

O “vazou” entra entre aspas porque 1) ninguém estava esperando pelo novo disco do Aphex Twin e 2) ele mesmo colocou o link pra download de Syro – seu primeiro disco desde 2001 – na internet. Mais especificamente na chamada “deep web” – e anunciou o link em seu próprio Twitter.

Pouco antes do anúncio oficial, alguns teasers foram aparecendo pelo planeta no fim de semana passado – primeiro um zepelim nos céus de Londres com o logotipo do músico:

Foto: @JidLind
Depois o mesmo logo começou a aparecer nas calçadas de Nova York:

Foto: @markedman71
A última mensagem antes do anúncio do disco foi digital, numa aparição “mística” à venda no eBay:

A história chegou ao fim quando o próprio Aphex Twin anunciou o disco novo, chamado apenas de Syro, em sua conta no Twitter. Era apenas um link que não poderia ser acessado com um navegador normal, e sim usando o navegador Tor, que entende o protocolo anônimo desta internet subterrânea, em que armas, drogas e pornografia – entre outras bizarrices bem pesadas – têm livre circulação (falamos sobre isso quando eu editava o Link em 2011). Em seguida apareceu um novo link, desta vez acessível via navegadores comuns, mas que não levava ao disco em si, apenas a uma interface semelhante àquela acessada na deep web (com a diferença que, sem a navegação anônima, torna-se mais fácil recolher dados de quem está navegando, confira com seus próprios olhos).
Se o disco é bom? Tem um jeito de descobrir… Esse link traz um disco falso se passando pelo disco novo do Aphex Twin.


Você lê uma coisa, mas sabe que ela quer dizer outra… Não era isso que o George Orwell chamava de newspeak?




Tem outros aqui.

E esse mashup?
Se você tá por fora dessa história de Eita Giovana (que é do ano passado), olha o vídeo original:





