexer com produção musical, que mostra em grande estilo nesta primeira apresentação, que ainda contará com a participação da cantora Sophia Ardessore. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão sendo vendidos neste link.

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