Trabalho Sujo - Home

Video

Como se fosse 1995

pavement1995

O Pavement preparava-se para fazer mais shows este ano – a princípio nas duas edições, a lusitana e a catalã, do festival Primavera -, mas, como todos os artistas, teve que segurar as pontas, cancelar os shows e repensar seu futuro próximo. E como 1995 marca o 25° aniversário de seu clássico Wowee Zowee, sua gravadora Matador inventou um item colecionável para atiçar os ímpetos consumistas de seus fãs e criou um compacto em vinil em formato de balão – como o nome do grupo originalmente aparece no disco – reproduzindo a pintura da capa em um picture disc que traz duas músicas que ficaram de fora do álbum, “Sensitive Euro Man” e “Brink of the Clouds/Candylad”. As duas faixas já haviam sido reveladas quando o grupo revisitou o álbum na edição Sordid Sentinels em 2006, mas este formato é uma novidade para o grupo:

woweezowee-2020

O disco já está à venda no site da gravadora Matador – e tem edição limitada.

angel-olsen-kexp

A Carol e o Juliano me avisaram que a rádio KEXP publicou há pouco o show que Angel Olsen gravou em seu estúdio em dezembro do ano passado, mostrando, com cordas e tudo, músicas do deslumbrante All Mirrors, o melhor disco de 2019. É pra aquecer o coração de qualquer um, prepare o lenço.

Que mulher!

“All Mirrors”
“Spring”
“Lark”
“Chance”

rita-lee-saude

Nossa Senhora do Rock Brasileiro deu notícias neste sábado de aleluia: Rita Lee, que cada vez tem se tornado mais reclusa, usou seu Instagram para dar uma mensagem de otimismo e pra mostrar que, apesar de tudo, ela está ótima, cantando a clássica “Saúde” acompanhada do marido Roberto de Carvalho.

“Enquanto estou viva e cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz” – esse “talvez” é pura modéstia, diz aí…

edobrien2020

O primeiro disco solo do guitarrista do Radiohead Ed O’Brien, Earth, sai na próxima sexta e ele mostra mais uma nova faixa, o belo dueto “Cloak of the Night”, faixa que encerra o disco e que foi gravada ao lado de Laura Marling. Ed já havia mostrado outras três faixas anteriormente, além de ter declarado que pegou o coronavírus.

Simples e bonita.

Um disco em casa

meno2020

O multiinstrumentista Meno Del Picchia usou o confinamento que nos isolou em quarentena durante essa epidemia como processo criativo e decidiu gravar um disco sozinho em casa. “Bora enfrentar essa loucura que não tem outro jeito”, ele me escreve. “Resolvi que é tudo orgânico, sem metrônomo, instrumentos elétricos ou eletrônicos. Só eu, bem vazio – voz, violão, piano, baixo acústico – e a casa. Resolvi também que vou lançar do jeito mais orgânico possível – clipes caseiros no Instagram e YouTube primeiro e depois só o áudio no Bandcamp pra quem quiser baixar e ouvir em casa. Minha casa agora é esse disco, esse disco é minha casa.” A primeira música chama-se “Pele de Água”, que também batiza o disco, e ele lança aqui no Trabalho Sujo.

bacoexu2020

Baco Exu do Blues instigou os fãs mais cedo nesta quinta no Instagram para ver se eles queriam ouvir música nova – e é claro que ele sabia a resposta, liberando a pesada “Mate Todos Eles”, faixa-bônus do EP Não Tem Bacanal Na Quarentena, que ele lançou há pouco tempo. E como o título entrega, ele atira pra todo lado:

thenational2020

O grupo norte-americano The National estava preparando o lançamento da edição de aniversário de dez anos de seu disco de 2010 High Violet e pretendia começar a aquecer a expectativa do público lançando online o registro que os documentaristas D.A. Pennebaker e Chris Hegedus fizeram do show que o grupo fez para lançar o disco na suntuosa Brooklyn Academy of Music, em Nova York, quando a pandemia obrigou todo mundo a mudar seus planos uma vez que apresentações ao vivo tinham sido riscadas da programação do planeta. Aproveitando o material que tinha na agulha, o grupo lançou o show de 2010 na última segunda de março e estabeleceu o dia da semana como o dia do lançamento das íntegras de seus shows em seu canal no YouTube.

A sacada do grupo foi participar da primeira transmissão, fazendo os fãs do grupo assistirem ao show na hora em que ele é lançado, pois seus integrantes estariam online em suas casas comentando o show em tempo real. Batizaram o evento de An Exciting Communal Event e toda segunda, às 18h, eles comentam apresentações ao vivo de outras fases da banda. Baita ideia – simples e eficaz.

Como se não bastasse isso, o grupo ainda anunciou que reverteria todo o lucro de sua loja online para os doze integrantes de sua equipe ao vivo. “Nossa equipe é a alma das nossas turnês e se tornou uma família ao longo dos muitos anos em que trabalhamos juntos”, explicou o grupo em um anúncio. Belo gesto, ainda mais que a própria edição de dez anos do High Violet (que já está em pré-venda) também entra nesta conta. Muito bem.

angel-olsen-chromatics

O dono dos Chromatics, o produtor Johnny Jewel, foi convidado para remixar a faixa-título do melhor álbum do ano passado, All Mirrors, de Angel Olsen, mas embora este encontro onírico pudesse nos levar para um lado doce e anestesiado (afinal, o ponto de contato entre os dois artistas é o clima da série Twin Peeaks), mas ele estranhamente a transporta para um outro lugar, uma pista de dança em que o soul dos anos 80 encontra o maximalismo do fim da primeira década do século – e o que parece desconfortável à primeira audição ganha camadas de sutilezas à medida em que nos acostumamos com o remix, uma jóia.

domesticated

Depois de casar (com a DJ Amandine de la Richardière) e ter filhos durante a década passada, o produtor francês Sébastien Tellier tem repensado bastante sua carreira e ao anunciar o novo álbum Domesticated com seu primeiro single, “Domestic Tasks”, deixa claro o quanto a vida do lar afetou sua estética, optando por uma toada mais tranquila e, por que não, caseira. Um bom tom para esta era quarentenada que vivemos.

O disco já está em pré-venda e sai no final de maio.

angelolsen

Como a maioria dos músicos durante esta quarentena, Angel Olsen resolveu experimentar – e usou seu canal no IGTV do Instagram para iniciar uma série de versões de algumas de suas músicas favoritas. Tudo gravado com o celular, um filtro com cara de filme velho e ela cantando clássicos da Tori Amos e do Roxy Music – só a versão para “More Than This”, que abriu a nova fase, já valeu o projeto todo. Olha que deslumbrante:

Ela também gravou uma versão para o standard italiano “Il Cielo in una Stanza”:

View this post on Instagram

Il cielo in una stanza The sky in a room When you're here with me Quando sei qui con me This room has no more walls Questa stanza non ha più pareti But trees Ma alberi Infinite trees Alberi infiniti When you're here near me Quando tu sei qui vicino a me This purple ceiling Questo soffitto viola No, it no longer exists No, non esiste più I see the sky above us Io vedo il cielo sopra noi That we stay here Che restiamo qui Abandoned Abbandonati As if it were gone Come se non ci fosse più Nothing, nothing in the world anymore Niente, più niente al mondo He plays a harmonica Suona un'armonica It looks like an organ Mi sembra un organo That vibrates for you and me Che vibra per te e per me Up in the immensity of the sky Su nell'immensità del cielo He plays a harmonica Suona un'armonica It looks like an organ Mi sembra un organo That vibrates for you and me Che vibra per te e per me Grazie Mille, viva brocioli

A post shared by Angel Olsen (@angelolsenmusic) on

E seguiu para o piano, onde gravou “Winter”, da Tori Amos.

View this post on Instagram

Took several tries to get this one down, who knew ? I’m 15 again. I’m gonna continue to post these covers and short videos, mainly to stay limber and experiment-but I’ve decided to do a legit livestream for the band and crew and other musicians in need. I hope you’ll join me, it’ll be a mix of old and new and a few never played before..I’ll probably play about an hour or more. Thankyou all for your support during this surreal moment in time, I’ll do my best to throw some surprises in. Any requests? Still At Home: An Evening of Songs on Piano and Guitar. A ticketed livestream full set – this Saturday April 11 at 3pm PT / 6pm ET / 10pm GMT. Tickets are $12 in advance and $15 day of show with proceeds going to the MusiCares COVID-19 Relief Effort and directly to my touring band and crew who, like so many artists and musicians, have been affected. Ticket Link in bio. Anyone who purchases a ticket has 24 hours to view the set from when it initially airs. Buy tickets and view livestream at: angelolsen.veeps.com and at link in bio

A post shared by Angel Olsen (@angelolsenmusic) on

Ao lançar esta última, escreveu que, ao gravar esta versão voltou a ter 15 anos. E aproveitou para dizer que continuaria publicando estas versões, mas que faria uma live fechada para levantar fundos para sua banda e equipe neste sábado (mais informações aqui). Ela ainda acrescentou que aceita sugestões do público. Que artista!