A grande volta do Rec Beat

, por Alexandre Matias


(Foto: Ariel Martini)

O tradicional festival pernambucano Rec Beat volta ao carnaval recifense depois de anos longe de seu ninho, no Cais da Alfândega. É a vigésima sétima edição do festival, que acontece gratuitamente durante o Carnaval, e é a primeira realizada após a pandemia. O festival pernambucano, como todos os outros, se virou de outras formas neste período, fazendo versões online e expandindo a marca por outras fronteiras e o Rec Beat começou o ano acontecendo em Salvador, onde realizou sua primeira volta aos eventos presenciais em janeiro deste ano, e agora no carnaval de 2023, volta ao seu berço num evento que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, com mais de vinte atrações nacionais e internacionais. E antes de anunciar todas as atrações brasileiras, o festival mostra quem são os gringos que trará para o Recife, divulgandos em primeira mão aqui no Trabalho Sujo.

Leia abaixo.

“O Rec-Beat é um dos festivais mais longevos entre os festivais brasileiros, conseguimos nos posicionar ao longo do tempo entre os mais importantes festivais do país, com reconhecimento nacional e internacional, um espaço democrático, diverso e libertário, que mesmo com quase trinta anos consegue manter um constante frescor, onde circulam desde novos nomes a ícones da nossa música”, explica Antonio Gutierrez, o Gutie, idealizador e diretor do festival. “A gratuidade, que é uma das características do Rec Beat mais difícil de manter, e a mais importante, torna o festival inclusivo, que recebe um público massivo de todas as camadas sociais, principalmente periférico. Me orgulha dizer que o Rec-Beat é um espaço de encontros e de celebração da música”.

E assim, o festival recebe nomes de fora do país mas de outras fronteiras, como a cantora Djely Tapa, do Mali, que aproxima o griot da música eletrônica, o flautista Simon Winsé, que vem de Burkina Faso e mistura a música tradicional de seu povoado, ao blues e ao jazz, o congolês Kizaba, que mescla o soukous de seu país ao afrobeat e a música eletrônica, a dupla paraguaia Purahéi Soul, que funde canções folclóricas da América Latina com instrumentação elétrica, e a dupla inglesa O., que mistura dub com jazz e hip hop a partir da formação sax e bateria. Além destes artistas, o Rec Beat deste ano já confirmou as presenças do multiartista cearense Getúlio Abelha, da MC carioca Deize Tigrona e do produtor paulistano Mu540.

Outras atrações serão anunciadas em breve…

Tags: , , , , , , , , , ,