E essa versão em espanhol pra “Common People” do Pulp?

, por Alexandre Matias

Transcorria da primeira aula do curso que estou dando sobre música brasileiro rumo à festa que discotequei no sábado, quando o compadre Fábio “Mumu” Bianchini me lança um link pelo Whatsapp enquanto ele mesmo estava a caminho do show do Paulinho da Viola, na distante Florianópolis. “Tu já ouviu ISSO AQUI?”, perguntava no mesmo balão em que linkava a versão que a espanhola Jornada B. havia feito para “Common People” do Pulp. Filha de atores – da espanhola Blanca Oteyza e do argentino Miguel Ángel Solá -, a jovem nascida em Madrid lançou-se em carreira solo no ano passado, com o disco Tú Y Cuántos Más, e aos poucos prepara o segundo álbum, precedido justamente por essa inacreditável versão do hino britpop para o idioma latino. Não bastasse isso, o clipe é uma maravilha, dá uma sacada aí embaixo:

A conexão desta música com a península ibérica não é propriamente novidade, a própria origem da música original tem raízes na irresistível “Los Amantes“, que o trio espanhol tecnopop Mecano lançou em 1988 e a construção melódica das duas músicas é idêntica. Saca só:

Fora que o grupo indie de Barcelona Manel já havia gravado uma versão em catalão para a mesma música há quase quinze anos, quando a transformou em “La Gent Normal“, que também é muito boa:

Mas essa da Jordana pede pra ser ouvida numa pistinha…

Tags: , , , ,