CliMatias Diário – primeira temporada

Uma das minhas primeiras decisões de ano novo foi matar o #CliMatias, hashtag que eu mantinha no Instagram como uma espécie de saudação do dia: uma foto do céu e uma frase que remetesse ao clima – seja interior ou exterior – do dia que começava. Matei a seção como parte da minha decisão de abandonar as redes sociais até o fim do ano, sacrificando o sacerdócio diário para me ver livre destas atualizações.

Mas veio a pandemia e com ela a necessidade de entrar em confinamento, uma autoquarentena voluntária para não esperar que as autoridades brasileiras comecem a tomar alguma providência. Aos poucos as pessoas têm se conscientizado que o problema é grave e resolvi criar um programa em vídeo – tanto no IGTV do Instagram quanto num segundo canal do YouTube – para dar dicas do que fazer nestes dias de isolamento social. As dicas vão desde livros, filmes, séries e discos para curtir no tempo livre como dicas para não enlouquecer ou cair em depressão uma vez recluso num mesmo ambiente. O programa é diário e vai ao ar sempre de manhã – e aqui neste mesmo post vou colocando as dicas do dia bem como os links para os itens que indico – além das sugestões dos convidados, que sempre tento trazer.

24 de junho de 2020

Minha dica:A série Twin Peaks.
Dicas da Sil Ramalhete e do Juliano Gauche: Os livros Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici; Jung e o Tarô – uma Jornada Arquetípica, de Sallie Nichols, e Tristessa, de Jack Kerouac; entrevistas de Pedro Cardoso; os discos Estreite, de Josyara e Giovani Cidreira, e Delírios Líricos, do Tatá Aeroplano; e a série Midnight Gospel.
Dicas da Dani Nachif: As séries Billions e Rita; o disco Ascensao de Serena Assumpção e os canais Bianca Della Fancy e Diva da Depressão.

23 de junho de 2020

Minha dica:Fora de Série – Outliers, de Malcolm Gladwell
Dicas da Toia Cruz: O documentário 24×36: A Movie About Movie Posters, de Kevin Burke; os curtas Modern Whore, de Nicole Bazuin, e Guaxuma, de Nara Normande; e os podcasts Ologies e Fronteiras invisíveis do Futebol.
Dicas do Ornando: As playlists de entrevistas do canal Alta Fidelidade e Papo de Editora do canal Litera Tamy e os discos Calmas Canções do Apocalipse, de André Prando; Bombyx Mori, do Juliano Gauche; e Delírios Líricos, do Tatá Aeroplano.

22 de junho de 2020

Minha dica:The Feelies (1980)
Dicas do Gustavo Mini: A trilogia Lembrança do Passado da Terra, de Cixin Liu
Dicas da Carol Vinagre: O Caminho do Artista, de Julia Cameron

21 de junho de 2020

Minha dica:Santiago, de João Moreira Salles
Dicas da Gabriela Terra: O canal de yoga do Arnaldo de Almeida, o aplicativo de meditação do vipássana, os livros A Queda do Céu, do Davi Kopenawa, Quem Tem Medo do Feminismo Negro? de Djamila Ribeiro e Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie; e a playlist Brasil Após-Calypso.
Dicas do Matheus SantiagoManter um caderno de escrita e os discos World Spirituality Classics, Volume 1: The Ecstatic Music of Alice Coltrane Turiyasangitananda, da Alice Coltrane, e Sorriso Negro, de Dona Yvonne Lara.

20 de junho de 2020

Minha dica:Coisa de Louco II, da Graforreia Xilarmônica.

19 de junho de 2020

Minha dica:Superman: Red Son, do Mark Millar e Dave Johnson
Dicas do Ricardo Alexandre: As séries Handmaid’s Tale e The Office.
Dicas da Marília Martins: Ler, dormir e acordar cedo, evitar telas e entrar em contato com os amigos.

18 de junho de 2020

Minha dica: Os canais de streaming Mubi, Belas Artes a la Carte e TubiTV
Dicas da Elisa Lopes: Cuidar das plantas, chorar, o show do Radiohead no Brasil no ano passado e o podcast do Emicida sobre plantas.
Dicas do Alex Viana de Brito: O livro O Herói, do Campbell; o primeiro disco do Charles Bradley; e o segundo disco de Lucas Santtana,

17 de junho de 2020

Minha dica: A série inglesa The Office
Dicas do Saulo Duarte e da Paola Alfamor: Os filmes Latcho Drom, de Tony Gatlif; Out of Shadows, de Mike Smith; Queen & Slim, de Melina Matsoukas; O Filho do Homem, de Mark Dornford-May; e o disco Corpo Sem Juízo, da Jup do Bairro.
Dicas da Marta Telles: Os livros Alta Fidelidade, de Nick Hornby; Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo, e Poemas e Ensaios, de Edgar Allan Poe; os quadrinhos Desvendando os Quadrinhos, do Scott McCloud, e Tungstênio, de Marcelo Quintalha, as séries High Fidelity, My Mad Fat Diary, e as da Phoebe Waller-Bridge (Fleabag, Killing Eve e Crashing).

16 de junho de 2020

Minha dica: The Electric Kool-Aid Acid Test, do Tom Wolfe
Dicas da Clarice Cobra: Os livros They Can’t Kill Us Until They Kill Us, do Hanif Abdurraqib; Nossa Banda Podia Ser Sua Vida, de Michael Azerrad; Dance of Days – Duas Décadas de Punk na Capital dos EUA, de Mark Andersen e Mark Jenkins; e Como Funciona a Música, do David Byrne
Dicas do André Marx: A HQ O Eternauta, de de Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López; a série A História Secreta do Pop Brasileiro; Os Miseráveis, de Ladj Ly; a série Twin Peaks; a seção Discos para descobrir em casa do blog do Mauro Ferreira; os discos Blue, de Joni Mitchell; Steve McQueen, do grupo Prefab Sprout e a caixa More Blood, More Tracks, do Bob Dylan; o show João Gilberto live at Tokyo; os desenhos do Tiny Toon e o livro A Balada de Bob Dylan, de Daniel Mark Epstein.

15 de junho de 2020

Minha dica: Samba Esquema Noise, do Mundo Livre S/A
Dicas do Theo Cecato: O livro Mate-Me Por Favor, da Gillian McCain e Legs McNeil; o filme Tromeo & Juliet, de Lloyd Kaufman; e o disco Bend Sinister, do grupo The Fall.
Dicas da Ananda Zambi: O disco Alvin, de Alvin L.; a série catalã Merlí e o livro Só Garotos, de Patti Smith.