A mídia, os artistas, o medo e o silêncio, por João Paulo Cuenca

rio-outubro-2013

JP Cuenca postou no Facebook, mas achei importante reforçar seu nome aos bois:

Você, articulista de jornal, rádio e tv, que ajudou a criminalizar os protestos e abriu espaço para a porrada da polícia no povo: a culpa é sua.

Você, editor preguiçoso, que jamais contou o número de manifestantes feridos, mas sim o número de cacos de vidro no chão: a culpa é sua.

Você, repórter, que fechou uma matéria sem ouvir nem sequer um manifestante, comprando a versão da PM como fato depois de décadas de assassinato e abuso: a culpa é sua.

Você, profissional liberal com voz na sociedade, que prefere não emitir nenhuma opinião porque tem medo de perder o emprego, o contato, a boquinha ou a pulserinha na área VIP: a culpa é sua.

Você, indigente intelectual militante de “esquerda”, que se cala para manter seus negócios, conchavos ou empreguinhos no governo Dilma ou Cabral: a culpa é sua.

Você, escritor, cineasta, diretor de teatro, ator, artista plástico, que se cala com medo de queimar seu filme para os próximos editais, prêmios, bolsas e regadores de mão oferecidos pelas três esferas de poder estatal: a culpa e sua.

Chegou o futuro: somos todos políticos agora. o silêncio é a sua mão suja.

É um bom ponto. (A foto que abre o post foi twittada pelo Rafucko.)

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Andre disse:

    O nome desta foto deveria ser:
    O medo que o Estado tem da educação

  2. Ash disse:

    Pena que o Ruy Castro não vai ler isso.

  3. Victor disse:

    Vão trabalhar, seus desocupados. Abs

  4. marcos disse:

    e o cuenca cadê o mea culpa dele que na globonews, com medo de perder o salário, não aponta pra globo e seus inúmeros problemas e manipulações da opinião? (agora ele mesmo faz parte disso).

    a sina disso é ‘postou no facebook’. todo mundo que tem mais canais de acesso do que a galera na rua só fala no facebook e faz tuitaço. quero ver deixar a vaidade e a pose blasé de lado.

    • Paulo Rená disse:

      Você tem acompanhado as falas dele na GloboNews sobre as manifestações?

      • JP Cuenca disse:

        sempre que tenho espaço, falo. é só acompanhar. e nunca me censuraram. não é você que vai fazer isso, marcos.

        e ao outro anônimo imbecil aí embaixo: não me demitiram, não. se quiserem, vocês podem começar uma campanha…

  5. Dwarf disse:

    Para os professores, meu apoio e tristeza pelo “rebote” da violencia que estao encarando, injustamente. Quanto ao resto do post discordo.

    Pois, e’, voce militante de esquerda e/ou que ganha edital e esta’ se calando, nao esta’ fazendo a sua parte no trato/teatro, nao esta’ criticando as agressoes sofridas (provocadas) pela mesma turma militante de esquerda e que ganha edital, capiles e cia, e que afastou a massa das ruas, exatamente como queriam os governos que distribuem as benesses citadas.

  6. Carlos disse:

    Que foi, Cuenca? Te demitiram?

  7. Angelo Capozzoli disse:

    Post perfeito.

  8. Aline disse:

    O maior problema que temos é o fato do brasil ter que lutar contra o brasileiro.

    Preciso fazer força todos os dias para não me convencer que o Brasil tem o governo que merece.

    Todo mundo reclama, reclama, reclama… mas se alguém faz algo para lutar contra o sistema, o brasileiro é o primeiro a cair matando.

    Tudo bem, a globo te mostrou vidros de bancos quebrados e ignorou pessoas agredidas. Isso todo mundo viu. Dwarf, reflita que tipo de ser humano você é e defenda sua posição por ela mesma – pare de atacar quem tenta lutar.

    Sim, a globo reforça que bbs, anonymous e capile afastaram as pessoas das ruas. Você realmente acredita que milhões de brasileiros iriam deixar suas vidas (todos os dias) durante meses a fio, caso não existissem bbs, anonymous ou capilé (seja lá porque diabos citam o capilé nisso)? Basta ver o histórico de cultura de protesto que o brasil tem para responder isso.

    JP Cuenca. Você como civil tem as mesmas obrigações e os mesmos direitos que qualquer outro civil brasileiro tem. Sua obrigação de lutar não é menor que a minha. A nossa diferença é que você tem voz e eu não. Sem transferir minhas responsabilidades à você: pelo amor de Deus, continue ignorando estas críticas sem pé nem cabeça e continue falando o que sempre fala no studioi. Você é o único que faz isso por nós.

    Amém.

  9. Fábio da Costa Leite disse:

    O que há de mais sórdido em tudo isso é que quase ninguém levanta a voz, e quando alguém fala ou escreve, tentamos desacreditar tal pessoa. Para mim, o Cuenca está aproveitando inteligentemente o espaço que lhe é concedido. Se cada um de nós fizer o mesmo, até um pequeno comentário favorável a quem, assim como nós, identifica os verdadeiros inimigos do povo brasileiro, essa raça ordinária de corruptos, oportunistas e gananciosos; assassinos de toda e qualquer esperança nas gerações para manter sua fábrica de escravos consumidores retardados e ignorantes, então, pode ser que um dia nosso murmúrio se torne um grito e eles não suportem mais. Quem sabe assim, saiam do nosso país e nos deixem crescer em paz. – Parabéns, JP Cuenca. Sou-lhe completamente solidário e concordo com sua manifestação.

  10. Ma Eduarda disse:

    Criminalizo todas as manifestações pela estúpida falta de foco! Os professores, despreparados e incompetentes, nos abandonaram justamene às vesperas de Enem e vestibular! Peçam demissão já, se estão infeliz! E vc, Cuenca, assuma sua mediucridade e se empenhe em nos nformar sobre as falhas no PROUNI, no sistema de cotas, no Programa Luz para todos, nas 1.500 obras estrututurais cheias de problemas… no incentivo que voces ganharam pra participar da Bienal alemã, búúúúuú´voce nao me representa cara!! To cheia de anarquistas e maconheiros quebrando vidraças e impedindo nosso direto de ir e vir! Temos que aprender a votar issso sim! Mas a cabeça da maioria está tão atordoada de po e maconha que nao sabem diferenciar “josta” de “melda”! Portanto cara, sua hipocrisia me enoja!!!