Loki

Hermeto Pascoal nunca vai morrer.

Chama acesa

Que maravilha o #chamafestival2025 neste sábado na Casa Rockambole. Tudo funcionou lindamente e juntos transformamos uma noite fria de sábado numa celebração festiva de uma parcela considerável comunidade musical paulistana em formação. Artistas e bandas que estão, em sua maioria, nos primeiros anos de carreira, mostraram serviço enquanto se divertiam e faziam sua arte. A Orfeu Menino tacou fogo no festival de cara, botou todo mundo pra dançar e os sopros de Lalá Santos acentuaram o groove do quinteto. Depois o Saravá encaixou-se bem com Ricardo Paes, do Naimaculada, e seu tom meio blues e soul funcionou lindamente com a melancolia pesada do trio. Em seguida, o grupo D’Artagnan Não Mora Mais Aqui trouxe seu noise pós-punk torto e melódico, em que o guitarrista do Nigéria Futebol Clube, Rodrigs, não teve dificuldade para entrar – e prometeu a vinda de seu primeiro álbum. A Monstro Bom trouxe seu indie pop com as intervenções eletrônicas do Lauiz e também falou da vinda de seu disco de estreia. A alternância entre palcos funcionou e todos conseguiam ver tudo, sem perder o show anterior ou o seguinte. O Tutu Naná derreteu todos com ruído e melodia e Karin Santa Rosa tornou-se quinta integrante do grupo. Mas ninguém estava preparado pro que o Gabiroto iria fazer: ele começou o show tendo suas mãos tatuadas no palco (enquanto cantava) e, depois de convidar Trash para a noite, abriu uma clareira no público para a entrada de uma garota pendurada no teto por num tecido, um cara de pernas de pau e bailarinas com, um verdadeiro circo freak. A noite terminou com duas doses pesadas de rock: a psicodelia do Applegate com o hard rock do Malvisto e a crueza do Ottopapi com a presença efusiva da estreante da Isabella Gil. Shows que deixaram todos extasiados e felizes, com a casa cheia pra ver nomes que sequer tinham ouvido falar. E assim a curiosidade vence a apatia. Missão cumprida!

#chamafestival2025 #gabiroto #trash #sarava #ricardopaes #orfeumenino #lalasantos #applegate #malvisto #tutunana #karinsantarosa #monstrobom #lauiz #dartagnannaomoramaisaqui #rodrigs #ottopapi #isabellagil #inferninhotrabalhosujo #aportamaldita #casarockambole #trabalhosujo2025shows 191 a 198

Ottopapi, D’Artagnan Não Mora Mais Aqui, Gabiroto, Orfeu Menino, Monstro Bom, Tutu Naná e Applegate são as atrações da primeira edição do Chama Festival, que tem como o intuito mostrar as novas bandas brasileiras que estão surgindo nesta década. Idealizado por mim e pelo Arthur Amaral (que criamos estes celeiros de talentos no Inferninho Trabalho Sujo e no Porta Maldita), o festival reúne oito bandas – que por sua cada uma delas recebe seus respectivos convidados: Ottopapi recebe Isabella Gil, D’Artagnan Não Mora Mais Aqui convidou o Rodrigs do Nigéria Futebol Clube, Gabiroto chamou o Trash, Orfeu Menino veio com a Lalá Santos, Monstro Bom trouxe o Lauiz, Tutu Naná convocou Karin Santa Rosa e Applegate acionou o Malvisto. O festival acontece no sábado dia 13 de setembro de 2025 a partir das 16h20 na Casa Rockambole. Os ingressos já estão à venda.

Como neste sábado teremos Chama Festival, em vez de fazer o Inferninho Trabalho Sujo focado em bandas novas, essa sexta viu dois – ou melhor, três! – veteranos da cena independente celebrar um ícone deste mesmo cenário no palco do Picles. A noite começou com a dupla Tatá Aeroplano e Luiz Thunderbird visitando o repertório de Júpiter Maçã em versão acústica – Aeroplano assumia os vocais, que eram acompanhados pelo de Thunder, ele tocando o violão que transformou o Picles num imenso sarau lisérgico, quando os dois tocaram vários clássicos de diferentes fases da carreira de Flavio Basso e convidaram Lucas Hanke, que encerraria o palco daquela sexta em seguida para dividir “Síndrome de Pânico” e encerrar sua participação com a derretida “As Tortas e as Cucas”.

Júpiter também esteve pairando sobre o show que Lucas Hanke e seu Cromatismo de Sensações fizeram em seguida. Bebendo da mesma psicodelia sessentista que a fase clássica de Júpiter Maçã, a banda gaúcha vagava naquele espaço mental entre a Jovem Guarda, a Beatlemania, a Swinging London, a esquina das ruas Haight e Ashbury, a saudosa Funhouse e, por que não?, o Parque da Redenção. Guiado pela guitarra de seu líder, a banda é um raio fulminante de lisergia elétrica e encerrou a noite puxando duas músicas com Tatá e Thunder na formação: a mesma “As Tortas e as Cucas” que a dupla encerrara o show anterior e a inevitável “Lugar do Caralho”, música que bem representa a vibe do Picles, que ferveu depois quando eu e Fran assumimos a pistinha…

#inferninhotrabalhosujo #lucashankeeocromatismodesensacoes #tataaeroplano #luizthunderbird #jupitermaca #picles #noitestrabalhosujo #trabalhosujo2025shows 189 e 190

Mais uma sexta-feira com Inferninho Trabalho Sujo no Picles! E às vésperas do Chama Festival teremos duas atrações veteranas para celebrar a importância da cena independente brasileira. A noite começa com o gaúcho Lucas Hanke e o Cromatismo de Sensações, que mescla o rock lisérgico com o indie pop deste século na sua estreia na festa, seguindo com a homenagem de dois ícones a um maior ainda, quando Tatá Aeroplano e Luiz Thunderbird se unem para celebrar o man Júpiter Maçã num tributo que já é histórico. Depois dos shows, que começam às 22h e vão até a meia-noite é a vez de retomar a pista do Picles ao lado da querida Francesca Ribeiro, fazendo todo mundo dançar até altas horas da madrugada. Os ingressos já estão à venda e quem chegar antes das 21h30 não paga pra entrar. Vamo que vai esquentar!

Ainda mais extremo

O fim de semana começou pesado com mais uma sessão do encontro entre Test e Deaf Kids mais uma vez no Sesc Avenida Paulista. Em noite ainda mais cheia que a anterior, as duas duplas mais uma vez engalfinharam no alinhamento ruidoso que as une no disco Sem Esperanças, jogando tanto para o lado do Test (com a velocidade de tirar o fôlego do baterista Barata e o peso da voz e da guitarra de João Kombi) quanto do Deaf Kids (em que a guitarra e a voz de Douglas Leal se misturam com efeitos sonoros e synths, enquanto Sarine expande o ritmo com doses precisas de percussão, por vezes acompanhado do próprio Douglas no atabaque). Mas os melhores momentos são quando as bandas se fundem numa coisa só, tanto seus bateristas embalando viagens de pura percussão, quanto os guitarristas erguendo uma parede intransponível de som. É nítido que eles estão abrindo a fórceps uma fronteira nova, entre o ruído de vanguarda, um rock industrial ainda mais elétrico com doses improváveis de percussão e o peso vultoso do metal que serviu como berço para os dois grupos – e ver isso acontecendo ao vivo ainda abre novas dimensões, imperceptíveis em disco. Extremo.

#test #deafkids #sescavenidapaulista #trabalhosujo2025shows 188

Inacreditável o encontro entre Test e Deaf Kids que aconteceu nesta quinta no Sesc Av. Paulista. Duas das principais forças do ruído extremo paulista há tempos jogam essa dobradinha, mas desde o ano passado se aproximaram ainda mais e, além de shows e turnês em conjunto, começaram a compor juntos um álbum que finalmente foi lançado esse mês – e que por enquanto está disponível apenas no Bandcamp. E por mais que Sem Esperanças seja um salto considerável na discografia dos dois grupos (além de um dos melhores discos brasileiros do ano), o encontro ao vivo dos dois abre outras dimensões de barulho e mostra que tentar rotulá-los como grindcore, thrash, noise ou vanguarda é limitar as fronteiras do ruído que eles apenas escancaram. Ao lançar o disco num Sesc, o grupo ainda pode trabalhar com condições de temperatura e pressão ideais e além de um equipamento de som e de luz de primeira, puderam contar com dois ases controlando as respectivas mesas – o implacável Berna reprocessando o som enquanto Mau Schramm improvisava camadas de cores a cada célula de som proposta pelos grupos. No palco, João Kombi do Test dividia a regência da avalanche de som com com Douglas Leal, usando sua guitarra e voz como quem doma uma tempestade invisível, enquanto o comparsa dos Deaf Kids trazia seus efeitos eletrônicos, vocais remixados e guitarra demolidora. No centro do palco, de frente um para o outro, os dois bateristas Sarine (do DK) e Barata (do Test) desviavam aquela nuvem de som para debaixo da terra, como se abrissem placas tectônicas marteladas à velocidade da luz. Ver o impacto sonoro niilista causado por aqueles quatro indivíduos no palco era como se assistíssemos a abertura de um portal interdimensional que nos levava a um vácuo de descrenças em que o som parece ser a única forma de contato com a própria existência, sempre a partir de seus extremos. Um atordoo de sentidos propício ao dia histórico que foi essa quinta-feira. “E amanhã é Bolsonaro na cadeia, caralho!”, desabafou Douglas no final de mais de uma hora de som. E nessa sexta-feira tem mais.

#test #deafkids #sescavenidapaulista #trabalhosujo2025shows 187

Às vésperas de despedir-se de seu terceiro disco em uma série de shows pelo Brasil, Ana Frango Elétrico lança o segundo single posterior ao lançamento do disco, que acaba funcionando como complemento ao álbum de 2023. Depois da deliciosa “A Sua Diversão” é a vez de ela registrar numa mesma música, as duas versões alheias que toca no show para além do repertório do álbum, quando visita a parceria de Eumir Deodato e João Donato via Marcos Valle, que convidou para participar de sua gravação para “Nâo Tem Nada Não”, que ela emenda com o hit grudento “Gipsy Woman” da hipnotizante Crystal Waters. Coisa fina, saca só: Continue

Sensação psicodélica da década passada, a francesa Melody Prochet revive seu Melody’s Echo Chamber com um sabor mais adocicado que as canções que compunha até há pouco tempo. Em parceria com o norte-americano Leon Michaels – que assina como El Michels Affair -, ela ressurge com a hipnótica “Daisy”, que ao mesmo tempo que ecoa de leve as vibes lisérgicas de seus trabalhos anteriores, prefere focar na tradição da chanson française e nos presenteia com uma pérola doce e solar.

Ouça abaixo: Continue

Leveza abstrata

Theo Ceccato criou o Pah! quase que instantaneamente. Nome que inventou para os dias que juntava-se com outros amigos para tocar o que desse na telha, transformou-se numa performance sonora em sua primeira apresentação que aconteceu na curadoria que o Mamãe Bar fez no Teatro de Arena no ano passado, quando reuniu todos os amigos que pode para uma longa jam noise de improviso que crescia ao redor do ataque batiza o experimento. Em sua segunda apresentação, nesta terça-feira no Centro da Terra, ele optou pelo extremo oposto e ao reunir-se apenas com seu compadre de Enorme Perda de Tempo Teo Serson, preferiu trabalhar no modo ambient estendido mostrando dois momentos de improviso em câmera lenta, com cada um dos dois pinçando notas em instrumentos diferentes, com bases de ruído pré-gravadas (a primeira com o repetitivo gongo que os relógios japoneses marcam a hora cheia, que o autor da noite sampleou de um filme do Ozu). Theo tocava uma guitarra distorcida aberta em dois acordes diferentes, um para cada momento da noite, trabalhando-a mais como um elemento de textura do que de melodia, esta ficava toda com o piano do outro Teo, tateando notas aleatórios que por vezes soavam como o arpeggio de um acorde e noutras uma melodia com notas fantasmas. Medindo a duração das duas apresentações, um filme que o próprio Theo fez no quintal de casa com um celular e uma lanterna, deixava o fluir da noite fechado e hermético, o que era reforçado na forma como os dois apareciam no palco: o guitarrista sempre na penumbra, o pianista sob um holofote seco. Mesmo sem parecer ou soar claustrofóbico, os dois nos conduziram rumo a uma leveza abstrata tão sem rumo quanto um sonho – ou um pesadelo.

#pahnocentrodaterra #pah #theoceccato #teoserson #centrodaterra #centrodaterra2025 #trabalhosujo2025shows 186