Trabalho Sujo - Home

Olha o Primavera 2025…

LCD Soundsystem, Charli XCX, Stereolab, Kim Deal, Haim, Spiritualized, Jesus Lizard, Wet Leg, TV on the Radio, Salif Keita, Floating Points, Magdalena Bay, Jamie Xx, Idles, Chappell Roan, Cat Power, Fontaines D.C., Caribou, Parcels, Clairo, Beach House, FKA Twigs, Sabrina Carpenter, Beabadoobee, John Talabot, Destroyer… OLHA A ESCALAÇÃO DO PRIMAVERA DE BARCELONA DO ANO QUE VEM… Os ingressos começam a ser vendidos na próxima semana através desse link.

Voluntários mais uma vez

Nesta quarta-feira o Sesc Pompeia assistiu à mais um reencontro do mitológico grupo pós-punk paulistano Voluntários da Pátria, com a mesma formação que gravou seu único disco, que completa quatro décadas neste 2024. A apresentação reuniu mais uma vez os guitar heroes Miguel Barella e Giuseppe “Frippi” Lenti, o baixista Ricardo Gaspa, o baterista Thomas Pappon e o vocalista Nasi na primeira vez em que o grupo tocou ao vivo as duas músicas que gravaram, à distância, durante o período pandêmico, “Ainda Estamos Juntos” e “O Voluntário”. Mesmo entrando na sexta década de vida, seus integrantes mantém o pulso firme dos bons tempos, à exceção do vocalista, que parece menos dedicado ao retorno que os outros quatro, mas que fez um show melhor do que o que assistimos em 2019, quando o grupo tocou pela última vez, quando era curador do Centro Cultural São Paulo. E sempre que um evento desse porte acontece é uma oportunidade ótima para cruzar com diferentes ícones da cena paulistana de diversas épocas, todos vindo saudar o legado de uma banda única no rock brasileiro – além de Pappon ter revelado quem é o homenageado na música “O Homem Que Eu Amo” – quem foi, sabe.

Assista abaixo:  

O estreia de Bacuri, o novo disco dos Boogarins, ao vivo

Há duas semanas, os Boogarins oficializaram que seu disco novo estava pronto e que seria chamado de Bacuri, ameaçando soltá-lo a qualquer momento – e até agora nada. Enquanto não sabemos a data de lançamento do próximo álbum, os heróis da psicodelia do cerrado acabaram de anunciar que o show de lançamento de seu próximo álbum acontecerá no Cine Joia, no dia 6 de dezembro – e os ingressos já estão à venda neste link. Alguma dúvida que vai ser apoteótico?

Música nova do LCD Soundsystem!

Como quem não quer nada, o LCD Soundsystem de James Murphy soltou uma música inédita no programa Soup to Nuts da DJ e apresentadora inglesa Anu Ambasna na rádio online NTS. “X-Ray Eyes” é a segunda música que o grupo lança desde seu último álbum, American Dream, de 2017 – antes disso, a única música inédita foi “New Body Rhumba”, escrita para a adaptação para o cinema que o cineasta Noah Baumbach fez do romance de Don DeLillo Ruído Branco, em 2022. A nova faixa, que é melhor que a anterior, no entanto, não parece estar vinculada a nenhum novo projeto e, segundo a DJ, deve ser lançada em breve. Será que tem disco novo dos caras vindo aí? Escute a música nova do grupo nova-iorquino a partir do minuto 20 do programa abaixo:  

A guitarra indomável de Arto Lindsay

Corro dali pro centro de São Paulo pra participar da comemoração de um ano do Matiz, bar no terraço do Edifício Carlos Rusca, na Martins Fontes. Com um dos melhores equipamentos de som da cidade, o lugar tem seu foco nos drinks e na audição e eventualmente chama músicos para apresentações ao vivo, como foi o caso desta terça-feira de aniversário, quando contaram com Arto Lindsay em show solo na abertura, seguido do trio MTZ, liderado por um dos responsáveis da noite, Rodrigo Coelho, que assume o baixo e que iria receber Marina Lima, mas hoje sabemos porque ela não foi, sendo substituída por Fernanda Abreu. Não consegui ficar no segundo momento da noite, mas pude ver mais uma apresentação do americano-brasileiro Arto Lindsay, que novamente apenas com sua guitarra no wave, transformou o terraço do Matiz em uma câmara de ruídos elétricos, disparando microfonia, efeitos e seu toque frenético sobre composições próprias e até uma do sambista Batatinha. Surreal poder ver esta apresentação do ângulo que vi, entre uma pequena multidão de descolados modernos paulistanos e o horizonte cinza noturno de fachadas de prédio aparentemente sem alma, algo que casou bem com as frequências soltas disparadas pelo guitarrista noise.

Assista abaixo:  

Antonio Cicero (1945-2024)

Triste saber da morte de um dos nossos maiores nomes das letras, feliz por saber ter sido do jeito que ele planejou, como avisou em sua despedida:

“Queridos amigos,
Encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer.
Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem.
Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi.
Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia.
Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo.
Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação.
A convivência com vocês, meus amigos, era uma das coisas – senão a coisa – mais importante da minha vida. Hoje, do jeito em que me encontro, fico até com vergonha de reencontrá-los.
Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo.
Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade.
Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!”

Esse é imortal mesmo sem precisar de academia nenhuma. Fica entre nós.

Um Dia Um Show Salvou Minha Vida, com Bia Abramo

E a convidada desta semana do podcast Um Dia Um Show Salvou a Minha Vida, que faço ao lado do compadre Rodrigo Levino, é a mestra Bia Abramo. No programa, dedicado a celebrar a alegria que é assistir à música ao vivo, pedimos para à maior jornalista de música de sua geração para falar sobre os shows que foram importantes para sua formação – e no centro deste seu palco, Nick Cave.

Ouça abaixo:  

Saindo o CØMA

Estreia intensa do grupo CØMA nesta terça-feira no Centro da Terra. O grupo surgiu a partir do encontro da baterista Bianca Godoi com o guitarrista Guilherme Held – e este, que vinha ficando obcecado com sons pós-punk desde que descobriu uma playlist de pérolas obscuras e contemporânea do gênero nascido na virada dos anos 70 para os anos 80, passou essa obsessão para a nova amiga e com isso passaram a reunir músicos que pudessem expandir a ideia original. Assim, reuniram Otto Dardenne, Rubens Adati, Joana Bergman e Danilo Sansão para uma noite curta e intensa de baixos pulsantes, baterias febris e guitarras dissonantes, reunidos com teclas pontuais e as letras improvisadas e aparentemente nonsense (embora não sejam) proferidas pelo vocalista Otto. O grupo ainda contou com a participação das inusitadas taças do músico Tomas Gleiser, que toca no grupo Mustache e os Apaches, e por pouco menos de uma hora, induziram o público do teatro a um transe dissonante e metronômico. Só não pode deixar esse fogo morrer em uma única apresentação – que venham outras!

#comanocentrodaterra #coma #biancagodoi #guilhermeheld #centrodaterra2024 #trabalhosujo2024shows 233

CØMA: TAO

Mais uma atração que estreia no Centro da Terra, temos o prazer de receber nesta terça-feira a primeira apresentação do grupo CØMA, idealizado por Bianca Godoi e Guilherme Held a partir de uma playlist de pós-punk e disco-punk obscuro organizada pelo DJ brasileiro residente Alemanha chamado Cosmic Pulses. Os dois convidaram outros amigos músicos para encorpar essa apresentação e além de dividirem-se entre synths e programações, Bianca e Guilherme, que tocam bateria e guitarra respectivamente, chamaram Otto Dardenne para fazer os vocais, Rubens Adati para tocar baixo, Joana Bergman nos teclados e piano e Danilo Sansão, que vai fazer projeções enquanto toca. O espetáculo batizado de Tao marca o nascimento deste pequeno coletivo e começa pontualmente às 20h, além de já estar com ingressos à venda na bilheteria e no site do Centro da Terra.

#comanocentrodaterra #coma #biancagodoi #guilhermeheld #centrodaterra2024