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Bicho, e o Estação Net de Cinema no Rio de Janeiro que vai passar a primeira temporada de Twin Peaks inteira na telona nessa sexta-feira? Invejei…

Timothée Chalamet conseguiu mais uma vez e ao apresentar-se neste sábado no Saturday Night Live – tanto como ator quanto como músico convidado – defendeu bonito sua indicação ao Oscar ao apresentar três músicas de Bob Dylan no programa humorístico que completa meio século este ano. E em vez de seguir o riscado de A Complete Unknown, preferiu inovar – e fez bem. Optou nem por fantasiar-se de Dylan como por não ficar preso ao período do filme, além de ter convidado James Blake para acompanhá-lo ao piano. Começou com duas músicas num só take ao misturar “Outlaw Blues” do clássico Bringing It All Back Home, de 1965, com “Three Angels” de seu New Morning, de 1970, ambas pouco familiarizadas com o palco (Dylan só tocou a primeira uma única vez ao vivo e nunca tocou a segunda). Depois foi mais ousado ainda ao pegar o violão e cantar “Tomorrow Is A Long Time”, que nunca foi gravada em estúdio e só saiu em disco numa versão ao vivo incluída na coletânea Bob Dylan’s Greatest Hits Vol. II, de 1971. Mandou bem, pequeno Timmy.

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Voz marcante do jornalismo esportivo brasileiro, Leo Batista morreu neste domingo após complicações devido a um câncer no pâncreas. Conhecido por diferentes gerações por apresentar momentos específicos da cobertura esportiva – como o programa dominical os Gols do Fantástico, o resultado da loteria esportiva ou o programa Esporte Espetacular, todos na Rede Globo -, Leo começou no rádio e devido a um plantão foi a voz que anunciou ao resto do Brasil o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954. Cobriu 13 Copas do Mundo e 13 Olimpíadas e também foi o primeiro locutor de TV a apresentar competições de fórmula 1 e de surfe no Brasil. Mais um ícone do entretenimento brasileiro que nos deixa.

A morte súbita de David Lynch de alguma forma já estava marcada depois que um dos principais autores do século 20 foi diagnosticado com complicações pulmonares, que lhe obrigaram a parar de fumar. O fim do hábito que cultivava desde os 8 anos de idade e era tão característico de sua personalidade no ano passado, de alguma forma acelerou o processo de despedida de Lynch, cujos pulmões também sofreram com a fumaça dos recentes incêndios californianos que assolaram o ar da cidade que escolheu para morar, Los Angeles. Um artista surrealista temporão, ele trouxe todo o credo daquela escola do começo do século para o cinema comercial e depois para a TV e convenceu indústria e público que não era preciso explicar-se para fazer sentido. Sua noção de significado e expressão artística passava necessariamente por sua régua lúdica, com a qual brincava com a dúvida, o desconhecido e o onírico em histórias que mexiam com arquétipos básicos da narrativa contemporânea: o detetive, a estrada, a garota perfeita, o anti-herói, o maluco, o executivo, a femme fatale e a garota ao lado, sempre equilibrando-os entre o delicado e o anormal, o nonsense e o sarcástico, o radiante e o sombrio. Mas sua principal obra vai além de clássicos únicos como Veludo Azul, Cidade dos Sonhos, Eraserhead, O Homem Elefante, Coração Selvagem, A Estrada Perdida, História Real, Império dos Sonhos e sua obra-prima, as três temporadas e o filme e os extras do universo Twin Peaks, que era sua versão da Bíblia. Sua maior contribuição é sua própria persona, um artista exigente e afável que misturava arte, trabalho e vida como se estas três partes fossem uma coisa só – e seus melhores alunos sabem que realmente são. Obrigado, mestre.

Fui convidado pro baile de debutante do Cultura Livre, quando o programa liderado pela comadre (e cocapri) Roberta Martinelli celebrou uma década e meia de resistência cultural no ar, trazendo as principais transformações da música brasileira deste período para um palco cada vez mais raro a elas mesmas, tanto na rádio quanto na TV aberta. O aniversário também marcou a volta de edições do programa com plateia, algo que não acontecia desde antes da pandemia, quando a última convidada foi ninguém menos que Elza Soares. Para fechar esse ano, Roberta convidou Céu, que também percorreu este mesmo período desbravando tais transformações, sejam artísticas, comerciais ou de formato. Não custa lembrar que o programa começou na rádio AM e encontrou na internet uma forma de se aproximar ainda mais do público e dos artistas antes de chegar a TV, com a própria Roberta sempre caçando brechas e inventando possibilidades, parcerias e oportunidades com seu carisma verborrágico para fazer o que queria: trazendo o melhor da música brasileira para um espectro eletromagnético que cada vez mais a ignora. O programa foi gravado no fim do mês passado e que só agora foi ao ar, por isso resolvi publicar só agora o vídeo que filmei quietinho num canto (mostrando a íntegra de um programa que depois é editado, incluindo as conversas que Roberta puxava com o público quando não estavam gravando), respeitando um embargo tácito entre amigos para não atravessar a publicação do programa em si, que teve como convidada a grande Céu, que teve um 2024 ótimo ao lançar, com alarde, seu Novela, importante disco para sua carreira depois da pandemia. E pilotando uma banda afiadíssima, a cantora e compositora paulistana deslizou mais um show cinco estrelas, sem parar nenhuma vez durante todo o programa (como é de praxe neste formato), para refazer trechos apenas da última música da tarde, “Reescreve”. Queria aproveitar a oportunidade não apenas para parabenizar Roberta por esse trabalho maravilhoso que ela vem fazendo quixotescamente há anos (e eu bem sei suas duras penas), transformando a utopia artística que ela sonha numa realidade musical desfrutada por milhares de pessoas no Brasil e no mundo, como para agradecê-la por seguir nessa resistência cultural que prefere fazer do que simplesmente discutir caminhos possíveis – e isso nos últimos dias de seu inferno astral, nos ensinando inclusive a extravasar emoções sem pudor. Valeu, Rô! Quinze anos é pouco, pode vir que tem mais – e vamos juntos!

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Um dos maiores atores da história do Brasil, Ney Latorraca nos deixou nesta quinta-feira. Consagrado em papéis humorísticos em novelas como Rabo de Saia, Um Sonho a Mais e Vamp, também bateu recordes em cartaz com a longeva peça O mistério de Irma Vap, dirigida por Marília Pera e na qual contracenava com o amigo Marco Nanini, que também foi colega de elenco na primeira formação do clássico programa TV Pirata. Morreu sem deixar herdeiros e doa sua herança para instituições de caridade.

Quem me acompanha sabe que eu sou completamente fissurado por João Gilberto – e sempre fico de olho na mina de ouro que é o canal no YouTube mantido pelo caçador de pepitas do mestre Pedro Fontes, o Esqueleto Lavrador. Ele agora pinça duas joias direto da TV alemã em 1968, quando João apresentou-se ao lado do francês Pierre Le Marchand (tocando chimbal) e do alemão Hans Koller (no sax) dentro do programa Monsieur 100.000 Volt, apresentado pelo francês Gilbert Bécaud (cujo programa era batizado em homenagem a seu apelido, por ser muito esquentado) na emissora ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen, a TV pública da então Alemanha Ocidental). O programa, exibido originalmente em novembro daquele ano, reúne dois momentos mágicos como só João sabe fazer, cantando “O Samba da Minha Terra” de Dorival Caymmi e “Garota de Ipanema” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, ambas em trechos coloridos com uma imagem linda de encher os olhos. Isso sem contar o som, que delícia…

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Repetindo a dobradinha que já tinha feito com o compositor britânico Tim Phillips há dois anos, quando os dois regravaram “Who By Fire” do Leonard Cohen e a canção tradicional folk “Run On” para a trilha sonora da primeira temporada série irlandesa Mal de Família, PJ Harvey mais uma vez visita uma canção alheia – e que canção! – ao regravar nada menos que “Love Will Tear Us Apart”, música-símbolo da carreira do Joy Division. Lógico que é um deleite ouvir o timbre de Polly Jean declamando as palavras pesadas de Ian Curtis, mas a produção de Phillips plástica e oitentista deixa a música aquém do lugar que poderia chegar – e precisava desse vocoder quase no final da música?

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Ícone do humor brasileiro, Ary Toledo, que morreu neste sábado, era um resistente. Começou na carreira artística ainda adolescente, mas só aos 27 anos passou ao dedicar-se ao humor, afiando um estilo que, em vez de criar personagens ou bordões, como muitos de seus contemporâneos, o tornou um especialista em contar piadas – apimentar e adocicar histórias cômicas com o auxílio de olhares, caras imprevisíveis, silêncios, caras e bocas, quase sempre de conotação sexual e de duplo sentido. Tanto que, 60 anos depois, seguia fazendo exatamente isso, associando seu nome a essa categoria do riso concentrada em pequenas historietas sórdidas. Começou no rádio e logo depois foi para a televisão, além de ter tentado brevemente carreira na música e no cinema ndos anos 60 e foi preso na ditadura militar por causa de uma piada (“quem não tem cão caça com gato, que não tem gato caça com ato”). Era o principal nome de um serviço prestado pela estatal de telefonia brasileira chamado “Disque Piada”, em que o público ligava para um número (em Brasília era 137) para ouvir uma piada nova todo dia, contada por ele. Foi casado com sua eterna musa, a vedete Marly Marley (que faleceu em 2014), por 40 anos.

Morreu nesta sexta-feira o ator cearense Emiliano Queiroz, mais conhecido pelo papel de Dirceu Borboleta, aspone do vilão Odorico Paraguaçu na novela e depois minissérie O Bem Amado, de Dias Gomes, que extrapolou a obra original e foi parar na Escolinha do Professor Raimundo, do conterrâneo Chico Anysio. Sempre foi um rosto conhecido pelo público das novelas desde que começou a atuar nelas, em 1965. Fez parte do elenco de clássicos do gênero como Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Roque Santeiro, Pecado Capital, Maria Maria, Estúpido Cupido, Pai Herói, Ti Ti Ti, Cambalacho, O Outro, Bebê a Bordo, Top Model, Rainha da Sucata, Barriga de Aluguel, Que Rei Sou Eu?, Deus nos Acuda, A Próxima Vítima, e das séries Tenda dos Milagres, Tereza Batista, Anos Rebeldes, Hilda Furacão, Chiquinha Gonzaga, Sítio do Picapau Amarelo, além de ter participado da primeira versão teatro de O Pagador de Promessas e de ter vivido o travesti Geni na primeira montagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque. No cinema esteve no elenco de Navalha na Carne, Dois Perdidos numa Noite Suja, Independência ou Morte, O Grande Mentecapto, Tiradentes, O Xangô de Baker Street e Madame Satã, entre outros. Morreu de ataque cardíaco após passar dias internado num hospital no Rio de Janeiro.