Trabalho Sujo - Home

Loki

stratusluna-bombaygroovy-centrodorock

Uma viagem progressiva a um passado psicodélico com duas bandas paulistanas, Stratus Luna e Bombay Groovy, em mais uma atração do Centro do Rock, neste domingo, no CCSP, às 18h, de graça (mais informações aqui).

Antes do Climão

climao

Nesta sexta, Letrux comemora o primeiro aniversário de seu disco de estreia no Cine Joia com a participação de Luedji Luna e eu discoteco antes do show. Vamos lá? Mais informações aqui.

Foto: Paola Alfamor (Divulgação)

Foto: Paola Alfamor (Divulgação)

O paraense Saulo Duarte vem guardando músicas que não irão para seu grupo A Unidade há quase uma década e no ano passado resolveu assumir sua carreira solo quando aceitou o convite que fiz para ser dono de uma temporada no Centro da Terra. Foram quatro shows e repertórios diferentes – um ao lado dos músicos João Leão e Victor Bluhm, outro com Josyara, Bruno Capinam, Igor Caracas e Giovani Cidreira, outro sozinho e um quarto, mágico, com Curumin e Russo Passapusso – que formaram a temporada Persigo São Paulo, inspirada por Itamar Assumpção, e que ajudaram a depurar estas canções, chegando a uma musicalidade específica, que não foge completamente do trabalho com sua banda, mas tem sua própria personalidade. Ele também expandiu ainda mais suas fronteiras musicais ao assumir o posto de guitarrista de duas bandas incríveis: a de Curumin e a de Anelis Assumpção. Batizado de Avante Delírio, o disco começa a ver a luz do dia com a faixa “Flor do Sonho”, parceria com o poeta cearense Daniel Medina, que ele lança em primeira mão no Trabalho Sujo.

O single dá dicas sobre o disco que vem por aí: além de solar e pra cima, Avante Delírio, também mistura gêneros musicais (o ijexá baiano e o carimbó paraense no mesmo groove) e foi calcado no violão de nylon, instrumento-cerne deste primeiro trabalho solo. Ele está prometido para o meio de agosto, foi coproduzido por Saulo, Curumin e Zé Nigro (que também é a banda-base do show) e a partir da semana que vem o trio embarca para a Europa, para uma breve turnê em que começa a mostrar esta nova faceta.

kalouv-giallos

O trio barulhento do ABC paulista Giallos e o quinteto instrumental pernambucano Kalouv são as atrações desta quinta-feira do Centro do Rock, 30 bandas tocando de graça no CCSP durante todo o mês de julho (mais informações aqui).

Foto: Jessica Dias (Divulgação)

Foto: Jessica Dias (Divulgação)

O grupo sergipano The Baggios começou os trabalhos de seu festejado disco mais recente, o pesado Brutown, lançando o single de “Saruê” no Trabalho Sujo, em 2016, e agora voltam ao site para encerrar o ciclo deste álbum com o clipe da mesma canção, que tem a participação de Jorge Du Peixe. “É uma música forte que traduz bastante o mundo doido que vivemos, e foi esse universo que quis descrever no disco. Justamente nesse clipe que chegamos mais próximo de retratar a Cidade Brutal”, me explica o vocalista e guitarrista da banda, Julio Andrade. “A ideia do clipe partiu de quando uma amiga me apresentou o filme paraibano O Matador de Ratos, de Arthur Lins. Logo de cara eu me identifiquei com ambiente sombrio do filme e associei ao clima do Brutown. Guardei a ideia até esse ano, quando colocamos em prática as ideias que tive de somar as imagens do filme com a banda tocando num ambiente similar . A música fala sobre os seres almas sebosas que habita esse plano, seja em forma de politico ou de cidadão, e no clipe existe um personagem que extermina os ratos-humanos, uma especie de anti-herói viciado em pesticida.”

“A cabeça vive fervilhando de ideias, desde o ano passado venho trabalhando em novas músicas e já planejava que gravaríamos um disco neste ano”, continua o vocalista. “A chegada do novo sempre nos anima, é massa pensar ‘o que o povo vai pensar desses sons?’, ‘o que podemos aprontar dessa vez?’ e é justamente esse momento que estamos vivendo. Estamos na gestação de um novo disco, e somos muito gratos por todo reconhecimento que o Brutown teve, e onde ele nos levou. Agora é hora de encarar o novo.”

Brutown também se encerra como um disco em um show no Sesc Pompeia, no dia 14 de julho (mais informações aqui), quando o grupo, que agora é um trio, mostra suas canções acompanhado de um naipe de metais. “Os metais nos acompanham desde o primeiro disco, em 2011 e todos os nossos discos têm metais, mas é raro conseguirmos circular com eles. Fizemos alguns shows pelo Brasil em 2014 nesse formato, mas estamos numa outra época, com outras músicas e acredito que sera ainda mais massa esse show no Pompeia. Traz um clima mais soul para nosso show e eu me amarro em soul.”

Sobre o próximo trabalho, Julio explica que é uma espécie de continuação de Brutown, embora seja “uma outra viagem, um outro conceito”. “É como se o ser cansasse do caos urbano e fosse em busca de sua nova natureza no mato, e essa busca naturalmente influencia na sonoridade das músicas.” O disco será lançado ainda este ano.

barbara-felipe

Começando a preparar seu quarto disco, batizado de Tuda, Bárbara Eugenia lança mais um single reforçando a vibe “Brasil Caribe Tropical Bahia Hippie Style” que determinou ao novo disco no início do ano, quando apresentou sua versão para “Sintonia”, de Moraes Moreira. “Confusão”, faixa em parceria com Felipe Cordeiro, e não só produziu a faixa, como fará durante seu próximo disco, como também dirigiu o clipe, reforçando a ideia que irá segurar ela mesma as rédeas do próximo trabalho, prometido para o segundo semestre. A faixa também mostra sua afeição em relação aos timbres eletrônicos, que devem dominar o disco, e que serão sublinhados pela nova aquisição de sua banda, a tecladista Cris Botarelli, que também toca e canta no Far from Alaska.

nomadeorquestra-centrodaterra

E o Centro da Terra inicia sua programação de julho com sessão dupla de uma das bandas instrumentais mais fortes da atual cena independente brasileira, quando recebe a apresentação da hidra de dez cabeças Nomade Orquestra, big band do ABC paulista que funde jazz, funk, groove, blues, reggae e músicas do mundo num show que não deixa ninguém parado. Recapitulando seus dois discos na íntegra, eles tomam conta da segunda e da terça neste início de mês em uma apresentação que antecipa as gravações de seu próximo álbum, embora não prometam nenhuma música nova. Conversei com o baterista Guilherme Nakata, sobre estas duas apresentações (mais informações aqui).

Como será a apresentação da Nômade Orquestra no Centro da Terra?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/nomade-orquestra-como-sera-a-apresentacao-da-nomade-orquestra-no-centro-da-terra

Muda muito fazer um show num teatro, com o público sentado e com todo o foco na banda?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/nomade-orquestra-muda-muito-fazer-um-show-num-teatro-publico-sentado-e-todo-o-foco-na-banda

O repertório é o mesmo dos shows atuais ou vocês estão fazendo uma adaptação para este outro formato?

https://soundcloud.com/trabalhosujo/nomade-orquestra-o-repertorio-e-o-mesmo-dos-shows-atuais

Vocês apresentarão músicas novas ou inéditas?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/nomade-orquestra-voces-apresentarao-musicas-novas-ou-ineditas

Qual o maior desafio de fazer uma apresentação neste formato?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/nomade-orquestra-qual-o-maior-desafio-de-fazer-uma-apresentacao-neste-formato

Indo pra Brasília

picnik2018

Chego neste fim de semana na minha terrinha pra conferir a edição deste ano do PicNik, que tem Curumin, Anelis Assumpção, Rakta, Garotas Suecas, Tulipa Ruiz e muito mais (mais informações aqui).

anelis-taurina

Anelis Assumpção apresenta nesta quinta-feira, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 21h, a versão ao vivo para seu ótimo Taurina, com uma banda que conta com Lelena Anhaia, Mau, Saulo Duarte, Ed Trombone, Thomas Harres e Zé Nigro. Vai ser sensacional (mais informações aqui)!

escapeism

Ex-líder do Make Up, Ian Svenonius apresenta seu novo álbum Escape-ism neste sábado e domingo no Centro Cultural São Paulo (mais informações aqui). No sábado, ele participa de um bate-papo com Antonio Bivar, autor do livro O Que É Punk?, que está ganhando nova edição com ilustrações de Kiko Dinucci, e Tina Ramos, uma das primeiras mulheres do movimento punk paulista, com mediação feita por Rodrigo Brandão (mais informações aqui). O bate-papo começa às 17h no sábado na Praça das Bibliotecas do CCSP e os shows acontecem na Sala Adoniran Barbosa (sábado às 19h e domingo às 18h). Vamos lá?

iansvenonious