Por Alexandre Matias - Jornalismo arte desde 1995.

(I)miscível: Música para um Futuro Presente

E nesta terça-feira encerramos a programação de música no Centro da Terra deste mês de maio com a apresentação do duo (I)miscível, formado pelo baterista Guilherme Marques e pelo trompetista Amilcar Rodrigues, que recebe o contrabaixista Marcelo Cabral para uma noite de improviso livre batizada de Música para um Futuro Presente. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão à venda na bilheteria e no site do Centro da Terra.

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Final apoteótico

O encerramento da temporada Cosmofonias de Romulo Alexis nesta segunda-feira no Centro da Terra foi apoteótico, quando chamou seu compadre Wagner Ramos, que, com Romulo, forma o duo Rádio Diáspora, para uma versão intensa dessa formação, chamada de Ensemble Cachaça!, que contou ainda com o trombone de Allan Abbadia, o contrabaixo de Clara Bastos, a voz e o berimbau de Paola Ribeiro e o sax de Stefani Souza. O sexteto partiu de momentos soturnos e silenciosos para picos de estridência e dissonância, quando timbres graves e agudos se encontravam canalizados pelo trompete e bateria do duo proponente do encontro, com direito a instrumntos de sopro desmontados para buscar novas sonoridades e um berimbau tocado com arco, além da voz livre e espacial de Paola. A última de quatro intensas noites de improviso e exploração musical foi um encerramento desnorteador.

Assista abaixo:  

Vida Fodona #811: Um Vida Fodona dedicado à Fernanda Azevedo

Um beijo, mulher.

Ouça abaixo:  

Um documentário sobre Frank Miller

Eis o trailer de Frank Miller: American Genius, documentário sobre um dos maiores nomes da cultura pop estadunidense que será lançado nos EUA neste mês de junho. Autor, desenhista, roteirista e diretor, Miller é um dos maiores nomes da história do quadrinho mundial e seu talento não apenas revolucionou o formato super-herói como abriu a porta para autores que ajudariam a evolução da mídia que ele começou no início dos anos 80 (principalmente a safra britânica puxada por Neil Gaiman, Alan Moore, Grant Morrison e Mark Millar). Ao reinventar primeiro o Demolidor e depois o Batman com obras definitivas, ele mudou a cara do formato nas duas últimas décadas do século passado, tornando-a adulta e distópica numa época em que isso parecia impossível e, principalmente, bem sucedida comercialmente. A partir de graphic novels como o Cavaleiro das Trevas, Elektra Assassina e Batman: Ano Um, ele criou uma nova fase para os quadrinhos como fez sua ponte definitiva com o cinema, parindo outras obras que em pouco tempo tornariam-se marcos comerciais de Hollywood, como 300 e Sin City, este último dividido em dois filmes que dirigiu ao lado de Robert Rodriguez. Sua ida para o cinema o colocou na cadeira de diretor da adaptação do clássico Spirit para a telona. O documentário é dirigido por Silenn Thomas, que além de produtora de seus filmes é a diretora executiva da empresa que controla a carreira do artista, que deu a seguinte declaração ao jornal Hollywood Reporter: “A origem do documentário vem de várias fontes e fãs que nos incitaram a documentar esse grande gênio americano que recentemente sobreviveu a uma experiência de quase morte”, conta a produtora. “Quando iniciamos esse processo, Miller estava apenas começando sua recuperação e tinha um claro desejo pela vida, um desejo de recuperar anos de ‘tempo perdido’ e promover a sua identidade artística. Antes da pandemia, Miller voltou a viajar e a trabalhar em uma série de novos projetos. Quanto mais o acompanhávamos nessa jornada, mais descobríamos sobre a arte de fazer histórias em quadrinhos. Foi e continua a ser um mundo inspirado por mulheres, artistas, escritores, artesãos e um grupo global de fãs ávidos e espertos. Este filme é para eles; para se tornar parte e explorar ainda mais o funcionamento interno de seu ídolo e sensei, Frank Miller.” O documentário conta com entrevistas com Neal Adams, Robert Rodriguez, Jessica Alba, Jim Lee, Zack Snyder, Stan Lee, entre outros. Assista ao trailer abaixo:  

Mulu dando um tapa na Billie Eilish

O disco novo da Billie Eilish ainda não desceu direito por aqui – boas músicas, mas sem a pegada dos discos anteriores, nem seu senso de completude. As canções parecem pedir remixes e foi assim que pensou o brasileiro Mulu, que deu aquele tapinha funk em uma delas, a sensível (até demais) “Chihiro”, colocando-a em outro patamar. Ficou fino, saca só:  

Todo o show: Neil Young ao vivo na BBC, 1971

Passo fundamental na consolidação da carreira solo de Neil Young, sua apresentação no teatro da BBC no dia 23 de fevereiro de 1971, em Londres (que só foi exibido no dia 26 de abril), tinha enorme parte de seu repertório ainda inédita, incluindo músicas que hoje são clássicos do cantor canadense, a maioria do disco Harvest, que só seria lançado em 1972 (como “Out On The Weekend”, “Old Man”, “Cowgirl In The Sand”, “Heart Of Gold” e “A Man Needs A Maid”). Do repertório exibido no programa original, que pode ser visto abaixo na íntegra, apenas “Don’t Let It Bring You Down” e “Dance Dance Dance” já haviam sido lançadas. “Journey Through The Past”, por exemplo, só viria a público décadas depois, mesmo com uma trilha sonora que levava seu título (mas não a trazia no repertório). O site Sugar Mountain, especializado nos setlists do velho bardo, lista que outras músicas foram tocadas naquela apresentação e, tirando “The Needle And The Damage Done”, que entrou em Harvest, todas as outras quase entraram no disco de 72, mas só surgiram oficialmente em discos ao vivo e coletâneas que o autor lançou ainda nos anos 70 (como “Love In Mind”, “I Am A Child” e “There’s A World”). Além destas, só “Tell Me Why”, que também não foi exibida, já havia sido lançada. Fica então aí uma senhora lacuna na discografia de um autor obcecado pelo próprio completismo. Assista abaixo à apresentação e compare os setlists original com o que foi transmitido:  

Quando entrevistei Renato Russo

O doutor Ricardo Tacioli, velho companheiro de aventuras do tempo em que fazíamos Ciências Sociais na Unicamp e tateávamos o mundo do jornalismo e da produção cultural, reativou seu célebre site de entrevistas sobre música brasileira e para inaugurar essa nova fase desenterrou um dos meus primeiros trabalhos profissionais, quando, há exatos 30 anos, entrevistava Renato Russo, um dos grandes nomes da música pop brasileira e uma das primeiras referências que tive no mundo da música. Nascido em Brasília, cresci numa cidade sem tradições que, a partir do surgimento do Legião Urbana, começou a desenvolver um orgulho candango inédito que persiste até hoje – e tive a oportunidade de viver essa transformação em primeira mão, indo a dois shows históricos da carreira da banda: o lançamento de seu segundo disco em 1986 (que foi o primeiro show que fui na vida) e o último que eles fizeram na cidade no ano seguinte (que terminou num quebra-quebra generalizado e com a banda amaldiçoada por seus fãs). Sete anos depois, comecei minha carreira entrevistando nomes conhecidos para um jornal que fizemos na faculdade que foi a minha porta de entrada para o jornalismo em si, quando comecei a sugerir pautas para o Diário do Povo, o jornal da cidade, e entre as primeiras entrevistas que fiz está essa que fiz com Renato logo depois do show que a banda fez na cidade vizinha de Valinhos. A entrevista seria publicada em uma revista impressa que idealizava com o doutor Tacioli, mas acabou tendo trechos publicados na matéria que fiz para o Diário sobre o primeiro disco solo de Renato, The Stonewall Celebration Concert, e depois em versão extendida para a Folha de São Paulo, cinco anos após a morte de Russo, que aconteceu em 1996. Ricardo trombou com a transcrição original da entrevista e me perguntou se gostaria de cedê-la para a nova fase de seu site, que volta à ativa depois de quase uma década no limbo digital, e a visita àquela madrugada de outono de 1994 também me proporcionou uma viagem no tempo que me conectou de volta aos meus primeiros dias de carreira. A íntegra do papo está lá no Gafieiras, confere lá.

Dentro de Marina

Entre uma peça musical e um show encenado, Sofia Botelho e Ernani Sanchez entraram no imaginário de (e sobre) Marina Lima no espetáculo Eu, Marina que fizeram nesta terça-feira no Centro da Terra. Não era só o desfile de seus grandes sucessos, impregnados em nosso subconsciente, mas também um mergulho nesta personagem-autora que tanto encantou e confundiu o pop do fim do século passado. Transitando entre a MPB, a música pop e o R&B, Marina também abriu uma caixa de Pandora de sensações que vieram junto com as transformações comportamentais do Brasil que saía de uma ditadura militar, explorando tabus e fronteiras de forma difusa e discreta e assim atingiu diferentes ambientes musicais, todos explorados pela dupla de atores transformados em músicos – seja o programa de auditório, o karaokê ou o luau na beira da praia, passando pela poesia musicada e o canto falado e pela sempre presente sugestão sexual de um pop ambíguo. Ao explorar estes universos paralelos – usando recursos cênicos como figurino, iluminação, atuação e a quebra da quarta parede -, Eu, Marina reforça a importância de homenagear uma artista única em nossa cultura. A questão é que como Sofia está grávida – e prestes a parir – uma próxima sessão desta celebração vai ficar fora do ar por alguns meses…

Assista abaixo:  

Sofia Botelho + Ernani Sanchez: Eu, Marina

Maior prazer receber os atores Sofia Botelho e Ernani Sanchez para um desafio musical chamado Eu, Marina, em que os dois viajam pelo repertório e pelo legado de Marina Lima para compor uma apresentação musical que mistura canções, crônicas sobre a história da cantora e dos autores com poemas de Eduardo Galeano, Ana Cristina César e Angélica Freitas para explorar este universo musical. O espetáculo acontece nesta terça-feira, começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados na bilheteria e no site do Centro da Terra.

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Experimental e familiar

A terceira apresentação da temporada Cosmofonias que Romulo Alexis está realizando no Centro da Terra foi feita em parceria com o núcleo Leviatã e aconteceu nesta segunda-feira, quando o trompetista reuniu-se ao lado de Edbras Brasil, Inès Terra, Thayná Oliveira e Sarine para uma sessão de improviso intensa, que começou com momentos solo de cada um dos instrumentistas – Thayná abrindo a noite entre os sussuros e seu violoncelo, entregando para os synths e percussões de Sarine, passando para o tamborim e canto de terreiro de Edbras e as texturas improváveis da voz de Inês, além do próprio trompete do anfitrião -, culminando em uma celebração conjunta, quando timbres e tempos se encontravam e se entrelaçavam em uma cama musical ao mesmo tempo experimental e familiar.

Assista abaixo: