Cmaj7
She’s back from Amsterdam
Fmaj7 Cmaj7
And I think the journey did her well
Cmaj7
Her face has lost it’s touch
Fmaj7 Cmaj7
The tell tale signs of loneliness inside
Fmaj7
But I love her still
Cmaj7
And need her company still more
Fmaj7 Cmaj7
Come down, come down once more
Fmaj7 Cmaj7
And I do believe, the journey, did her well
Cmaj7
She says she fell in love
Fmaj7 Cmaj7
With men who knew the way to treat a lady
Fmaj7
Her life has settled for the best of things
Cmaj7
That I couldn’t give her
Fmaj7 Cmaj7
And it’s not her fault, she’s not the one to blame
Fmaj7 Cmaj7
Come down, come down, come down once more
Fmaj7 Cmaj7
And I do believe the journey did her well
Fmaj7 Cmaj7
Yes I do believe the journey did her well.
É, pelo jeito, Vida Fodona Soundsystem vai rolar por algum tempo… Alguém grila?
Massive Attack – “Inertia Creeps”
Beastie Boys – “Car Thief”
Céu – “Cangote”
Academia da Berlinda – “Brega Francês”
Nick Drake – “Hazey Jane I (Rare Acoustic Version)”
Blur – “Tracy Jacks (demo)”
Caetano Veloso – “Outras Palavras”
Jorge Ben – “Eu Vou Torcer”
João Gilberto – “É Luxo Só”
Zombies – “Friends of Mine”
Of Montreal – “Jimmy”
Lou Reed e John Cale – “Nobody But You”
Delgados – “Everything Goes Around The Water”
Whitest Boy Alive – “Timebomb”
Rapture – “The Devil”
Spoon – “Don’t Make Me a Target”
Eugenius – “On the Breeze”
Pistoleiros – “Se Eu Tivesse um Walkman”
Júpiter Maçã – “As Tortas e as Cucas”‘
Songs for Drella – A Fiction foi o réquiem que Lou Reed e John Cale compuseram em 1990 para a passagem de Andy Warhol pro outro lado. Os dois não tocavam juntos desde o lendário concerto no Bataclan parisiense, em 1972, e resolveram deixar as desavenças de lado pra pagar tributo pro sujeito que bancou o Velvet Underground – lançando oficialmente suas carreiras (quer dizer, Cale já tinha história nas costas) O resultado é uma obra-prima e uma aula, um disco muito além da média do pra lá de medíocre ano em que foi lançado, composta apenas ao piano, viola e guitarra. O disco virou um vídeo na época e eu colei ele tá todo aí embaixo (as letras tão aqui).
“Small Town”
“Open House”
“Style it Takes”
“Work”
“Trouble with Classicists”
“Starlight”
“Faces and Names”
“Images”
“Slip Away (A Warning)”
“It Wasn’t Me”
“I Believe”
“Nobody But You”
“A Dream”
“Forever Changed”
“Hello It’s Me”
John Cale
Sesc Vila Mariana (São Paulo)
Quinta-feira, 9 de dezembro de 1999
Foi só ele entrar no palco e todos se calaram. Parecia aquele velho professor de história que tomou alguma coisa no passado e até hoje não conseguiu voltar ao normal, dando aulas tão extravagantes quanto divertidas. Surgiu no palco com um blaser marrom sobre uma camiseta preta, calça marrom escuro, calçando um par de tênis escandalosamente vermelhos. Os comentários logo começaram a ser sussurrados, como se aquele professor de história tivesse vindo com um sapato de cada cor.
No palco, um piano de cauda, um violão no pedestal, três banquinhos, um com um pequeno teclado antigo em cima e uma mesa com samplers. Primeiro Cale pegou o violão e cantou duas músicas novas, sem apresentá-las ao público. Não precisava. Ao violão, Cale se permite ao desleixo – impensável ao piano – e a ênfase da apresentação fica por conta de sua interpretação. Sua voz parece sequer precisar de microfone, ela invade o ambiente num misto de tédio e fúria e agarra o espectador à força. Do berro ao sussurro, o maestro galês passa de músico erudito contemporâneo a velho punk em questão de segundos, entre um verso e outro.
Ele vai ao piano, seu instrumento de origem. Do mesmo jeito que acariciava e esmurrava o violão, ele é Jeckyll e Hyde em frente ao piano, mas ao contrário do outro instrumento, aqui ele sabe tudo. Interessante perceber como suas mãos acabam servindo de metáfora para si mesmo: enquanto os polegares e indicadores são incisivos, assinalando a repetição de acordes com força e violência, os outros três dedos floreiam arpegios nos espaços vazios, quase um tique de músico erudito.
Ao piano, canta dois poemas de Dylan Thomas e entra em seus clássicos. Eles surgem um atrás do outro: primeiro uma versão fria para “Child’s Christmas in Wales” seguida de uma imponente “Chinese Envoy”. “Essa é uma canção para Drella”, ele anuncia antes de entrar na bela “Style it Takes”, composta ao lado de Lou Reed no disco Songs for Drella, de 89, homenagem ao padrinho do Velvet Underground, Andy Warhol.
Volta ao violão, desta vez com “Leaving it Up to You”, tocada com míseros dois acordes. “Essa música é sobre dois caras que se apaixonam na cadeia”, brinca com o público, “na verdade é a minha versão para o filme The Ballad of Cable Hogue, um filme de Sam Peckinpah” e entra em “Cable Hogue”, do subestimado Helen of Troy, de 75.
“A Dream” dá início ao único deslize do show: a entrada de Adam Dormblum. Ele senta-se na mesa de samplers ao lado do pequeno teclado vermelho de Cale e começa a disparar ruídos eletrônicos e pedaços de música. Até aí tudo bem, o problema é que a noção de modernidade eletrônica de Dormblum ficou parada no 1994 de Dummy, do Portishead.
Mas a presença de Adam incomodava menos quando o velho Velvet abria a boca. Em suas incursões ao lado do único músico convidado do show, Cale deixava de cantar para apenas contar histórias. Começa com a já citada “A Dream”, também de Songs for Drella, onde Cale encarna um Warhol no meio de um sonho, reclamando, às vésperas da própria morte, dos amigos que o deixaram de lado – incluindo aí Cale e Reed, citados nominalmente. “Gun” – “uma música sobre uma dupla de detetives” – perde toda força e transforma-se numa peça tensa que preenche todo o teatro do Sesc – uma excelente casa de shows, diga-se de passagem. Cale não parece ter envelhecido, ele parece ser exatamente o que sempre foi. Ou melhor: ele sempre foi velho, mesmo aos 20 anos. Natural que envelhecesse com classe.
De novo ao piano, ele rendeu “Chasing Ghosts” antes de entrar em sua parceira com Brian Eno, Cordoba. “Quando estava gravando o disco Wrong Way Up com Brian Eno, às vezes não tínhamos idéias para as letras. Então entrávamos na enorme biblioteca de Brian e ficávamos passeando pelos livros. Até que encontrei um livro de exercícios de inglês para quem fala espanhol. Essa letra era o Exercise 24 do livro, cujo nome íamos manter. Mas aí eu vi uma matéria sobre um terrorista espanhol chamado Cordoba e batizei-a com este nome”. Depois de “Cordoba”, ele volta aos anos 70 – “essa é do Elvis Presley” – em sua personalíssima versão para “Heartbreak Hotel”, que perdeu os toques de soul music da versão do disco Slow Dazzle, de 75, e aparecia sóbria. Fechando o show, ele atacou “Fear is the Man’s Best Friend”, transformando o teclado piano num instrumento de percussão e destruindo a própria garganta de tanto berrar. Aplaudido de pé, voltou para o último número: uma versão para “Hallellujah”, de Leonard Cohen. Cale se despediu com um sorriso nos lábios. Um acústico e individual, mas com tanta energia e vigor quanto o outro melhor show deste ano, o dos Chemical Brtohers