Energia positiva ao cubo

, por Alexandre Matias

Se o show do Alto da Maravilha passar perto de você, não pense duas vezes: vá. O acontecimento que é o encontro do segundo disco solo de Russo Passapusso com a triunfal volta da dupla Antonio Carlos e Jocafi já havia causado abalos sísmicos emocionados ao ser capturado em disco num dos registros mais impressionantes do ano passado, mas ganha outra camada no palco. A começar pela banda, que era capitaneada pelo trio de produtores do disco, todos lá: Curumin na bateria, Lucas Martins no baixo e Zé Nigro nos teclados e synths. Ao redor dos três, o ás da guitarra Saulo Duarte, uma dupla de metais de tirar o fôlego – Edy Trombone e Estefane Santos -, a percussionista Loiá Fernandes e o maestro Ubiratan Marques (da Orquestra Afrosinfônica) no teclado elétrico. Só essa banda era o suficiente para fazer qualquer casa cair.

Mas à frente desta vinha esse trio maravilhoso e, não menos importante, alto astral. O encontro de Russo Passapusso com seus mestres Antonio Carlos e Jocafi é uma injeção de otimismo mútua e as três partes são imediatamente contagiadas por essa força conjunta, uma vibração positiva que espalhou-se pelo teatro do Sesc Pinheiros como rastilho de pólvora e antes que a primeira música, “Aperta o Pé”, terminasse o público já estava de pé sacudindo os quadris e batendo palmas sem que nenhum dos três chamasse por isso. O cenário espertamente coloca os três em uma mesa de bar, sublinhando a naturalidade do encontro ao mesmo tempo que funciona como base para a dupla que, só de carreira, tem mais de meio século: Antonio Carlos está com 85 anos e Jocafi com 79. Mas a idade não é um problema para os dois que constantemente levantam-se da mesa para cantar e dançar junto ao público.

À frente dos dois, feliz feito pinto no lixo, está Russo Passapusso. O carisma e empolgação do vocalista do BaianaSystem talvez sejam suas principais características no palco, mas ao lado dos ídolos, elas se potencializam ao cubo. E Russo, completamente extasiado ao colocar suas canções em movimento, transmite essa energia para os outros no palco e para todo o público, funcionando como norte emocional de toda a noite. E não bastassem suas qualidades de showman, ele esmerilha na condução da meteorologia sentimental da noite, regendo todo o Sesc Pinheiros para o lado que lhe interessa – por vezes, deixa todos em ponto de bala, por outras, aciona a melancolia ou deixa a doçura tomar conta, mostrando como, não bastasse tudo isso, ele ainda é um cantor emocionante e um compositor preciso. E ainda estica o tapete vermelho não só para a dupla de veteranos como para cada um dos músicos da banda – todos têm seu momento para brilhar sozinhos. Ele mal cumprimentou formalmente o público, mas estava em constante comunicação, explicando cada detalhe daquele encontro – e frisando a conexão entre o urbano e o sertanejo como duas matrizes baianas importante tanto para sua própria formação musical como a de seus convidados.

E assim passeamos não só pelo acachapante repertório do disco Alto da Maravilha (“Mirê Mirê” composta com Gilberto Gil, “Pitanga”, “Catendê” e minhas favoritas “Vapor de Cachoeira” e “Veneno”) como canções das duas metades desse encontro (“Você Abusou” e “Kabaluerê”, da dupla de baianos, e músicas do primeiro disco de Russo). Entre estas “Paraquedas” foi a escolhida para encerrar a noite, que não teve bis, e estendeu-se por quase quinze minutos, quando Russo guiou a todos por uma versão inacreditável de seu primeiro single, fechando, mentalmente, um ciclo pessoal. Veio, viu e venceu – pra nossa felicidade. Um dos shows mais impactantes que vi nos últimos anos – e que tem que rodar o Brasil inteiro. É a dose de energia positiva que 2023 precisa para seguir seu árduo caminho pela frente.

Assista aqui.

Tags: , ,