Depois da morna “Patience”, lançada no fim do mês passado, o Tame Impala volta a anunciar música nova nesta terça. Ao publicar em sua conta no Instagram a capa de um novo single com uma legenda que apenas dizia “sexta-feira”, o grupo sinaliza o lançamento oficial de uma música que já mostrou ao vivo:
A nova faixa foi apresentada pela primeira vez quando o grupo apresentou-se no programa Saturday Night Live, no dia 30 de março. Além da recém-lançada “Patience”, o Tame Impala puxou outro novo número da cartola – e “Borderline” é bem melhor que a música lançada anteriormente, além de seguir o rumo dance/soul que a banda sinalizava em seu disco mais recente, Currents.
E tudo indica um disco novo está vindo aí. Ao anunciar, no início de 2019, que seria uma das principais atrações do festival norte-americano Coachella deste ano, o grupo legendou o anúncio com a frase: “Ano novo. Novos shows. Novos sons“. E Kevin Parker já disse em entrevistas que não queria tocar músicas inéditas ao vivo, que preferia tocá-las com o público já as conhecendo. Há quem se apresse ao dizer que Borderline seria este novo álbum, lançado já nesta sexta. Será? Vamos com calma.
É claro que dá pra fazer televisão de qualidade no Brasil – mesmo em tempos tão trevosos. O programa Altas Horas que a Globo transmitiu neste sábado reuniu um elenco inacreditável para celebrar a importância de Milton Nascimento, com a presença do próprio, em duetos com Samuel Rosa (cantando “Trem Azul“), Gal Costa (em “Paula e Bebeto“), Lô Borges (em “Clube da Esquina 2“) e Maria Gadu (em “Paisagem da Janela“), além de versões para “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” feita pela dupla Anavitória, “Travessia” com Chitãozinho e Xororó, Céu com “Nos Bailes da Vida“, Ney Matogrosso com “Coração Civil“, entre outros. Mas o momento mais tocante foi a versão que Criolo fez para “Cais”, com o próprio Milton no piano.
https://www.youtube.com/watch?v=eNGslVaHk3Y
Um momento precioso de um Brasil sensível e possível, que parece distante deste 2019, mas que está mais perto do que pensamos – assista à integra no site da Globo.
Rivers Cuomo chamou a banda do ator Finn Wolfhard, o Mike da série Stranger Things, Calpurnia, para dublar sua versão de “Take on Me” do A-ha no primeiro clipe do álbum retrô que sua banda Weezer lançou há pouco.
Bandersnatch, o recém-lançado filme interativo do seriado distópico Black Mirror, não é o equivalente à quinta temporada da série e sim um aperitivo de como pode funcionar sua próxima safra de episódios, que serão lançados ainda em 2019, como confirmou o serviço Netflix à revista Ars Tecnica. Lançado de surpresa na última sexta-feira, o filme permite que se tome uma série de decisões diferentes à medida em que sua história vai se desenvolvendo.
https://www.youtube.com/watch?v=XM0xWpBYlNM
Como os velhos jogos de RPG ou quadrinhos do Almanaque Disney, você tem diferentes finais a cada decisão diferente que você toma em relação ao personagem principal – mas é seu metarroteiro (que faz com que o espectador sinta-se tão preso a escolhas fixas e simplistas quanto o próprio protagonista do filme) que torna sua viagem tão eficaz – principalmente por colocar nos anos 80 o início desta realidade alternativa que tanto se parece com a nossa. Ao ser bem executado no longa metragem, este aspecto de jogo pode ser aplicado nos próximos episódios de Black Mirror, fazendo o seriado ir para um inusitado lado menos pessimista, que é o tom característico da série. “Estamos fazendo histórias e episódios mais otimistas, mais do que os distópicos e negativos”, disse o criador e produtor da série Charlie Brooker ao New York Times. “Queremos manter o programa interessante para nós”.
Não há mais nenhuma outra informação sobre a próxima temporada da série, mas a cantora pop Miley Cyrus já contou que participará de um episódio.
Nosso seriado preferido de Halloween deu um tempo depois que as coisas ficaram ainda mais estranhas fora da ficção – e a terceira temporada só irá ao ar no ano que vem. Enquanto isso, a produção lançou esta foto do elenco fantasiado para o dia das bruxas deste ano (cadê o Finn?) e publicou um vídeo sobre uma novidade que deverá ser o centro das atenções na próxima safra de episódios.
Participo, nesta terça-feira, de mais uma vez do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Prestei consultoria para o canal desde 2012 ajudando a transformar esta que é a principal premiação da música pop brasileira hoje, mas nesta edição atuo apenas como jurado no Super Júri que ajudei a criar ao lado de bambas como Ana Garcia, Roberta Martinelli, Fabiana Batistela, GG Albuquerque, Júlio Victor, Didi Couto, Amanda Cavalcanti, Didi Effe, Marcelo Castelo Branco e Leonardo Lichote, para escolher os vencedores nas categorias Revelação, Melhor Disco e Canção do Ano. O Super Júri tem mediação feita por Guilherme Guedes e será transmitido pelo canal Bis Play e através do site do Bis e do Multishow, a partir das 21h30 (mais informações aqui). Como diria BNegão, sintoniza lá!
Mais um dia de Professor Duprat no Sesc Pompéia – depois de uma estreia empolgante, vamos ao segundo dia. E, abaixo, a matéria que o programa Metrópolis, da TV Cultura, fez em um dos ensaios do espetáculo.
O programa Metrópolis, da TV Cultura, me chamou para falar sobre a importância do rock em uma matéria que fizeram aproveitando a efeméride do Dia do Rock, que aconteceu na sexta passada. A matéria começa exatamente aos dois minutos do vídeo abaixo.
A grande obra de 2017 foi a inesperada e inacreditável terceira temporada de Twin Peaks, negação da nostalgia da série antiga, talvez a grande obra (e epitáfio final?) de David Lynch e ainda mais revolucionária que a primeira vinda. Com seu final estarrecedor, a volta do agente Cooper à cidade que lhe deu fama foi a viagem mais pesada e psicodélica do ano. E quem embarcou junto com ele sabe que o estrago deste filme de dezoito horas vai ser sentido durante todo o século. Uma obra-prima.
Este vídeo-ensaio do canal Screenprism aproxima os protagonistas de dois grandes sucessos contemporâneos, Don Draper de Mad Men e Bojack Horseman da animação de mesmo nome.