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Nesta quinta-feira morreu um herói. Sílvio Luiz era mais do que um dos melhores locutores de futebol da história do Brasil, ele me ensinou, ainda moleque, a sutil diferença entre reconhecer a importância e gostar. Cresci corintiano ouvindo-o empolgar-se pelo time que era do nosso coração e sendo severo quando precisava, sem que fosse preciso cornetar ou falar mal só pela paixão de torcer, me fez entender que a isenção é uma máscara malfeita, que todo mundo sempre vai ter o seu lado, o seu favorito, o seu querido. Mas seu Silvio mostrava que a paixão não podia ser cega e que não dava pra passar pano pra ninguém. Lições morais do futebol que carrego pra vida, inclusive profissional. E seu compromisso, jornalístico (afinal, um narrador de futebol deveria considerar-se um jornalista), era com os fatos, o que o fazia não gritar gol – e sim um de seus inúmeros bordões, o “foi, foi, foi, foi, foi, foi ele!”, que lhe dava tempo para conferir o nome e o número do jogador e dar mais detalhes sobre o que tinha acabado de acontecer. E se for falar em bordão, não tem pra ninguém: “olho no lance”, “eeeeeeeeu vi!”, “acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui”, “no gogó da ema”, “no paaaaaaau”, “manda o sapato daí”, “pelo amor dos meus filhinhos”, “balançou o capim no fundo do gol”, “o que é que só você viu?” e “no meio da caneta”, sempre com sua voz rasgada e grave, macia e estirada, costurando palavras improvisadas na hora misturando o tom informal da conversa na arquibancada do jogo com uma crônica bem humorada e ao mesmo tempo cética, que transformou expressões clássicas como “minha nossa senhora” e “pelas barbas do profeta” em suas. Ele já estava mal e foi internado duas vezes este ano, esta última, sem volta. Mas viveu quase 90 anos intensos, sempre reconhecido pelo público de pelas torcidas – não só a do nosso time. E a notícia de sua morte ainda nos lembra que ele foi o primeiro brasileiro a veicular um palavrão na TV brasileira, quando deu o microfone a um jogador, que xingou o juiz de “filha da puta” – isso em 1953. Obrigado, mestre! Vai em paz.

A vida de excessos do genial Paulo César Pereio chegou ao fim na tarde deste domingo, quando esse ícone do cinema brasileiro cedeu à complicações hepáticas que lhe levaram às pressas para o hospital neste fim de semana. Morando desde o início da pandemia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, entidade gerida pelo amigo Stepan Nercessian, ele andava mais recluso e bem distante da imagem pública de boêmio incansável que o eternizou. “Construo este mito para ser pouco incomodado”, ele contou ao jornalista Geneton Moraes Neto em entrevista em 2010. É uma espécie de self-art. Pereio, na terceira pessoa, é obra minha. Posso ser considerado no Brasil uma celebridade. As pessoas me reconhecem na rua. Mas posso me dar ao direito de sair sozinho por aí, subir morro, andar na banda podre e na baixa sociedade, tranquilamente. Sei como não ser vítima disso. Conheço atores brasileiros que têm de fingir que são outra pessoa para sair na rua”.

Nascido em Porto Alegre, ele mudou-se para o Rio nos anos 50, onde participou de algumas montagens de teatro moderno (como Esperando Godot em 1958 e a clássica versão de Zé Celso Martinez Corrêa para a Roda Viva de Chico Buarque em 1968) e logo foi puxado para o cinema. Estreou em 1964 no filme Os Fuzis de Ruy Guerra e fez uma participação breve Terra em Transe de Glauber Rocha, em 1967. A partir dessa época e pelos anos 70, tornou-se uma constante em filmes brasileiros, atuando em produções como Os Marginais, O Homem Que Comprou o Mundo, A Lira do Delírio, Chuvas de Verão, Os Inconfidentes, Bang Bang, A Dama do Lotação, Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia, Rio Babilônia e Toda Nudez Será Castigada, entre dezenas de outros – foram quase 60 filmes.

Misto de Humprey Bogart com Jean Paul Belmondo, Pereio fazia personagens que se confundiam com sua persona pública, um galã da pesada, sensível e truculento, que criava problemas e despertava paixões por onde passava. Trabalhou com os maiores nomes de nosso cinema (Cacá Diegues, Andrea Tonacci, Hector Babenco, Neville de Almeida, Joaquim Pedro de Andrade e Arnaldo Jabor), além de circular tanto pela turma do Cinema Novo quanto da pornochanchada com a mesma desenvoltura. Também fez carreira na publicidade (com sua voz grave tornando-se sinônimo de algumas marcas) e na TV, quando trabalhou em produções da Globo como Gabriela, Roque Santeiro, Anos Dourados, A Viagem, Presença de Anita e Carga Pesada. Foi amigo pessoal de Nelson Rodrigues e dirigiu sua penúltima peça (O Anti-Nelson Rodrigues, 1974), além de ter sido o foco do documentário Peréio, Eu Te Odeio, dirigido por Allan Sieber e Tasso Dourado em 2013. Viveu como quis, morreu como pode. Um bastião da nossa cultura e também o retrato de uma época.

Não sou propriamente fã do saudoso Pereio, mas é inevitável reconhecer seu talento. Sua atuação intensa e indomável transforma qualquer cena em que ele atue num épico dramático de proporções simultaneamente caricatas e gigantescas – esteja em um filme clássico brasileiro ou batendo boca em um boteco qualquer. E em nenhum filme ele está tão bem quanto no clássico Bang Bang, que Andrea Tonnaci dirigiu em 1971, que figura entre os melhores filmes brasileiros na minha opinião. Só a cena de abertura, um clássico em si mesma, em que ele discute com um taxista de forma completamente improvisada, já vale o filme inteiro e funciona como uma analogia do que Tonnaci – e o próprio Pereio – estava fazendo no cinema (a anarquia completa do personagem principal) em relação à formalidade da linguagem no Brasil (o monte de explicações dadas pelo coadjuvante para não conseguir fazer o que está sendo pedido). Um momento único da sétima arte, puro delírio. Obrigado, Pereio.

Assista à íntegra de Bang Bang abaixo: Continue

A Netflix acaba de anunciar a sexta temporada de Black Mirror, série que funciona como um termômetro sobre nosso nível de paranoia sobre o mundo em que habitamos no início do século digital. O anúncio, no entanto, joga os próximos seis episódios para um futuro ainda distante, 2025, e a única referência antecipada é que um dos capítulos será a continuação do episódio USS Callister, em que o programador Robert Daly (vivido por Jesse Plemons) inventa uma realidade fictícia em que o escritório em que trabalha é uma nave espacial e que ele é o Capitão Kirk de sua própria Jornada nas Estrelas. Vai vendo o teaser abaixo… Continue

Demorou, mas foi. Finalmente Marcelo Costa publica sua tão aguardada lista de melhores do ano reunindo, desta vez, 128 convidados que elegeram os melhores discos, filmes, séries, canções, livros, podcasts e shows de 2023. A minha lista (sem livros – porque só tô lendo livro velho – e sem podcasts – porque não consigo escutar) segue abaixo: Continue

Triste a notícia da morte prematura de um dos maiores nomes da história da cultura pop japonesa. Akira Toriyama apareceu nos anos 80 com o mangá Dr. Slump, mas conseguiu fama com sua criação mais famosa, ainda nos anos 80, a saga Dragon Ball, protagonizada pelo heroico Goku, que deu origem a outras sagas, sendo a segunda a mais famosa delas, Dragon Ball Z. A princípio publicada apenas como mangá, tornou-se um anime de sucesso e mudou a paisagem desta cultura em seu país de origem. Mas a influência de Toriyama foi além – sua arte ilustra o primeiro videogame de RPG do Japão, Dragon Quest, e, ao lado do criador de Dragon Quest, Yuji Horii, e do criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, fez o jogo Chrono Trigger, até hoje considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. Sua morte aconteceu no dia primeiro deste mês, mas só nessa sexta-feira foi tornada pública, através da conta oficial do Dragon Ball no Twitter.

Pra quem não conseguiu ver o Roda Viva desta segunda, em que participei da bancada de entrevistadores para falar sobre carnaval em São Paulo com o compadre Thiago França, segue o programa abaixo: Continue

Agora já pode contar: fui um dos entrevistadores do próximo Roda Viva, clássico programa de entrevistas da TV Cultura, que irá ao ar na segunda-feira de carnaval quando recebe o atual dono desta data em São Paulo. O programa com o compadre Thiago França será exibido no mesmo dia em que ele sai com sua tradicional Espetacular Charanga do França, parando Santa Cecília com doses pesadas de boas vibrações, e o papo não podia ser outro além de carnaval, mas é claro que isso também é motivo para falar de política, cidadania, arte e cultura, tanto no contexto da folia, quanto em uma escala mais ampla – ainda mais em ano de eleição. Na banca, ao meu lado, estavam Alberto Pereira Jr., Mariana Zylberkan, Leonardo Rodrigues Dahi e Pérola Mathias e o programa foi mediado pela Vera Magalhães, a quem agradeço o convite. É a segunda vez que participo do programa, a outra foi há mais de 15 anos, quando o entrevistado foi o profesor e crítico cultural norte-americano Steven Johnson.

Teve Dua Lipa, Billie Eilish, Lana Del Rey, Taylor Swift, Jay-Z chochando geral porque Beyoncé não ganhou de novo, Miley Cyrus, U2 e Billy Joel, mas o Grammy deste ano teve um sol e todos orbitaram ao redor da primeira apresentação de Joni Mitchell na premiação. Ela recebeu o prêmio de melhor disco folk do ano pelo disco ao vivo que lançou ano passado, Joni Mitchell at Newport, que registrava a aparição surpresa da mestra no clássico festival, quando foi acompanhada da amiga e musicisita Brandi Carlile, que a apresentou como “a matriarca da imaginação, uma verdadeira mulher da renascença, minha e sua heroína. Carlile também esteve presente na apresentação ao vivo que Joni fez, acompanhada de outras artistas como Lucius, Blake Mills, Jacob Collier e Allison Russell, quando cantou uma versão deslumbrante para seu clássico “Both Sides Now”.

Assista abaixo: Continue

Carl Weathers é mais um que nos deixa neste início do ano. Ex-jogador de futebol norte-americano, tornou-se mais conhecido justamente pelo papel que lhe transformou em ator, Apollo Creed, antagonista do personagem que lançou Sylvester Stallone como ator no filme Rocky – Um Lutador. Mas Weathers não ficou preso a um só personagem (que interpretou por quatro filmes) e a fama como Apollo lhe deu papéis como o coronel Al Dillon no filme Predador, o brinquedo Combat Carl da franquia Toy Story, o caçador de recompensas Greef Karga na recente série de Guerra nas Estrelas, Mandalorian, além de interpretar uma versão fictícia de si mesmo na série Arrested Development.

Mais conhecido com o personagem coadjuvante “Crazy” Joe Davola que durou cinco episódios na clássica série Seinfeld, o ator Peter Crombie circulava bem por pequenos papéis no mundo do entretenimento dos EUA participando de filmes como Natural Born Killers, Se7en e Nascido a Quatro de Julho, além de aparecer em séries como NYPD Blue, Walker, Texas Ranger, Law & Order, L.A. Law, entre outras. Morreu na quarta passada, após adoecer rapidamente.