Trabalho Sujo - Home

Loki

Parado desde a pandemia, o grupo pernambucano de prog pesado instrumental Cosmo Grão está lentamente retomando as atividades e fazem isso oficialmente a partir desta sexta, quando lançam o EP Cosmo Grão Ao Vivo, mas uma de suas músicas – “Mabombe” – pode ser ouvida em primeira mão no Trabalho Sujo. Fizeram algumas apresentações em 2023 e 2024 mas só no ano passado conseguiram reunir toda a formação original, com Thiago Menezes e Chico Rocha nas guitarras, Rafael Gadelha no baixo e Cássio Sales na bateria, quando gravaram o disco que lançam nesta sexta numa parceria dos selos Muuu Records (do Criatório Estúdio) e Precarian Takes (do Benke Ferraz, guitarrista dos Boogarins). “A ideia de gravar a banda em uma performance ao vivo se tornou ainda mais sedutora quando se somou à oportunidade de registrar um reencontro que não acontecia há sete anos”, explica o baterista, que também é produtor do disco. O grupo ainda está estudando quais os próximos passos, mas o primeiro deles acontece nesta mesma sexta, quando divide o palco com os grupos Papangu e Zepelim & O Sopro do Cão, no Brilho Cultural (Rua Ulhôa Cintra, 122, no Recife).

Ouça abaixo: Continue

Novamente no susto, a dupla escocesa Boards of Canada lança as duas primeiras faixas de seu aguardado Inferno, que estará entre nós no dia 28 deste mês. “Introit” e “Prophecy At 1420 MHz” chegam juntas como uma mesma faixa e com um clipe de colagens extraordinário feito pelo designer Robert Beatty, que fez capas para discos como Rainbow da Ke$ha, Afrique Victime do Mdou Moctar e Currents do Tame Impala. O que abre a possibilidade do disco inteiro ter clipes – e ser um álbum visual. Se mantiver o sarrafo desse aperitivo não tem nem o que pensar: só vem!

Assista abaixo: Continue

O recém–formado coletivo Enchante, formado por artistas queer da cena paulistana que trabalham com a improvisação livre, sobe ao palco do Centro da Terra pela primeira nesta terça-feira, quando apresentam o espetáculo Sombras N’Água. Formado por Sue (guitarra e sampler), Anna Vis (voz e sampler), Mari Crestani (sax alto e contrabaixo) e Gylez (viola elétrica), o grupo trabalha com o risco da performance ao vivo e para esta apresentação convida a percussionista Valentina Facury. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

#enchantenocentrodaterra #enchante #centrodaterra #centrodaterra2026

Depois de vários teasers, Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood oficializaram a volta dos Rolling Stones ao anunciar o disck Foreign Tongues para o próximo dia 10 de julho. Produzido pelo mesmo Andrew Watt que fez o disco mais recente do grupo, Hackney Diamonds, o novo álbum conta com participações de Steve Winwood, Paul McCartney e Robert Smith, além da participação póstuma do eterno Charlie Watts. Paul e Winwood a gente entende, mesma geração, mesma cena, mas… como é que o Robert Smith foi parar no disco novo do grupo? O próprio Mick Jagger explicou num evento realizado na tarde desta terça-feira em Nova York, que encontrou o líder do Cure no estúdio, todo caracterizado (capa e batom, de lei), perguntou se era ele mesmo, disse que nunca haviam se conhecido e perguntou se ele não queria participar do disco. A vida é boa demais, diz aí…

Assista abaixo: Continue

Os pés no abismo

A temporada Acontecimento, que o trio fluminense Crizin da Z.O. começou nesta segunda-feira no Centro da Terra, desceu os primeiros degraus em direção a um desconhecido sônico em que novos experimentos sonoros, citações de faixas de seu disco Acelero (de 2024) e porções musicais trazidas pelos convidados formam uma nova realidade. Quem abriu o caminho da temporada foi Kiko Dinucci que mais uma vez trouxe sua guitarra elétrica para ser desconstruída naquele palco, acompanhando movimento semelhante ao que fez o guitarrista do trio, Marcelo Fiedler. Só que cada um vinha de um rumo: Kiko do punk e Marcelo do metal, aos poucos amalgamando seus ruídos elétricos em uma parede de microfonia e distorção em que o MC Cris Onofre soltava seus impropérios apocalípticos enquanto distorcia a própria voz e disparava bases e o percussionista Danilo Machado vinha com o molho mínimo e convincente pra abrasileirar ainda mais aquele barulho todo, seja nas congas ou apenas no pandeiro. Em dois momentos, Kiko puxou duas de suas armas mais pesadas: “Veneno”, arrebatamento em forma de briga de rua que compôs com Ogi e fez Crizin decorar toda a letra, e um de seus hinos, a hipnótica “Crack pra Ninar”, que embalou o final dessa primeira noite, deixando o grupo pronto para o salto, com os pés pendurados à beira de um abismo.

#crizindazonocentrodaterra #crizindazo #centrodaterra #centrodaterra2026 #trabalhosujo2026shows 084

Enorme satisfação em receber mais uma vez no Centro da Terra o trio fluminense Crizin da Z.O., que ocupa as segundas-feiras de maio com temporada Acontecimento, em que utiliza o palco do teatro como um espaço-tempo imprevisível. E assim Cris Onofre, Marcelo Fiedler e Danilo Machado convidam diferentes artistas para criar nestes instantes e a cada segunda-feira recebem novos parceiros. A primeira,a dia 4, vem com Kiko Dinucci abrindo caminhos. Depois, dia 11, recebem a dupla Deaf Kids. No dia 18 é a vez de receberem os produtores MNTH, Lcuas Pires e Mbé e encerram estes acontecimentos com a presença de Juçara Marçal no dia 25, sempre misturando funk carioca com elementos de vanguarda, noise e eletrônica. As apresentações começam pontualmente a partir das 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

#crizindazonocentrodaterra #crizindazo #centrodaterra #centrodaterra2026

O fim de semana ainda contou com a dobradinha do Justice com o Tame Impala quando a banda de Kevin Parker tocou na capital francesa neste domingo e chamou a dupla parisiense como atração surpresa na abertura da noite. Mas o filé veio quando Kevin chamou os dois para o início do bis do Tame Impala, quando tocaram a faixa “Neverender” em que a dupla Gaspard Augé e Xavier de Rosnay convidou para colaborar em seu disco de 2024, Hyperdrama. Sente só: Continue

Hayley Williams segue com a turnê de seu Ego Death At A Bachelorette Party e antes de chegar ao final do show que fez neste fim de semana no Moody Theatre, em Austin, soltou um aceno ao Fleetwood Mac no meio de “Good Ol’ Days”, que encerra a primeira parte do show. A música já faz referência ao olhar pesado que a vocalista da banda Stevie Nicks deu para seu ex, o guitarrista Lindsay Buckingham, no show de retorno da banda em 1997, quando, ao cantar a faixa “Silver Springs”, fez questão de olhar diretamente para o ex-marido ao cantar que “você nunca se livrará do som da mulher que te amou”. E embora Hayley, na canção diga, literalmente que “Eu não sou Stevie, não vou te rogar praga”, ela cantou justamente o trecho “you’ll never get away from the sound of the woman that loved you” ao final da canção. E, de quebra, ela ainda alimentou ainda mais a expectativa de ver o clássico casal juntos novamente no palco, como têm ameaçado desde o ano passado.

Assista abaixo: Continue

Pelos relatos, o segundo show que Emicida fez de sua volta aos palcos na sexta-feira seguiu o mesmo script que o da quinta – à exceção de uma improvisada batalha de rimas que ele puxou com os convidados Projota, Rashid e Jotapê, num momento inspiradíssimo que ele teve de compartilhar em seu Instagram. Olha isso: Continue

Eis a capa de Coração Disparado, disco em duas partes que Giovani Cidreira começa a mostrar a partir do próximo dia 5, quando lança a primeira delas, gravada ao vivo no Porão da Casa de Francisa, no ano passado. E como aperitivo desta nova fase, Gio e Benke Ferraz, dos Boogarins, que produziu o disco, gravaram várias demos e versões ao vivo de músicas que testaram para esse show, que agora disponibilizam no Bandcamp de Giovani com o título de Demos ao Vivo e Outras Coisas – entre elas, duas versões para músicas do Legião Urbana, “Angra dos Reis” e “Teatro dos Vampiros”. Ouça abaixo: Continue