Enquanto as pistas pareciam mostrar que Clairo subiria no palco do show que Sabrina Carpenter fez neste fim de semana, no Hyde Park da capital inglesa, a sensação pop preferiu chamar alguém da velha guarda pra dividir a noite. E para honrar uma tradição que ela acalenta em seus shows (quando canta um hit dance dos anos 70 ou 80 a cada nova apresentação, indo de “It’s Raining Men” a “Mamma Mia”, passando por “Material Girl”, “Come On Eileen”, “Super Freak” e “Lady Marmalade”), ela convidou para o palco neste domingo ninguém menos que Simon Le Bon e John Taylor, do Duran Duran, para uma versão à altura para o clássico “Hungry Like the Wolf”. Mandou bem!
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Outra banda inglesa que despediu-se neste fim de semana com bem menos alarde foi o Gang of Four. Arautos da primeira hora do pós-punk, eles redesenharam a paisagem do final dos anos 70 na Inglaterra – e logo depois no mundo todo – ao acrescentarem elementos como funk e maoísmo ao clima apocalíptico do punk inglês, abrindo um novo panorama musical para os anos 80. O grupo encerrou suas atividades nos anos 80 (apesar de discos lançados com o nome do grupo pela dupla de frente, o vocalista Jon King e o guitarrista Andy Gill) e voltou com a formação original em 2004, que seguiu até 2012 (o grupo veio pela primeira vez ao Brasil um ano antes, quando fui curador do Festival da Cultura Inglesa), quando King e Gill se desentenderam. Mesmo a contragosto de King, Gill seguiu com a banda com outros integrantes até sua morte no início de 2020. King e o baterista original Hugo Burnham se juntaram à baixista Sara Lee (que já tinha tocado na banda, ainda nos anos 80) a o guitarrista David Pajo (do Slint) para uma turnê com o nome do grupo em 2022, até anunciar, no início deste ano, a turnê Long Goodbye, com Gail Greenwood (que era do Belly e tocou no L7) no baixo e Teo Leo (líder do Teo Leo & The Pharmacists, que tinha uma dupla com Aimee Mann) na guitarra. A turnê chegou ao fim neste sábado, quando o grupo fez sua última apresentação em Amsterdã, na Holanda. Assista a alguns trechos abaixo: Continue
Mas não importa. Pode juntar todas as bandas que tocaram antes e todas as bandas de todos os integrantes que também tocaram nas longas horas antes do último show da formação clássica do Black Sabbath que todas se encolhem perto da criação musical proposta pelo grupo no final dos anos 60, quando eram uma banda psicodélica bad vibe que resolveu tocar mais alto e soar mais pesada. E por menor que tenha sido a apresentação final do grupo – que, pela saúde de Ozzy Osbourne, só contou com quatro músicas -, ele agigantou-se como a epicidade que a noite pedia: assistimos à despedida de um titã mitológico que criou o universo habitado nas mentes de todos que acompanharam o evento Back to the Beginning em qualquer nível de profundidade. Ao tocar pela última vez juntos “War Pigs”,“Iron Man”, “N.I.B.” e “Paranoid” (separei vídeos das quatro logo abaixo), Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy – que, como em seu show solo que apresentou antes do último show do Sabbath, não fez feio, apesar de suas limitações físicas -, mostraram porque, mais do que os pais da matéria, eles são o maior nome da história do heavy metal e seus cinco primeiros discos – Black Sabbath e Paranoid (ambos de 1970), Master of Reality (1971), Vol. 4 (1972) e Sabbath Bloody Sabbath (1973) – são o pentateuco da Bíblia do som pesado, obrigatórios e didáticos para qualquer um que se aventure nesta seara. E apesar da melancolia inevitável de uma despedida, foi bonito ver o mundo curvar-se à majestade de um quarteto que, se não fosse a música, passaria anônimo para a posteridade, sem marcar tanto a vida de todos – até de quem nem sabe o que é a banda. Obrigado, Black Sabbath! Continue
Este sábado foi o histórico dia em que o Black Sabbath fez seu último show, realizado em Birmingham, sua cidade-natal na Inglaterra, transformando o evento Back to the Beginning numa grande festa de despedida que deu a dimensão da importância da banda ao reunir quase todas as principais bandas de heavy metal da história que ainda estão na ativa, além de vários ídolos do metal que são fãs do Black Sabbath para celebrar o adeus do grupo. E como uma parte importante desta noite, o próprio Ozzy Osbourne – disparado o integrante da banda mais debilitado fisicamente – aproveitou para fazer sua última aparição solo, que contou com o épico “O Fortuna”, da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, como trilha sonora para sua subida no palco (erguido por um elevador que já o trouxe sentado em seu trono), para cantar um show de meia hora composto por “I Don’t Know”, “Mr. Crowley”, “Suicide Solution”, “Mama, I’m Coming Home” e “Crazy Train” (veja o show na íntegra abaixo), que ainda teve direito a discurso emocionado e ser surpreendido, nos bastidores, pelo namorado de sua filha, Kelly, o tecladista do Slipknot Sid Wilson, pedindo-a em casamento em frente aos pais. Que dia histórico! Continue
A dupla eletrônica Soulwax, formada pelos irmãos holandeses Stephen e David Dewaele (que também atendem como 2ManyDJs quando estão discotecando), parece estar preparando sua volta. Ao publicar vídeos em suas redes sociais mostrando a frase “All systems are lying” (todos os sistemas estão mentindo) em caixa alta, incluindo também a mesma frase em seus perfis online, eles também linkaram para sua newsletter para quem quiser saber de informações em primeira mão, e parecem antecipar um disco de inéditas, o primeiro desde Essential, de 2018. A dupla voltou a fazer shows no ano passado, retomando a formação com três bateristas que estrearam há quase dez anos, quando incluíram o brasileiro Iggor Cavalera na formação. A turnê recente não conta com Iggor, e eles mudaram um elemento considerável em suas apresentações, ao abandonar as roupas brancas para adotar um figurino todo preto e deixar o clima ainda mais denso e sombrio do que nos shows anteriores. Nessa nova safra ao vivo, mostraram várias músicas novas mas não chegaram a lançar nada em disco – ainda. Confira a íntegra de um desses shows (em janeiro do ano passado, em Berlim), abaixo: Continue
No dia da volta do Oasis, o Blur dá sua cutucada e lança nas plataformas de streaming dos EUA a íntegra do show que fizeram no estádio de Wembley, na Inglaterra, que marcou a segunda grande volta da banda de britpop aos palcos. Agora faz isso direito e libera pro resto do mundo, seu Damon!
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Lana Del Rey deu sua benção a Addison Rae. Não bastasse ter colocado a nova cantora sensação para abrir seus dois shows no estádio de Wembley, em Londres, Lana ainda a chamou para dividir o palco no final do segundo show, nesta quinta-feira, quando cantou a bela “Venice Bitch” e convocou Rae para cantarem juntas seu primeiro grande hit, “Diet Pepsi”, emendando com “57.5”, da própria Lana. Não custa lembrar que Addison havia acabado de estrear ao vivo a música “Money is Everything”, em que ela canta que “queria enrolar um com a Lana e ficar chapada com a Gaga”. Começou bem!
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“O Tranquilo encerra um ciclo agora”, assim o encontro itinerante mineiro, que encontrou nas segundas-feiras de São Paulo um refúgio, encerrou suas atividades – ou, como preferem dizer, um capítulo. Assumiram a inviabilidade financeira de manter um encontro semanal que funcionava gratuitamente com contribuições de fãs e patrocínios para “respirar” (em Barcelona, como já anunciaram), depois de sete anos. “Com o sentimento de missão cumprida, encerramos um ciclo e começamos outro”, anunciaram em seu Instagram, “o que será o Tranquilo de amanhã? Um festival? Um selo musical? Uma plataforma de mídia e marketing musical?” Alguém tem alguma ideia?
Uma das principais mulheres na história do reggae, Sister Nancy vem ao Brasil mais uma vez para fazer três shows no Brasil, o primeiro deles no festival Afropunk, em Salvador, quando a diva jamaicana visita pela primeira vez a Bahia acompanhada do BaianaSystem, no dia 9 de novembro (e os ingressos já estão à venda). O festival ainda terá shows de Jorja Smith, Attooxxa, Tems, Liniker, BK’, Budah, Péricles, MC Luana, entre outros. Em São Paulo, seu show acontece no Cine Joia, com abertura da Lei Di Dai dia 11 (ingressos à venda neste link) e dia 13 ela vai pro Rio, onde apresenta-se no Kingston Club acompanhada da crew dos Digitaldubs (ingressos aqui). Vai ser pesado… Continue
A Charanga do França cruza o Atlântico e começa sua primeira turnê internacional neste fim de semana, quando levam o clima do carnaval paulistano para a Europa. Conversei com o fundador da banda, o maestro e manda-chuva Thiago França, em uma matéria que fiz sobre a viagem para o Toca UOL e ele comenta a possibilidade da viagem, que passa pela Inglaterra, Dinamarca e Holanda, faça as pessoas perceberem que o grupo não é uma atração de carnaval. “Assim os programadores talvez percam a resistência de achar que é muito nichado por ser instrumental ou muito sazonal, por ser carnavalesco”, me explicou na entrevista. Continue