Show

É mentira? Até agora não, pois o ex-vocalista dos Smiths acaba de anunciar mais uma tentativa de passar pela América Latina, desta vez perto do fim do ano, quando fará dois shows na México (na capital dia 31 de outubro e em Guadalajara dia 4 de novembro), na Argentina (em Buenos Aires dia 8 de novembro), no Brasil (apenas em São Paulo, dia 12 de novembro), no Chile (em Santiago, dia 16) e no Peru (em Lima, dia 20). O show em São Paulo acontecerá no Espaço Unimed e os ingressos começam a vender sexta-feira neste link. Mas toda prudência é necessária, uma vez que ele não vem ao Brasil há sete anos, depois de adiamentos e cancelamentos. Em 2023, ele desmarcou os shows que faria em São Paulo e Brasília após ser diagnosticado com dengue, adiando os shows para o ano seguinte, que foram cancelados um mês antes da vinda por exaustão física. Será que agora vai?

“Vocês vão ser os primeiros a ouvi-la, sabe? A partir daqui não tem volta. Certo, vamos lá. Fiquem à vontade”, disse o homem Tame Impala Kevin Parker ao dar um segundo DJ set surpresa em Barcelona, na Espanha, durante o fim de semana do festival Primavera Sounds. Na sexta-feira ele apareceu como convidado surpresa do próprio festival e depois, no sábado, discotecou no clube Nitsa, quando tirou da cartola a primeira música de sua banda desde que lançou seu quarto disco The Slow Rush, pouco antes da pandemia, em 2019. De lá pra cá, ele lançou algumas músicas solo ou em colaboração com outros artistas (uma faixa pra trilha sonora do filme Dungeons & Dragons e duas parcerias, uma com o Thundercat e outra com o Justice, além de produzir o disco mais recente de Dua Lipa), mas nenhuma com o nome de sua banda – até este sábado. E se a faixa ainda sem título servir de guia para o próximo trabalho do projeto psicodélico de Parker, espere um disco voltado para a pista – ou pelo menos é o que faz parecer essa base housêra que atravessa o single, ainda sem data de lançamento.

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Embora gravando o sucessor de seu terceiro álbum, I See You (2017), desde o ano passado, os três integrantes do Xx não sobem juntos ao mesmo palco desde o último show que fizeram em 2018, em Nova York – até este fim de semana. Porque durante a apresentação do produtor Jamie Xx no novíssimo festival londrino Lido, que encerrou o sábado realizado com sua curadoria (que ainda contou com Arca, Todd Edwards, Sampha, Panda Bear e o show solo de sua companheira de banda Romy), ele recebeu não apenas Romy como o terceiro integrante do grupo, Oliver Slim, para tocar pela primeira vez juntos a música de seu ótimo disco do ano passado, In Waves, que ele dividiu com seus companheiros de banda, “Waited All Night”, logo depois de ter primeiro chamado Oliver para dividir sua “GMT” e depois Romy para cantar “See Saw”. Os sorrisos e o abraço que os três deram ao final da música que fizeram juntos mostram que eles estão prontos para encarar o mundo mais uma vez com sua banda original, que faz falta no cenário musical desta década.

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Olivia Rodrigo foi outra fã que chamou um ídolo para seu palco neste fim de semana, quando chamou ninguém menos que David Byrne para acompanhá-la em uma versão de “Burning Down the House” dos Talking Heads ao encerrar o segundo dia do festival nova-iorquino Governor’s Ball, neste sábado, com direito a coreografias e tudo mais. E isso só faz reforçar a sensação de que os Talking Heads estão preparando terreno para algo maior que apenas o clipe que anunciaram na semana passada.

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Air ♥ Charli XCX

E por falar na Charli, imagine que você está curtindo o show do Air e lamentando que eles não chamam vocalistas para cantar as melodias de algumas de suas músicas específicas até que, logo quando o vocal de “Cherry Blossom Girl” vai entrar, ninguém menos que a própria Charli XCX sobe ao palco para acompanhar a dupla francesa. Foi isso que aconteceu neste sábado, durante a participação do grupo no festival parisiense We Love Green. Imagina!

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Por incrível que pareça, Bruce Springsteen tocou pela primeira vez em sua carreira em Liverpool, na Inglaterra, neste sábado – e para celebrar a ocasião convidou ninguém menos que o principal cidadão vivo desta cidade para participar de seu show. Não é a primeira vez que Paul McCartney sobe ao mesmo palco que Bruce, mas é muito legal ver a animação do boss norte-americano tocando “Can’t Buy Me Love” junto com seu ídolo inglês (bem como ver Steven Van Zandt tocando o que talvez deva ter sido um dos primeiros solos de guitarra que aprendeu na vida).

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Na sexta-feira tivemos mais um Inferninho Trabalho Sujo no Redoma com uma estreia que valeu por duas, afinal da banda Boia, formada na Unicamp por estudantes de música, não fez apenas seu primeiro show na festa como aquele foi seu primeiríssimo show da vida. Surgida a partir da parceria do violonista Leo Bergamini com a vocalista Luli Mello, a banda surgiu a partir da própria república, uma vez que quatro de seus integrantes moram na mesma casa – e os dois que não moram são vizinhos – em Barão Geraldo, distrito de Campinas onde fica a Unicamp. A convivência constante traduziu-se muito bem no palco e ao lado do flautista e saxofonista Renato Quirino, do guitarrista Murilo Costa Rosa, do baixista Murilo Kushi e do baterista João Decco, os dois dominaram a abertura da noite com um repertório autoral baseado nas canções de Leo e Luli, esta um colosso no palco, tanto em termos de voz quanto de carisma. A banda inteira esmerilha no território do jazz brasileiro mas sem cair na caretice típica das faculdades de música e seu entrosamento de casa os coloca num lugar em que podem embalar versões de Moacir Santos e Hermeto Pascoal sem perder o frescor nem o groove. Uma estreia e tanto de uma banda que tem tudo pra crescer bem esse ano.

Depois foi a vez do Saravá e o trio formato por Joni (guitarra), Roberth Nelson (baixo) e Antonio Ito (bateria) também mostrou que não está pra brincadeira, fazendo o rock clássico e o indie rock conversarem como se fossem da mesma geração. Três instrumentistas de peso, passearam pelo repertório já estabelecido em dezenas de shows pela cidade e mostraram músicas novas, além de recuperar um trecho do show que haviam abandonado, quando se entregavam ao improviso elétrico, meio psicodélico meio jazz, no número que batizam adequadamente de “Fritação”. É outra banda que está criando uma ótima casca e já tem uma reputação, ainda que nova, dentro da nova cena paulistana – que não para de ferver!

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Nessa sexta-feira temos mais uma edição do Inferninho Trabalho Sujo no Redoma e no palco do Bixiga subirão duas bandas novíssimas em ascensão: a banda Boia, que está fazendo seus primeiros shows com repertório autoral, e o trio Saravá, que já passou pelo Inferninho e faz mais uma de suas apresentações fulminantes. Como as bandas dessa nova geração paulistana, as duas equilibram-se entre o rock independente, a MPB dos anos 70 e 80 e o rock clássico, e mais uma vez discoteco antes, entre e depois dos shows. A noite começa a partir das 21h e os ingressos já estão à venda.

Falta menos de um mês para o concerto final do Black Sabbath, um acontecimento que reunirá a nata do heavy metal mundial, além das apresentações de despedida tanto do Black Sabbath quanto de Ozzy Osbourne, que fará um segundo show no mesmo dia com as músicas de sua carreira solo. Só essas apresentações valeriam a noite histórica do dia 5 de julho, mas praticamente todos os artistas de porte internacional que foram influenciados pelos papas do metal irão apresentar-se nesta mesma data, incluindo shows do Metallica, Guns N’ Roses, Tool, Slayer, Pantera, Gojira, Halestorm, Alice in Chains, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e participações de músicos como Steven Tyler (Aerosmith), Billy Corgan (Smashing Pumpkins), Fred Durst (Limp Bizkit), integrantes do Soundgarden, Mike Bordin (Faith No More), Sammy Hagar, Papa V Perpetua (Ghost), Tom Morello (Rage Against the Machine), Zakk Wylde e muitos outros. Essa missa metálica comoveu headbangers do mundo todo que, por motivos óbvios, não poderão ir em massa para a cidade-natal da banda, Birmingham, onde os shows acontecerão, mas a organização do evento acaba de anunciar que os shows serão transmitidos pela internet – em uma transmissão paga que terá um atraso de duas horas para privilegiar os fãs que conseguiram comprar os ingressos pro show em si, que evaporaram em minutos. Os ingressos para o show virtual podem ser comprados no site BacktotheBeginning.com.

O virtuoso baixista Thundercat anunciou mais uma vinda para o Brasil, quando passa por quatro capitais brasileiras logo após fazer shows no México, Argentina e Chile, no próximo mês de agosto. Seus shows no Brasil começam por São Paulo (quando toca na Áudio no dia 20) e passam pelo Rio de Janeiro (dia 21 no Circo Voador), Porto Alegre (dia 23 no Opinião) e Curitiba (dia 24 na Ópera de Arame). O anúncio da turnê faz referência à capa do disco Tropicália ou Panis et Circensis (compare com a capa do clássico disco de 1968 abaixo), uma forma de ele querer agradar o Brasil depois de ter furado três shows que faria no país (justamente no Rio, Porto Alegre e Curitiba) depois de tocar apenas em São Paulo, em 2023. Os ingressos já estão à venda. Continue