O prisma de Roger Waters obscurecido por nuvens

, por Alexandre Matias

Mais um tijolo na reconstrução que Roger Waters está fazendo do disco mais clássico do Pink Floyd, que será lançado no próximo dia 6 de outubro. Em The Dark Side of the Moon Redux ele parte da premissa que o texto do disco do prisma é responsável por seu status histórico e recria as canções como se fossem poemas com bases sonoras. Nos dois maiores hits do disco (“Time” e “Money“, que ele escolheu para serem seus primeiros singles), Waters despiu quase por completo as canções de suas melodias, deixando apenas sua voz recitando as letras sobre bases sonoras etéreas que ecoam as músicas originais. Nesta sexta-feira, o ex-baixista do grupo lançou mais uma versão, recriando como um single duplo as faixas que abrem o disco original, “Speak to Me” e “Breathe”. No disco original, a primeira é uma colagem sonora de vários trechos que são tocados no decorrer do álbum, funcionando como uma rapsódia de introdução ao disco. Sem referir-se à sonoridade do disco de 1973, Waters prefere recitar uma faixa de outro disco que a banda gravou no ano anterior, “Free Four” do Obscured by Clouds. Trilha sonora composta às pressas enquanto o grupo viajava pelos Estados Unidos e Europa tocando Dark Side of the Moon antes de este ter sido lançado, Obscured by Clouds também carrega o tema do disco clássico em várias canções em que Waters filosofa sobre a existência. Assim, na nova versão de seu Redux, “Speak to Me” é uma versão falada de “Free Four”, que canta sobre “as lembranças do homem em sua idade avançada são os feitos de sua vida em seu auge” e que “a vida é um curto e quente momento e a morte é um longo e frio descanso”, para depois cair em “Breathe”, a primeira canção de fato do disco e também a primeira canção cantada por Waters – e não recitada – de seu novo projeto. Apesar da ótima lembrança à faixa do sempre esquecido Obscured… (um dos melhores discos do Floyd), é o single mais fraco até agora.

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