Paranoia

Fui nessa quinta ver o Papangu no Bar Alto, iniciando o que eles brincaram ser a “turnê de vingança” por ser a primeira vez que o grupo paraibano viaja depois que teve seus instrumentos e equipamentos roubados no final da viagem que fizeram pelo sul do país, e por quase duas horas o grupo mostrou que, apesar das referências inerentes de heavy metal em sua musicalidade (especificamente o vocal gutural de Rai Accioly, que não está na turnê mas participou deste show), eles pertencem a uma linhagem de música do nordeste do Brasil que foge dos temas tropicais e praianos para dedicar-se à raiz sertaneja da região conectando-se a uma genealogia que conversa mais com o rock psicodélico e progressivo do que sejam propriamente uma banda de metal. Tocaram seu ótimo Lampião Rei na íntegra e ainda sobrou tempo para passear por músicas de outros discos e deixar os solos comerem solto (todos os músicos arrebentam, mas o tecladista Rodolfo Salgueiro – que até citou Marina Lina em uma das músicas – é a arma secreta da banda), colocando todo mundo para sintonizar-se em sua frequência hipnótica, virtuose e épica. Showzaço – e se ligue que eles só começaram a turnê (e tocam pelo menos duas vezes em São Paulo, nas próximas semanas).

#papangu #baralto #trabalhosujo2025shows 005

A morte súbita de David Lynch de alguma forma já estava marcada depois que um dos principais autores do século 20 foi diagnosticado com complicações pulmonares, que lhe obrigaram a parar de fumar. O fim do hábito que cultivava desde os 8 anos de idade e era tão característico de sua personalidade no ano passado, de alguma forma acelerou o processo de despedida de Lynch, cujos pulmões também sofreram com a fumaça dos recentes incêndios californianos que assolaram o ar da cidade que escolheu para morar, Los Angeles. Um artista surrealista temporão, ele trouxe todo o credo daquela escola do começo do século para o cinema comercial e depois para a TV e convenceu indústria e público que não era preciso explicar-se para fazer sentido. Sua noção de significado e expressão artística passava necessariamente por sua régua lúdica, com a qual brincava com a dúvida, o desconhecido e o onírico em histórias que mexiam com arquétipos básicos da narrativa contemporânea: o detetive, a estrada, a garota perfeita, o anti-herói, o maluco, o executivo, a femme fatale e a garota ao lado, sempre equilibrando-os entre o delicado e o anormal, o nonsense e o sarcástico, o radiante e o sombrio. Mas sua principal obra vai além de clássicos únicos como Veludo Azul, Cidade dos Sonhos, Eraserhead, O Homem Elefante, Coração Selvagem, A Estrada Perdida, História Real, Império dos Sonhos e sua obra-prima, as três temporadas e o filme e os extras do universo Twin Peaks, que era sua versão da Bíblia. Sua maior contribuição é sua própria persona, um artista exigente e afável que misturava arte, trabalho e vida como se estas três partes fossem uma coisa só – e seus melhores alunos sabem que realmente são. Obrigado, mestre.

“This is the end of every song that we sing”

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“L.A. is an art scene”

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“I was bare and your word was still warm in my hand”

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“Boné pra trás é menestrel, cabeça feita, cria de Bel”

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“É o mundo se acabando junto com o fim da linguagem, sigo me deslocando só com o valor da passagem”

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“Thinking all the ways the system will provide: Windows 95, Windows 95”

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“Don’t say you hate L.A., but live in L.A. and pretend”

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“Que diminua eu pra que minha arte cresça”

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