Centro Westworld: Que Será, Será

A quarta temporada de Westworld encerrou com um episódio que, em vez de causar mais reviravoltas como os anteriores, amarrou todas as pontas soltas durante o ano, além de justificar uma série de novos elementos apresentados na fraca terceira temporada. Além do final apontar para uma próxima temporada que deve ecoar bastante a primeira…

Assista aqui.  

Centro Westworld: Metanoia

Capítulo mais que improvável, que não apenas desfalca o elenco no susto como muda o rumo provavelmente de toda a temporada, mostrando que Westworld não apenas voltou à velha forma como questiona suas próprias certezas. E aponta para um season finale que pode sintetizar todos os dramas da série até agora.

Assista aqui.  

Centro Westworld: Fidelity

A quarta temporada de Westworld talvez seja seu salto narrativo mais ousado e a cada novo episódio a série vai desdobrando-se em diferentes rumos, fazendo referências e citações (inclusive a si mesma), ao mesmo tempo em que mexe na engrenagem da história em que está sendo contada. Neste novo episódio, aprendemos ainda mais sobre a importância de Caleb, o cada vez mais central papel de Bernard e a nova vinda de Maeve, que pode arruinar o império de Charlotte Hale.

Assista aqui.  

Centro Westworld: Zhuangzi

No quinto episódio da nova temporada de Westworld, somos reapresentados às regras do novo universo que viemos conhecendo nos últimos episódio, em que robôs e humanos trocam de lugar, máquinas comportam-se como deuses entediados e alguns dos protagonistas começam a pensar sobre suas próprias existências.

Assista aqui.  

Centro Westworld: Generation Loss

O quarto episódio da nova temporada de Westworld consegue fazer o impensável: em um único episódio apresenta uma série de novas revelações, que reorganizam toda a história principal e faz com que a série volte a fazer sentido como se fossem as duas primeiras temporadas. Impressionante.

Assista aqui.  

Centro Westworld: Années Folles

Comentando mais um episódio da quarta temporada de Westworld, desta vez comento o terceiro capítulo da saga, que não adiantou muito a história principal mas se aprofundou em relação a alguns temas já apresentados – o que é o novo parque? O que são as moscas? O que é a torre? -, além de retomar nosso encontro com Bernard Lowe, que cada vez mais assume o papel de protagonista, e aponta para o futuro da série – e da humanidade.

Assista aqui.  

Centro Westworld: The Auguries

Finalmente entramos em uma nova etapa de uma das melhores séries da atualidade e mesmo depois de uma fraca terceira temporada, Westworld volta com um episódio que parece costurar os desvios da safra anterior de capítulos ao cogitar uma nova realidade em que até a personagem Dolores é reinventada. E assim retomo o Centro Westworld, série de programas que criei em 2020 para comentar semanalmente a série da HBO.

Assista aqui.  

#CliMatias: O que fazer nestes dias de quarentena

climatias

Uma das minhas primeiras decisões de ano novo foi matar o #CliMatias, hashtag que eu mantinha no Instagram como uma espécie de saudação do dia: uma foto do céu e uma frase que remetesse ao clima – seja interior ou exterior – do dia que começava. Matei a seção como parte da minha decisão de abandonar as redes sociais até o fim do ano, sacrificando o sacerdócio diário para me ver livre destas atualizações.

Mas veio a pandemia e com ela a necessidade de entrar em confinamento, uma autoquarentena voluntária para não esperar que as autoridades brasileiras comecem a tomar alguma providência. Aos poucos as pessoas têm se conscientizado que o problema é grave e resolvi criar um programa em vídeo – tanto no IGTV do Instagram quanto num segundo canal do YouTube – para dar dicas do que fazer nestes dias de isolamento social. As dicas vão desde livros, filmes, séries e discos para curtir no tempo livre como dicas para não enlouquecer ou cair em depressão uma vez recluso num mesmo ambiente. O programa é diário e vai ao ar sempre de manhã – e aqui neste mesmo post vou colocando as dicas do dia bem como os links para os itens que indico – além das sugestões dos convidados, que sempre tento trazer.

Assista a todos aqui.

Westworld e outra humanidade

westworld-3

Outros dois trailers apareceram nesta semana apontando os novos rumos que a terceira temporada de Westworld deve dar à série, uma das melhores deste século. Mais do que nos apresentar ao personagem Caleb, vivido pelo Aaron Paul de Breaking Bad, a nova safra de episódios parece mostrar para a Dolores de Evan Rachel-Wood que a separação moral entre seres humanos e robôs não é dicotomicamente biológica, como o seriado fazia parecer até aqui. O encontro entre os dois personagens abre a possibilidade para a protagonista de que nem todos os seres humanos são vilões, fazendo-a ir atrás dos verdadeiros antagonistas da série – e um deles parece ser o novo personagem vivido por Vincent Cassel. Este, por sua vez, colocou a Maeve vivida por Thandie Newton como sua arma, fazendo-a ir de encontro à Dolores, como mostra o final do trailer. Mas em se tratando de Westworld, tudo pode ser jogo de cena para que desviar a atenção.

Há tantas outras perguntas: e o Homem de Preto que agora descobriu que é um robô? E quem fugiu dentro do corpo da Charlotte Hale vivida por Tessa Thompson? Seria o Teddy de James Mardsen (que nem está creditado na nova temporada)? E esse robô gigante? E o Bernard de Jeffrey Wright? E esse parque temático de segunda guerra mundial que aparece num relance? Um segundo trailer, escondido nas entranhas do site da empresa fictícia Incite (criado para mostrar que boa parte da nova temporada se passa fora dos parques temáticos que conhecemos nas duas fases anteriores), mostra que a temporada não vai ser nem um pouco tranquila…

Westworld recomeça no dia 15 de março.

Que venha a nós Westworld!

A terceira temporada da melhor série atual estreia daqui a um mês e pouco sabemos sobre ela até agora… A maior novidade recente foi o lançamento do belíssimo cartaz que tenta dar o tom de que esperar da nova safra de episódios, que começa a ser exibida a partir do dia 15 de março.

westworld3

O slogan que anuncia a temporada conta com um duplo sentido em inglês – “livre arbítrio não é livre” também pode ser lido como “livre arbítrio não é de graça” e isso pode conversar estranhamente com a era que vivemos atualmente, principalmente a partir da linha do tempo que a série mostrou no início do ano, finalmente a localizando num futuro próximo.

É interessante notar que após os incidentes catastróficos que mudariam a cara do século 21, há a criação de algo referido como “um sistema”, que controlaria a história. Se cogitamos que Westworld não seja um simples playground de bilionários, mas uma realidade virtual em que endinheirados podem fazer o que quiser, a conversa com o slogan do cartaz recém-lançado pode dizer que toda a humanidade que não tem tanto dinheiro, não tem também livre arbítrio – e talvez o tal sistema criado seja uma realidade virtual que abranja toda a população do planeta, encapsulando indivíduos em realidades alternativas – como bolhas de realidade virtual, embora num formato mais próximo de Matrix que dos desertos virtuais imaginados pelo falecido (?) Dr. Robert Ford.

O elenco principal permanece, felizmente. Os sensacionais Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Ed Harris, Jeffrey Wright, Tessa Thompson, Luke Hemsworth, Simon Quarterman e Rodrigo Santoro estarão todos de volta, ao lado de novos nomes, como o Aaron Paul de Breaking Bad, o rapper Kid Cudi, Vincent Cassel, o jogador de futebol americano Marshawn Lynch, entre outros. O personagem de Aaron Paul, inclusive, parece mais próximo da realidade fora do parque temático e nos ajuda a entender o contexto maior do seriado.

A nova temporada terá menos episódios que as duas anteriores, com apenas oito em vez de dez, e deverá ser contada de forma mais linear, sem exigir tanto do espectador. “Essa temporada vai ser menos um jogo de adivinhação e mais uma experiência com os hospedeiros finalmente conhecendo seus criadores”, disse o criador da série Jonathan Nolan em entrevista à revista Entertainment Weekly.

Pois pode vir Westworld, estamos prontos!