Trabalho Sujo - Home

Video

blackpantera-icantbreathe

O grupo mineiro Black Pantera lança a pesada “I Can’t Breathe”, composta em referência às últimas palavras de George Floyd, assassinado pela polícia norte-americana no fim do mês passado e estopim dos levantes que têm tomado os EUA na última semana.

Bob-Mould

O herói indie norte-americano Bob Mould anuncia seu décimo quarto álbum solo, Blue Hearts, que deve ser lançado em setembro e já está em pré-venda, com a pesada “American Crisis”, em que ele tem a proeza de rimar o título da canção com “evangelical ISIS”, para descrever o nível crítico de cisão política que seu país, como o nosso, atravessa:

Eis a capa do disco e o título das músicas:

Bob-Mould-Blue-Hearts

“Heart on My Sleeve”
“Next Generation”
“American Crisis”
“Fireball”
“Forecast of Rain”
“When You Left”
“Siberian Butterfly”
“Everyth!ng to You”
“Racing to the End”
“Baby Needs a Cookie”
“Little Pieces”
“Leather Dreams”
“Password to My Soul”
“The Ocean”

bomsaber-004

Meu convidado desta semana no programa Bom Saber é meu querido amigo, o grande Negro Leo, um dos artistas mais inquietos e instigantes da nova música brasileira. Maranhense deslocado para o Rio no início do século, mudou-se para São Paulo há três anos com sua companheira Ava Rocha e a filha Uma, estabelecendo uma carreira que começou a florescer ainda mais nesta nova cidade. Leo tem feito conexões internacionais e extramusicais, trabalhou como ator na Pretoperitamar, musical que celebrava os 70 anos de Itamar Assumpção, e finalmente prepara a chegada de seu próximo álbum, Desejo de Lacrar, que deve ser lançado em julho deste ano, após quase três anos de gestação, ao lado do baterista Sergito Machado, do baixista Fabio Sá e do tecladista Chicão. O disco seria lançado no final de março, mas a quarentena adiou ainda mais os planos e eu parto deste disco para falar sobre arte, quarentena, lives, São Paulo, política e outros assuntos que fluem nesse papo sempre franco e bem humorado com este jovem mestre.

O Bom Saber é meu programa semanal de entrevistas, atualizado todo sábado em meu canal do YouTube (assina lá!). Já conversei com o Bruno Torturra, a Roberta Martinelli e o Ian Black e quem colabora financeiramente com o meu trabalho (pergunte-me como no trabalhosujoporemail@gmail.com) assiste ao programa no dia do lançamento, no próprio sábado. Quem não paga, assiste na semana seguinte.

nick-cave-mercearia-sao-pedro

Outro dia, Thomas Pappon lembrou em sua página no Facebook sobre a primeira vinda de Nick Cave para o Brasil, no final dos anos 80:

“Um belo dia, tipo no final de 1988, soubemos que Nick Cave & The Bad Seeds viriam, pela primeira vez, ao Brasil. Eu trabalhava na ‘gravadora deles’ no país, a Stiletto, tinha escrito os press-releases dos dois discos lançados ali (Kicking Against the Pricks e Tender Prey) e falava bem inglês. Logo, fui dos primeiros a conhecê-los, num hotel no Rio de Janeiro; conduzi a primeira coletiva, nesse hotel. Lembro que fiz um erro de tradução: o título do romance de estreia do Cave, ‘And the Ass Saw the Angel’, traduzi como ‘E a Bunda viu o Anjo’. Gênio! Mas, no dia seguinte, tomando caipirinha na Barra da Tijuca, onde os Bad Seeds finalmente puderam entrar no mar (levados pelo querido Jose Roberto Mahr), o Blixa Bargeld (guitarrista alemão, líder dos Einstuerzende Neubauten) gentilmente me corrigiu: É ‘E o Burro Viu o Anjo’, uma citação bíblica. Valeu, Blixa. Foi mal.

Eles fizeram dois shows: em 12/04/1989 no Scala (Rio), e em 15/04 no Projeto SP (São Paulo). E hoje, tive a dupla surpresa de ver que o show em SP foi filmado, e que foi bom mesmo, como eu lembrava. PS: Cheguei em cima do show, vindo de BH, onde fui visitar minha namorada. Quando o empresário deles, o Rayner, me viu, disse: ‘Pô, onde você estava? Tentamos te achar. Queríamos que tua banda (o Fellini) abrisse o show!'”

E tá aí o show que Thomas comentou, em toda sua glória em baixa resolução no YouTube, tirado de um VHS que gravou o programa que cobriu o show na época para a TV aberta (pois é…):

“From Her To Eternity”
“Deanna”
“City Of Refuge”
“The Mercy Seat”
“500 Miles”
“Jack’s Shadow”
“Sugar Sugar Sugar”
“Black Betty”
“Train-Long Suffering”
“Muddy Waters”
“Saint Huck”
“New Morning”

Neste show, Cave conheceu Viviane Carneiro, sua futura namorada e mãe de seu filho brasileiro Luke, e passou a morar em São Paulo, até 1993 (a foto na Mercearia, que ilustra o post, foi pinçada de um especial que o UOL fez sobre esta temporada paulistana do cantor).

dark-3

A série alemã Dark anuncia sua terceira e última temporada para o final deste mês e a minha dica é reassistir as duas primeiras temporadas neste mês para que sua cabeça não funda de vez!

Kassin ♥ Meme

kassin2020

Em mais um remix feito para seu disco mais recente, o produtor Alexandre Kassin convida o lendário DJ Meme, compadre de Lulu Santos, para reler a faixa-título do álbum, “Relax”, que o DJ carioca invoca o mitológico Lincoln Olivetti, ídolo e mestre de Kassin, para reler a faixa do amigo.

Relix é o infame nome deste disco, que já mostrou uma colaboração com os Boogarins, e ainda terá remixes do produtor Nave, de Marcelinho da Lua, entre outros – veja a relação abaixo.

“Relax (Tom Excell Remix)”
“Seria o Donut? (Sonho Americano Remix)”
“Sua Sugestão (Denitia Remix)”
“Relax (DJ Meme Remix)”
“Digerido (Ico dos Anjos Remix)”
“Relax (Will Love Remix)”
“Coisinha Estúpida (c/ Clarice Falcão) (Comma21 Remix)”
“O Anestesista (Tom Excell Remix)”
“Momento de Clareza (Kassin Edit)”
“Relax (Balaco Remix)”
“Relax (Tranquilo Soundz Remix)”
“Momento de Clareza (Nave Remix)”

O disco será lançado em breve mas ainda não tem data de lançamento definida.

jairnaves2020

O paulistano Jair Naves começou a gravar seu próximo disco no início do ano, mas só conseguiu finalizar uma música antes da quarentena começar. “Em vez de esperar finalizarmos o restante do repertório para divulgarmos qualquer uma das canções, achei que faria sentido divulgar essa agora, mesmo não sendo o melhor momento em termos estratégicos, mercadológicos ou seja lá qual for o termo que você ache mais adequado”, escreveu em sua página no Facebook, explicando antecipar o lançamento de “Irrompe”, que também chega como clipe. “Embora tenham sido escritos quando o planeta ainda vivia a sua antiga normalidade, os versos dessa música ainda fazem sentido no contexto. Talvez até mais do que quando foram gravados. Entre as muitas leituras possíveis, gosto de pensar que ‘Irrompe’ fala não só sobre uma brutalidade coletiva irracional que surge aparentemente do nada e foge de qualquer controle, mas também sobre quem ou o que nos serve de abrigo quando tudo parece ter ficado difícil demais.”

Foto: Rodrigo Tinoco

Foto: Rodrigo Tinoco

Larissa Conforto segue sua transformação em Àiyé, desta vez destacando uma das músicas do primeiro EP – lançado no início da quarentena – num belo clipe filmado em Portugal, onde ela passou uma temporada no ano passado. “Pulmão” foi filmado nas regiões do Alentejo e do Vale do Tejo e a paisagem vazia e a dança solitária da cantora e compositora carioca ganha uma nova leitora à luz deste clima da pandemia. “Enche meu pulmão mas desgasta os meus ossos”, canta entre beats eletrônicos e acústicos, “Pesam as dúvidas do desconhecido, transborda o caos da rotina, livros nãos lidos não ensinam nada”.

gang-of-four-anti-hero-ep

Gang of Four para sempre! Meses após a morte de seu fundador e principal integrante, o mestre Andy Gill, o grupo inglês prepara o lançamento de mais um EP póstumo, depois de This Heaven Gives Me Migraine, que foi lançado em fevereiro e vinha sendo preparado pelo próprio guitarrista morto no início daquele mês. O novo disco, chamado Anti Hero, foi supervisionado pela viúva de Gill, a ativista Catherine Mayer, e foi anunciado com a faixa “Forever Starts Now”, que ficou de fora do disco que a banda lançou no ano passado, Happy Now. A capa do novo disco, que será lançado em julho e já está em pré-venda, é um retrato de Andy feito pelo clássico ilustrador Shepard Fairey. O disco ainda trará novas versões para hinos do grupo, como “Change the Locks” e “Glass” e a primeira música solo de seu vocalista, John Sterry, que passa a assinar como JJ Sterry, “Day Turns to Night”.

waynecoyne2020

O grupo norte-americano Flaming Lips lança o primeiro single do ano, a bela e introspectiva “Flowers of Neptune 6”, uma balada composta por seu guitarrista Steven Drozd, cujo clipe flagra o líder e vocalista da banda Wayne Coyne, andando em sua bolha de isolamento social (hit da banda muito antes da pandemia nos assolar) por regiões desertas dos Estados Unidos, carregando a bandeira de seu país nos ombros quase com pesar. A vocalista Kacey Musgraves faz uma participação acompanhando o vocalista no refrão.