Pesquisador e estudioso da cultura e da música brasileira, o carioca Fred Coelho está lançando o livro-ensaio Jards Macalé – Eu Só Faço o Que Quero (Numa), mas o chamei para conversar na edição desta semana da minha coluna Tudo Tanto por sua fluência na história da contracultura brasileira. E assim repassamos os últimos cinquenta anos à luz do desbunde hippie, do pós-tropicalismo, da cultura marginal, da cena independente, da chegada da internet e da ascensão dos Racionais MCs, num papo que, inevitavelmente, recai sobre o próprio Macalé.
Assista aqui. Continue
“Essa é a chance que eu tenho”, o paulistano Jair Naves sussurra entre loops e o violão dedilhado na segunda parte da primeira música que mostra em 2021, lançada neste 29 de janeiro que também é data de seu aniversário. “Todo o Meu Empenho” retoma o trabalho que ele vinha fazendo no ano passado, quando começou a trabalhar em seu quarto disco solo, sucessor do ótimo Rente, que aos poucos o consolida como um dos grandes compositores de sua geração. “A noção de que demoraria muito para apresentar essas músicas ao vivo trouxe uma liberdade criativa inesperada no estúdio”, ele me explica por email. “Geralmente, sempre que eu gravei um disco existia uma preocupação em criar arranjos que fossem facilmente reproduzíveis nos palcos. Dessa vez, esse pensamento não esteve presente nem por um instante. Pelo contrário, a mentalidade era sempre de experimentar elementos que nunca foram testados nas minhas gravações, usar de artifícios que levassem as músicas para outros lugares. Até por causa disso, essas sessões foram algumas das mais divertidas da minha vida.”
Há dez anos resenhando dezenas de lançamentos por mês, Cleber Facchi e seu Miojo Indie estão às vésperas de uma mudança radical. Ele prefere só deixar o futuro próximo no ar, mas aproveito a oportunidade para voltar aos seus anos de formação, tanto como fã de música quanto como jornalista no interior do Paraná, para recapitular o início de seu site e como ele aos poucos se tornou uma das principais referências na cena independente brasileira. Aproveitamos para conversar sobre jornalismo, internet, discotecar, fazer podcasts e as transformações que a quarentena impôs ao mundo da música. Assista aqui. Continue
Maurício Takara foi convidado pela diretora Laura Artigas para compor a trilha sonora de seu segundo documentário, O Ponto Firme, lançado no ano passado, em que ela acompanhou o estilista Gustavo Silvestre na criação do Projeto Ponto Firme, em que desenvolveu sua coleção de roupas em crochê ao lado de detentos de uma penitenciária em Guarulhos para ser apresentada durante o São Paulo Fashion Week de 2018. Só agora a trilha composta por Takara compôs ao lado de seu parceiro de Baobab Club, Henrique Diaz, chega às plataformas digitais e quem conhece o trabalho dos dois vai reconhecer as camadas de ambient e percussão, synths e beats que se entrelaçam como os pontos de crochê do filme. Duas de suas faixas, “O Ponto Firme” e “O Ponto Baixo”, compõem o primeiro lançamento do selo Scream & Yell, do Marcelo Costa, em 2021 (dá pra baixar aqui).
Ouça a trilha e veja o trailer do filme aqui. Continue
O Sesc Catanduva me chamou para entrevistar o grande Edgard Scandurra dentro de uma programação que eles fizeram para honmenagear guitarristas locais. O papo aconteceu nesta quarta-feira e falamos tanto da formação de Edgard como instrumentista, os primeiros anos do Ira! e como ele foi expandindo seu repertório para além do rock, fazendo discos solo e tocando com artistas iniciantes e consagrados, além de contar as novidades que inventou durante a quarentena, como seu programa de rádio Scandurrices, seu disco solo que foi lançado em cassete e as novidades que já começou a pensar para 2021.
Assista aqui. Continue
O grupo escocês Teenage Fanclub adiou o lançamento de seu próximo disco, Endless Arcade, o primeiro após a saída de um de seus fundadores, o baixista Gerard Love. O disco sairia no início de março, mas eles abrem 2021 apontando o lançamento para uma nova data, 30 de abril, e aproveitam a notícia para mostrar mais uma música do novo disco, “I’m More Inclined”, que foi a primeira música que o líder da banda, Norman Blake, apresentou quando começaram a pensar num novo disco. Ouça aqui. Continue
Neste fim de mês, a senhora Polly Jean Harvey nos brinda com mais uma reedição de um de seus itens de catálogo em vinil e, como de hábito, também apresenta as versões demo deste mesmo disco. Agora é a vez de ela liberar a nova edição para o maravilhoso Is This Desire?, que traz uma edição lateral com todas as faixas do disco como elas foram pensadas antes de começar a gravação de fato (dá pra comprar o disco no site dela) – e ela começa mostrando a faixa de abertura, a soberba “Angelene”.
Ouça aqui. Continue
Matrix 4 está vindo aí e funcionou como gancho para que eu e André Graciotti voltássemos no tempo na edição desta semana do Cine Ensaio para rever como o filme dos irmãos – hoje irmãs – Wachowski parece mais importante hoje do que quando foi lançado há vinte anos. Na época, imaginávamos que iríamos entrar em um ambiente cibernético a partir de conexões neurológicas, mas o que vimos foi este mundo digital invadindo o que nos referimos como realidade, misturando conceitos e nos fazendo pensar ainda mais no tal deserto do real.
Assista aqui. Continue
Segunda pérola de João Gilberto que ressurge em 2021 pelas mãos do produtor e pesquisador Pedro Fontes. Ele primeiro foi linkado por André Paste, que mostrou João na França, no fim dos anos 80, tocando sozinho um hino da Mangueira. Agora é o GG Albuquerque que pinça uma gravação feita na TV Tupi no início dos anos 70, quando João se dispôs a gravar com Caetano Veloso e Gal Costa num momento em que Caetano ainda estava no exílio. Ele voltou ao país para o aniversário de 40 anos do casamento dos pais, em um movimento armado por Maria Bethania, que conseguiu autorização com os militares para que ele pudesse retornar, ao menos temporariamente. Além da festa familiar na Bahia, a visita também rendeu um especial feito para a TV Tupi, em São Paulo, quando João, Gal e Caetano gravaram uma hora e meia de clássicos da música brasileira com a participação do guitarrista Lanny Gordin tocando violão. É justamente este material que Pedro teve acesso e disponibilizou em seu canal no YouTube. Infelizmente, a última parte da gravação se perdeu, mas seus dois primeiros terços reúnem pérolas como “Retrato em Branco e Preto”, “Chega de Saudade”, De Noite na Cama”, “Você Já Foi à Bahia?”, “Baby”, “Saudosismo”, “Falsa Baiana”, “Asa Branca”, “Saudosismo”, “Desafinado” e tantas outras.
Clássico é pouco – ouça aqui. Continue
A fluência em diferentes idiomas parece recortar a realidade em aspectos específicos, como se cada língua criasse ambientes à parte, de sua própria natureza. E eu e Polly Sjobon mergulhamos nessa trama de multiversos evocando Yuval Noah Harari e Noam Chomsky em busca da lingua mater na Torre de Babel para falar sobre como saber mais de um idioma nos ajuda a moldar e a expandir a nossa noção de realidade – abrindo outras portas da percepção.
Assista aqui. Continue









