Trabalho Sujo - Home

Loki

jimmorrison

Ah esses mundos paralelos que só o mashup consegue fazer pra você… Olha essa versão de “Paranoid” com os vocais de “Break on Through” publicado pelo Arnau Orengo Guardiola.

Que maravilha!

thurstonmoore2020-

Thurston Moore não para! Depois de desenterrar faixas com as bandas que o acompanharam na última década, o senhor microfonia segue ativo na na quarentena e lança uma faixa composta e gravada no período, o extenso número instrumental “Strawberry Moon”, uma peça para três guitarras gravada dois dias antes do eclipse lunar que acontece nesta sexta, quando a lua cheia ganha o nome que dá título à canção devido ao início da colheita de morangos no hemisfério norte. “Libere a energia para a mudança”, escreveu ao publicar o transe sônico.

Foto: Matheus L8

Foto: Matheus L8

Os baianos Giovani Cidreira e Mahal Pita, ex-BaianaSystem, se uniram em um novo projeto produzido pelo guitarrista dos Boogarins Benke Ferraz: Mano Mago mergulha na tradição da música baiana, mas por vias eletrônicas, toques e batuques recriados sinteticamente dando às canções dramáticas e épicas de Giovani uma nova paisagem musical, afrofuturista e sentimental, entre o pagodão, o R&B e o trap. Ficou bonito.

bomsaber-004

Meu convidado desta semana no programa Bom Saber é meu querido amigo, o grande Negro Leo, um dos artistas mais inquietos e instigantes da nova música brasileira. Maranhense deslocado para o Rio no início do século, mudou-se para São Paulo há três anos com sua companheira Ava Rocha e a filha Uma, estabelecendo uma carreira que começou a florescer ainda mais nesta nova cidade. Leo tem feito conexões internacionais e extramusicais, trabalhou como ator na Pretoperitamar, musical que celebrava os 70 anos de Itamar Assumpção, e finalmente prepara a chegada de seu próximo álbum, Desejo de Lacrar, que deve ser lançado em julho deste ano, após quase três anos de gestação, ao lado do baterista Sergito Machado, do baixista Fabio Sá e do tecladista Chicão. O disco seria lançado no final de março, mas a quarentena adiou ainda mais os planos e eu parto deste disco para falar sobre arte, quarentena, lives, São Paulo, política e outros assuntos que fluem nesse papo sempre franco e bem humorado com este jovem mestre.

O Bom Saber é meu programa semanal de entrevistas, atualizado todo sábado em meu canal do YouTube (assina lá!). Já conversei com o Bruno Torturra, a Roberta Martinelli e o Ian Black e quem colabora financeiramente com o meu trabalho (pergunte-me como no trabalhosujoporemail@gmail.com) assiste ao programa no dia do lançamento, no próprio sábado. Quem não paga, assiste na semana seguinte.

dark-3

A série alemã Dark anuncia sua terceira e última temporada para o final deste mês e a minha dica é reassistir as duas primeiras temporadas neste mês para que sua cabeça não funda de vez!

bomtomradio

E essa versão demo de “A Cidade”, gravada na versão pré-histórica da Nação Zumbi chamada Bom Tom Rádio? O grupo era formado por Chico Science, Jorge du Peixe e o produtor H.D. Mabuse. Entre o pós-punk e o hip hop oitentista, dava o recado com a música que depois se tornaria hit nos anos 90, mas com a vibe oitentista que adubou o caminho para o surgimento do mangue beat.

Que pérola.

dr-drumah

Essa foi uma dica do Ramiro, que escreveu o texto de apresentação da mixtape. Jorge Dubman, baterista e beat maker do grupo baiano de afro beat Ifá, assume sua persona Dr. Drumah para enfileirar samples, beats e trechos de músicas de todo o continente africano em uma sequência de faixas batizada de The Confinement Vol. 01: Africa, em que mistura sons da Nigéria, do Gana, da Etiópia e de outros países em um trip sônica de quarentena. Sente só:

waynecoyne2020

O grupo norte-americano Flaming Lips lança o primeiro single do ano, a bela e introspectiva “Flowers of Neptune 6”, uma balada composta por seu guitarrista Steven Drozd, cujo clipe flagra o líder e vocalista da banda Wayne Coyne, andando em sua bolha de isolamento social (hit da banda muito antes da pandemia nos assolar) por regiões desertas dos Estados Unidos, carregando a bandeira de seu país nos ombros quase com pesar. A vocalista Kacey Musgraves faz uma participação acompanhando o vocalista no refrão.

Mas Jaar?

jaar-telas

O produtor chileno-norte-americano Nicolas Jaar não para! Depois de lançar dois discos só esse ano, um sob o nome de Against All Logic bem no começo do ano e outro com seu próprio nome chamado de Cenizas há pouco mais de um mês, ele acaba de anunciar mais um álbum, chamado Telas. É um trabalho multimídia, desenvolvido com o produtor palestino Somnath Bhatt, com participações de Milena Punzi (no violoncelo), Susanna Gonzo (vocais), Anna Ippolito e Marzio Zorio (tocando instrumentos criados por eles) e masterizado por Heba Kadry, com um site desenvolvido pela designer inglesa Abeera Kamran. O projeto é dividido em quatro partes – “Telahora”, “Telencima”, “Telahumo” e “Telallás” – e estreará em julho, embora Jaar já tenha tocado a primeira faixa ao participar do programa de Bhatt na Radio Alhara. Além de falar mais sobre o trabalho, Jaar ainda mostrou outra música inédita, que não está neste disco, chamada “All One” em que ele toca flauta – o detalhe é que ele falou que não sabe tocar flauta! Felizmente, alguém gravou o programa e colocou online:

radiohead-king-of-limbs-live

Em mais um show colocado na íntegra no seu canal do YouTube devido ao período de quarentena, o grupo inglês Radiohead mostra uma versão de seu penúltimo disco, The King of Limbs, de 2011, gravada ao vivo em dezembro daquele ano. Gravada no estúdio Maida Vale em Londres com o produtor Nigel Godrich, a apresentação traz um segundo baterista com o grupo, além de um naipe de metais. E o repertório ainda inclui músicas que só vieram à tona após o disco ter sido lançado, como “The Daily Mail”, “Staircase”, e “Supercollider”. O vocalista Thom Yorke twittou sobre a apresentação, após lançá-la pela primeira vez online: “Transformar The King of Limbs em uma apresentação ao vivo e filmada era estranho e selvagem, não tínhamos certeza se daria certo. Graças à dedicação e comprometimento de todos, acabou sendo, para mim, uma das minhas experiências musicais favoritas.” É uma apresentação deslumbrante.

“Bloom”
“The Daily Mail”
“Feral”
“Little by Little”
“Codex”
“Separator”
“Lotus Flower”
“Staircase”
“Morning Mr Magpie”
“Give Up the Ghost”
“Supercollider”