É isso aí: a partir do programa que vem já entro na terceira centena de podcasts.
Yeasayer – “O.N.E.”
Of Montreal – “Plastis Wafers”
Happy Mondays – “Step On”
DeLorean – “Seasun”
80 Kidz + Lovefoxxx – “Spoiledboy”
Prince – “When You Were Mine”
Grizzly Bear – “Boy from School”
Legião Urbana – “Andrea Doria”
R.E.M. – “Near Wild Heaven”
She & Him – “In the Sun”
Xx – “VCR (Matthew Dear Remix)”
Lobsterdust – “Steady Romance”
Spoon – “Written in Reverse”
Phoenix – “Fences”
Kill Memory Crash – “Hit and Run”
Aconteceu ontem, no Porão do Rock, em Brasília. Clique por sua própria conta e risco:
De repente, a volta dos Mutantes não parece ser o fundo do poço.
De novo falando entre as músicas, num VF fora do comum – mas igualmente bom.
General Eletriks – “Take Back the Internet”
Florence and the Machine – “Kiss with a Fist”
Friendly Fires – “In the Hospital”
Phoenix – “Like a Sunset”
Phantom Band – “The Howling”
Silver Jews – “Night Society”
El Mató a Un Policía Motorizado – “Corre, Corre, Corre”
Gal Costa – “Tuareg”
Pink Floyd – “Let There Be More Light”
Love – “Orange Skies”
Legião Urbana – “Teorema”
João Penca e Seus Miquinhos Amestrados – “Lágrimas de Crocodilo”
Stevie Wonder – “All Day Sucker”
Kinks – “Gotta Get The First Plane Home”
Mundo Livre S/A – “A Expressão Exata”
Quinto Andar – “Vai Venu”
Javiera Mena – “Al Seguinte Nível”
Rita Lee – “De Pés no Chão”
Elliott Smith – “Ballad of a Thin Man”
Amanhã não, segunda – nesse domingo não tem Trabalho Sujo.
• A volta do Legião Urbana •
• Gravações raras de João Gilberto ressurgem na internet: tanto as gravações que fez na casa do fotógrafo Chico Pereira em 1958 (o técnico de som Christophe Rousseau fala mais sobre o assunto), quanto o show ao lado de Tom Jobim, Os Cariocas e Vinícius de Moraes em 1962 e as gravações do tempo do Garotos da Lua, em 1950 (que repercutem) •
• Lost: Jughead •
• Sílvio Santos portátil •
• Dakota Fanning, 15 anos •
• Little Joy em São Paulo •
• Moleque chapa no dentista, é remixado e vira desenho •
• Entrevista: Matt Mason (Pirate’s Dilemma) •
• Vazou o disco de Lily Allen •
• Trailers novos: Transformers 2 e Jornada nas Estrelas (com menção ao Cloverfield) •
• Rick Levy se aposenta da naite •
• 50 anos do dia em que a música morreu •
• Banda Calypso é indicada ao Nobel da Paz •
• Lux Interior (1948-2009) •
• Legendas.tv fora do ar (e hackers sacaneiam o site da APCM – deu no G1) •
• A história do Kraftwerk •
• Krautrock dance •
• Emma Watson, 18 anos •
• Paul’s Boutique comentado pelos Beastie Boys •
• Soulwax faz set só com introduções de músicas (uma idéia que o Osymyso já tinha tido) •
• Alan Moore e a televisão do século 21 (que aproveita para falar de sua participação nos Simpsons) •
• Phelps dá pala, devia ter respondido assim, mas é punido; Ronaldo sai em sua defesa •
• Um herói candango •
• Vocalista do Gogol Bordello já agitou feshteenha no Rio e vai tocar no carnaval do Recife com Mundo Livre e Manu Chao •
• Saiu a escalação do festival de Boonnaroo •
• Forgotten Boys sem Chucky •
• Comentando Lost: The Lie •
• A história do krautrock •
• Entrevista: Lawrence Lessig •
• Comentando Lost: Jughead •
• Kraftwerk 1970 •
• Oito episódios para o fim de Battlestar Galactica •
• Of Montreal tocando Electric Light Orchestra •
• Fubap de cara nova •
• “Friday I’m in Love” sem palavras •
• Todas as mortes em Sopranos •
• Christian Bale estressa com produtor e é remixado •
• Montage papai •
• As calcinhas da Kate do Lost são brasileiras •
• Lykke Li 2009 •
• Cansei de Ser Sexy x Chromeo •
• Visita à discoteca Oneyda Alvarenga •
• Moleque do dentista e Christian Bale são remixados •
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
Embora muita gente entorte a cara, uma das principais bandas da história do pop brasileiro pode estar às vésperas de renascer para toda uma nova geração. Com o anúncio ano passado que a EMI finalmente vai disponibilizar online o catálogo do Legião Urbana, aos poucos começa uma espécie de Anthology brasileiro, idealizado por Renato Russo desde antes de sua banda existir, que em seus últimos anos de vida idealizava uma caixa com todo o material não-oficial do grupo lançada com o título de Material.
Mas o Legião continua firme e forte, rendendo não apenas dinheiro para sua gravadora e detentores de direitos autorais como reverberando no imaginário coletivo sempre de alguma forma – seja numa regravação, numa peça, num programa de TV. A presença de Renato Russo no imaginário coletivo brasileiro é uma constante maior do que ídolos mais incensados – como Cazuza, Raul Seixas ou os Mutantes – mesmo que não haja o oba-oba característicos dos fãs destes grupos.
Veja por exemplo, um festival realizado em Montevidéu no Uruguai que foi responsável, pela primeira vez depois do fim da banda, por reunir Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá de novo num palco – e para tocar Legião Urbana. Organizado no final de 2008 por bandas fãs uruguaias do grupo de Brasília, o evento teve um público de 2 mil pessoas que teve a oportunidade de assistir, entre outras atrações, ao Dado desafinando no vocal de “Índios”.
O Bruno do Sobremúsica entrevistou o Dado sobre o show no Uruguai:
Assisti da platéia, quente e lotada o Sebastián (vocalista da banda Vela Puerca) cantar “Se fiquei esperando meu amor passar”. Chorei! Muito emocionante, nunca mais tinha ouvido essa música ao vivo… E assim foi até a décima-primeira música quando eles nos chamaram ao palco e o La Trastienda (casa de shows) foi abaixo. Cantei “Índios” acompanhado do pessoal do Bajofondo, Juan, Luciano , Gabriel e Bonfá na bateria… Foi incrível. Na sequência Bonfá cantou “Pais e filhos” e mais uma vez a casa caiu… E assim se deu até o fim, momentos de grande emoção e comoção generalizada, todos acabaram em êxtase numa grande confraternização sulamericana. O melhor é que está tudo filmado. Lavamos a égua…
Isso no Uruguai. Por aqui, mal se fala num grupo que é a única banda pop brasileira que chega aos pés de Chico, Caetano ou Gil no critério quantidade de hits no inconsciente coletivo nacional. Nenhum outro grupo de rock brasileiro teve uma trajetória tão particular e uma aceitação tão instantânea – e massiva – de seu trabalho. Mais do que “porta-voz de sua geração”, Russo teve um papel crucial na história da música pop brasileira, quando ensinou a várias safras diferentes de ouvintes que era possível compor letra de música que não tivesse necessariamente cara de letra de música. Boa parte dos hits do Legião tem letras que parecem ter saído de conversas, de bate-papos, em vez de terem sido propriamente compostas.
E, bem ou mal, Renato Russo foi o arquetípico indie brasileiro. O moleque que não gosta de samba nem de praia, que fica ouvindo suas bandas desconhecidas no quarto, vivendo fantasias rock’n’roll. Renato imitava Morrissey e Ian Curtis quando se apresentava, líderes de duas bandas essencialmente indies, além de ter posado para a foto interna de um disco (V) com a camiseta do Jesus & Mary Chain. Nunca gravou cover, fez apenas citações de músicas alheias no meio de suas músicas. Quando fez concessões à música estrangeira, saiu em carreira solo, foi atrás de um tema para reunir grandes compositores americanos e outro para juntar breguices italianas. “Feche a porta do seu quarto porque se toca o telefone pode ser alguém com quem você quer falar por horas e horas e horas” é uma letra que fala de um comportamento típico do nerd atual – e isso antes da internet ou celulares existirem.
O indie, como tribo, é o nerd do rock (e não necessariamente só do rock inglês pós-86, mas de toda história do rock) – o cara que sabe a ordem das faixas de qualquer disco (pode ser dos Beatles, do My Bloody Valentine, do Engenheiros do Hawaii ou dos Ramones) equivale sua nerdice com gente disposta a aprender a falar orc ou klingon. A sutil diferença entre o indie e o nerd clássico é que os ídolos do primeiro aspiram por algo que os ídolos do segundo ignoram: estilo. Se bem que tem gente que acha que os uniformes dos Beatles (seja na Beatlemania ou no Sgt. Pepper’s) eram mais brega do que os de Jornada nas Estrelas (tudo bem – mas as únicas pessoas que eu vi fantasiadas de Beatles na vida eram bandas cover).
O Legião Urbana podem ser uma peça que está faltando no cenário pop brasileiro atual, que una tanto a geração dos festivais independentes com a cadavérica safra insistente das bandas de rock dos anos 80, aos grupos dos anos 90 que estão cada vez mais perdidos, aos indies ortodoxos que só ouvem bandas em inglês e aos emos cujas bandas podem aprender que compor em português permitem rimas que não são apenas verbos no infinitivo. O fato de Russo ter morrido pode ser crucial para não virar apenas mais um revival – substitui-lo por qualquer vocalista para uma volta do Legião me parece ainda mais risível do que colocar alguém para cantar no lugar de Freddie Mercury e chamar a banda de Queen – e fazer com que o cenário pop brasileiro finalmente se enxergue como um só.
Programa calminho, com um miolo de mashup e uma rabeira de remix, mas com muita balada e músicas pra ficar numa bowa.
First Aid Kit – “Tiger Mountain Pleasant Song”
Proibidão – “Mangueira Verde e Rosa”
Lulu Santos – “Adivinha o Quê?”
Marcelo Camelo e Mallu Magalhães – “Janta”
Crazy Baldhead – “Bluejay”
João Gilberto – “Aos Pés da Cruz”
First Aid Kit + Crazy Baldhead – “Tiger Bluejay Mountain”
Girl Talk – “Give and Go”
João Brasil – “This is How We Dance”
Lalo Schiffrin – “Magnum Force Team”
Elton John – “Goodbye Yellow Brick Road”
R.E.M. – “Electrolite”
Renato Russo – “Marcianos Invadem a Terra”
Metric – “Love is a Place”
Midnight Juggernauts – “Into the Galaxy”
Kills – “Cheap and Chearful (Fake Blood Remix)”
TV on the Radio – “Dancing Choose”
Ween – “The HIV Song”
Kooks – “Kids”
Hoje tem Velvet, Wilco e Bowie ao vivo, clássicos do Talking Heads, Tom Zé e Novos Baianos, novas do TV on the Radio, Lambchop, Mogwai, Macaco Bong e Fujiya & Miyagi, além de dois mashups, uma demo e um remix. Sirva-se!
Renato Russo – “Geração Coca-Cola”
Pavement – “Western Homes”
Lambchop – “Popeye”
Velvet Underground – “I Can’t Stand It”
Talking Heads – “Air”
Mudhoney – “Thorn”
Tom Zé – “Mã”
Novos Baianos – “Suingue de Campo Grande”
Macaco Bong – “Vamos Dar Mais Uma”
Beatles – “Golden Slumbers”
David Bowie – “Life on Mars”
Wilco – “Shot in the Arm”
Smiths – “How Soon is Now? (Mark Ronson Remix)”
Elastica – “All Nighter”
Fujiya & Miyagi – “Knickerbocker”
Mogwai (feat. Roky Erikson) – “Devil Rides”
TV on the Radio – “Golden Age”
Arty Fufkin – “Giver Losers a Chance”
Soul Cookin’ – “99 Supersonic Problems”
Rage Against the Machine – “Killing in the Name Of (SebastiAn’s Late Night Laptop Edit)”
X – “Sex & Dying in the High Society”
John Coltrane & Duke Ellington – “Take the Coltrane”
Tower of Power – “Drop It In The Slot”
Martha And The Muffins – “Echo Beach”
Legião Urbana – “Plantas Embaixo do Aquário”
Huey Lewis & the News – “Heart & Soul”
Gossip – “Jealous Girl”
Lily Allen – “I Could Say”
Prince Paul – “The Monolith”
LCD Soundsystem – “Never as Tired as When I’m Waking Up”
Rolling Stones – “Memo from Turner”
Beck – “Glut”
Beach Boys – “That’s Not Me”
Spiritualized – “Sitting on Fire”
Spiritualized – “The Waves Crash In”
Spiritualized – “Don’t Hold Me Close”
Olivia Tremor Control – “Can You Come Down With Us”
Mutantes – “Mutantes Depois”