Jornalismo

Maravilhoso o encontro entre Juçara Marçal e Thais Nicodemo que aconteceu nesta terça-feira no Centro da Terra. De frente uma pra outra, elas vinham em suas estações sonoras díspares: Juçara, além de cantar, soltava samples inusitados (sobrou até pro Hermeto!) e criava texturas eletrônicas estranhas, enquanto Thais, passeando por seu piano preparado, dava ao instrumento acústico timbres improváveis e tortos, além de ela mesma também cantar. Foi assim que atravessaram mais de uma hora no palco com seu espetáculo A Gente Se F* Bem Pra Caramba, usando canções para criar cápsulas de tempo para seguir o roteiro de cada música e desvirtuá-lo no percurso. Assim, a dupla abriu começou a noite com uma música da própria Juçara (“De Reis”, que ela escreveu para a peça Avenida Paulista, de Felipe Hirsch) e seguiu com músicas do Clima (“Isso É o Que Se Diz Irmão” em parceria com Guilherme Held, “Não Reparem”, esta com Juçara, e “Eu Não Duro” de seu primeiro disco solo), Rodrigo Campos (“Cavaquinho” e “Japonego”, outra parceria com Juçara), Brigitte Fontaine (“Il Se Passe des Choses”), Maria Beraldo (“Maria”), Manu Maltez (“Gasolina Cabaré”), Kau (“Merecedores”), Negro Leo (“Eu Lacrei”) e Kiko Dinucci (“Quem Te Come” e a música que dá título ao show, que encerrou a primeira parte da noite com o público sussurrando o mantra do refrão), além de “Hermética”, de Ava Rocha, que funciona como um bom exemplo da transposição da escritura original rumo à transcendência sonora criada a partir do atrito entre sons orgânicos e sintéticos. Um arraso musical que ainda pode contar com o chiaroscuro da luz de Olívia Munhoz como alicerce cênico.

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Satisfação poder receber o encontro de Juçara Marçal e Thais Nicodemo no palco do Centro da Terra nessa sexta-feira, quando unem forças musicais – Juçara com sua voz, synth e sampler, Thais no piano preparado – para passear por canções contemporâneas de autores como Eduardo Climachauska, Rodrigo Campos, Maria Beraldo, Brigitte Fontaine, Negro Leo, Kiko Dinucci, entre outros. No espetáculo A Gente Se F* Bem Pra Caramba elas ao mesmo tempo em que exploram o encontro dos timbres acústicos e eletrôncos que dominam, entre a canção e o improviso livre. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

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Fez-se Lux!

Fez-se Lux! Rosalía confirmou o lançamento do sucessor de seu Motomami nesta segunda, quando, ao mesmo tempo, fez uma contagem regressiva para anunciar o título e a capa do disco na Plaza del Callao no centro de Madri, na Espanha, e revelou essa mesma mensagem no Times Square, em Nova York, nos EUA. Na capa do disco, que será lançado no dia 7 de novembro, ela veste um véu de freira, reforçando a conotação religiosa do título, algo muito caro à sua formação, o que segue nos títulos das canções (como “Divinize”, “Mio Cristo” e “Dios Es Un Stalker”) e também no rótulo da versão do disco em CD (que traz duas citações: “Nenhuma mulher nunca quis ser Deus”, da poeta persa Rābiʼa al-ʼAdawiyya, e “O amor não é consolo, é luz”, da filósofa francesa Simone Weil). E logo em seguida pintou uma auréola no cabelo (o que deverá ser copiado por inúmeras fãs) e anunciou o nome das músicas e as participações do álbum, que incluem Björk, Yves Tumor, a portuguesa Carminho, a mexicana Yahritza, a estrela espanhola do flamenco Estrella Morente, a também conterrânea Silvia Pérez Cruz, o coral infantil da Escolania de Montserrat i Cor Cambra Palau de la Música Catalana e a Orquestra Sinfônica de Londres. O disco é dividido em quatro movimentos e conta com 15 faixas na versão em CD e 18 na versão em vinil, ambas já em pré-venda no site da cantora. E você achava que já tinha fechado sua lista de melhores discos de 2025…

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Cada semana uma nova surpresa – e depois de João Gomes e do encontro do Metá Metá com o Negro Leo, o Tiny Desk Brasil manda bem de novo e chama ninguém menos que o Periclão pra cantar em sua mesinha. O exaltassambista enfileira clássicos do samba contemporâneo como “Eu e Você Sempre”, “Melhor eu ir”, “Até que durou” “Jogo de Sedução” e “Gamei” e a gente fica pensando quem poderá ser o novo convidado.

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Hipnose coletiva

Uma viagem sem sair do lugar. Em uma hora cravada de som, Luciano Valério – apresentando-se como MNTH -, Juçara Marçal e Douglas Leal – com o codinome Yantra – levaram o público do Centro da Terra nesta segunda-feira a uma outra dimensão de sensibilidade, trazendo diferentes sentimentos e sensações sem precisar movimentar centímetros no palco. Cada um em seu canto, Juçara com sua voz transcendental e seus apetrechos de luxo, Valério com o synth em camadas de texturas e Douglas trocando flautas e batendo percussão criaram uma longa faixa de hipnose coletiva coberta pelas luzes bruxuleantes que Mau Schramm criava sobre os três, trabalhando tonalidades e sombras enquanto esculpia seu lazer pela lateral do palco a partir da fumaça que lentamente tomava a apresentação, mais uma noite incrível proporcionada pela maturidade do selo Desmonta, que está ocupando as segundas de outubro no teatro. Foi de arrepiar.

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E no domingo ainda deu pra pegar a parte final do show da Luedji Luna no Sesc Pompeia, também dentro da programação do Sesc Jazz ,que estava acontecendo na antiga Choperia da unidade. Não pude ver o encontro dela com a maravilhosa Alaíde Costa, que subiu para dividir algumas canções com ela no palco, mas deu gosto ver Luedji liderando uma banda da pesada, com naipe de metais e vocais de apoio dentro da programação de um dos melhores festivais de jazz do Brasil (ainda mais à luz dos discos que ela lançou esse ano, dando passos para além do neo-soul em que habitava). E ainda citando D’Angelo no finzinho… Foi demais.

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Outro delírio do Sesc Jazz nesse fim de semana foi a oportunidade de ver, mais uma vez, o impressionante grupo Aguidavi do Jêje, orquestra percussiva liderada pelo mestre Luizinho do Jêje que, regendo atabaques, chocalhos, tambores e outros instrumentos de couro com seu violão mântrico, transformou o teatro do Sesc Pompeia em uma enorme celebração do candomblé de tradição jêje mahi, diretamente do terreiro do Bogum, no bairro do Engenho Velho da Federação, de Salvador. É a terceira vez que vejo esse acontecimento musical e espiritual pessoalmente e sempre vem a sensação de limpeza total que o grupo provoca no público. Haja axé!

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E, do neida, olha quem ressurge. Aposto que você também gelou por um segundo você cogitou que o Primavera Sound ia voltar pra São Paulo ainda em 2025 e pensou num palavrão desacreditado com a quantidade de shows internacionais nesse fim de ano na cidade, mas logo suspirou aliviado ao perceber que ele agendou sua volta para dezembro do ano que vem. Que boa notícia! Que junto vem com outra boa nova, embora um pouco mais sutil: estamos fazendo planejamento para dezembro do ano que vem. Olha como conseguimos sair do abismo sem futuro em que estávamos há pouco mais de três anos…

Tempo Rei Roberto

Sábado tive o prazer de assistir a mais uma apresentação da turnê Tempo Rei de Gilberto Gil e, mesmo com o clima frio e uma chuvinha chata insistindo em cair (que felizmente só transformou-se em tempestade já de madrugada), o orixá ancestral da nossa música não deixou o pique cair em momento algum. Ele está mais disposto e mais desenvolto do que nos shows que vi no primeiro semestre e, embora mantendo exatamente o mesmo setlist, o roteiro do show e os arranjos das músicas, ele conseguia evoluí-las dentro de seu gingado, do toque de seu violão e de seu canto, a pura serenidade encarnada num velho baiano festeiro contagiou o público que lotou pela segunda noite no fim de semana o estádio do Palmeiras. E se na noite anterior, ele já havia surpreendido ao trazer Seu Jorge para São Paulo, ninguém podia imaginar que ele chamaria o próprio Roberto Carlos para sua festa de despedida dos grandes shows e o público boquiaberto pode acompanhar a inusitada dupla de astros dividindo “A Paz” pela segunda vez no repertório da turnê (a primeira veio quando chamou Marisa Monte pro show do Rio no início da excursão) e o acompanhou em sua “Além do Horizonte”, que Roberto, cheio dos toques, preferiu cantar sem usar termos negativos, invertendo o polo da letra quase como uma mania pessoal (mas sem deixar que isso estragasse o sábado histórico). Tempo Rei mesmo! Um encontro majestático que deixa interrogações sobre a presença de medalhões da nossa música que ainda não estiveram neste palco, como Maria Bethania, Miton Nascimento e, esse é óbvio e tem que acontecer, Jorge Ben. Ou falta mais alguém?

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Enquanto isso, nos Estados Unidos, Lorde convocava a própria Charli XCX pro seu show em Los Angeles no sábado pra ver se conseguia manter a chama da novidade que seu novo disco traria pra desbravar todo o semestre… E apelando pra “Girl, So Confusing”, claro.

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