Um longo outono

giancarloruffato2020

O bardo paranaense Giancarlo Rufatto estava preparando a retomada de sua carreira quando, como todos nós, foi surpreendido pera quarentena e obrigado a manter-se isolado do convívio social. “Não estava planejado gravar nada em 2020”, ele me explica por email como começou a pensar em Canções do Distanciamento Social – Vol.1, que lança nesta sexta. “Eu havia começado ensaiar com a uma pequena banda para shows e era isso que eu queria fazer, mas a pandemia mudou os planos de todo mundo. A canção original do disco “Não Pretendo Me Embrutecer” surgiu no começo do ano e ela dizia muito sobre esse desejo de não querer ficar isolado e não se transformar em uma ilha de solidão, então achei que era uma boa grava-la. E a sonoridade minimalista do EP tem a ver com o que eu quero fazer ao vivo um dia.”

Ele conta como o disco começou a materializar-se. “Tudo mudou e com esse período de quarentena, trabalhando de casa, precisei criar um cronograma pra manter atividades mentais em dia, tipo exercício físico mesmo. E brincando de publicar versões no Instagram as canções vieram, foram me divertindo e desviando a solidão. Curto discos de volumes, mas ideia de ter volumes na atual conjuntura é um tanto distópica, parte do pressuposto que o distanciamento social veio pra ficar infelizmente e a produção online nos manterá ativos. Curiosamente nunca estivemos tão ativo como nas ultimas semanas, é um distanciamento físico e não social.” Ele não queria fazer vários volumes, mas pelo visto prepara-se para isso. “Gostaria que não tivesse volume 2, mas parece que teremos volume 2, 3… um pra cada mês. Se nada mudar no final de abril deve sair o volume 2.”

Além da nova canção, ele também fez versões introspectivas para os hits “The Whole of the Moon” dos Waterboys e “Ando Meio Desligado” dos Mutantes. “As versões saíram de um destes exercícios de imaginar um outro universo em que essa canções possam existir e que sejam pontos fora da curva do que as pessoas estão acostumadas a ouvir nelas. No caso de “Ando Meio Desligado” acabou se surgindo uma canção sobre isolamento e tesão reprimido, tipo Bruce Springsteen em “I’m on Fire”. “Whole of the Moon” é uma das minhas canções favoritas de todos os tempos, simplesmente amo a frase ‘I wondered, I guessed and I tried. You just knew’, fiz basicamente pra cantar essa parte.”

giancarloruffato-cancoesdedistanciamentosocial

Você pode gostar...