Horizontes abertos pelo violão

Um exercício terapêutico para lidar com as tensões e paranoias da pandemia acabou transformando a fotógrafa Paula Cavalcante em musicista profissional – sem que ela planejasse isso. A baiana de Feira de Santana, que já havia tocado guitarra em bandas de rock, debruçou-se sobre o violão como se mergulhasse em si mesma e pariu, no final de 2021, o EP Entre Ruínas e Devaneios, um conjunto de paisagens sonoras, que ela lançou em primeira mão no Trabalho Sujo, usando o nome de Corpo Expandido. Quase um ano depois, ela retorna com seu primeiro álbum – mesmo que o conjunto de canções tenha apenas 20 minutos – e mais uma vez mostra o disco antes de seu lançamento por aqui (ouça abaixo). Em A Cor do Fim, que estará nas plataformas digitais nesta sexta-feira, ela segue o clima introspectivo e contemplativo do primeiro trabalho, mas pela primeira vez conta com outros músicos na formação, além de ter pensado no disco de forma a transpô-lo para o palco – e sua estreia acontece em São Paulo na semana que vem, dentro da programação do Centro da Terra (os ingressos já estão à venda neste link).  

Um Corpo Expandido pelo violão

No cair do ano, descobri que o trabalho que a baiana Paula Holanda Cavalcante mostrava ao violão em sua conta no Instagram se materializaria num EP lançado quase no fim do ano, quando ela o lançaria com o nome de Corpo Expandido. Canções melancólicas e solitárias que faziam o ar desértico do interior ganhar ares introspectivos longe dos clichês da música do sertão, ecoando brasileiros como Dorival Caymmi, Baden Powell e Kiko Dinucci e gringos como John Fahey, Nick Drake e o lado folk de Jimmy Page, misturando o clima de isolamento destes dias de pandemia com a esperança quase palpável que a espera de um novo ano carrega. Conversei com ela sobre o disco e ela antecipou as quatro faixas de seu Entre Ruínas e Devaneios, que chega às plataformas digitais no antepenúltimo dia do ano, em primeira mão aqui para o Trabalho Sujo, ouça abaixo.