Vida Fodona #744: Primavera inconstante

Muitas emoções, vamos lá…

Ouça aqui.  

Polimatias: Chega mais, Giancarlo Rufatto

A novidade de 2021 do Polimatias é que teremos convidados de vez em quando – e começamos o ano com a presença deste compadre que já foi citado algumas vezes no programa. Eu e Polly Sjobon temos a satisfação de receber o querido Giancarlo Rufatto e juntos dissecamos 2020 à luz da cultura – filmes, séries e discos (inclusive os do Gian) que foram lançados neste período, conjecturando também sobre como esta época vai ser lembrada no futuro no que diz respeito às artes.

Assista aqui:  

Os 75 melhores discos de 2020: 71) Giancarlo Rufatto – Canções do Distanciamento Social

“Às vezes ignoro o mundo, a crise, o clima – eu troco tudo por só mais uma canção”

Enfim o terceiro volume

giancarlo-rufatto-volume-3

Depois de lançar os dois primeiros volumes de suas Canções do Distanciamento Social nos dois primeiros meses da quarentena, o bardo indie paranaense Giancarlo Ruffato retoma sua produção depois de um semestre sem novidades – e inverte a proporção no novo capítulo: em vez de duas versões alheias e uma faixa própria, preferiu mostrar duas autorais – a desesperançosa “Vivendo dentro dos seus próprios sapatos” e a irônica “Pense Positivo” – e regravar uma canção alheia, o hino caipira “Chico Mineiro” que, como explica no texto de apresentação do novo disco, foi a primeira música que aprendeu a tocar no violão e que “era a música que meu avô pedia pra que eu tocasse quando era adolescente”. O novo volume também é o fim de uma trilogia que Giancarlo só percebeu depois de finalizar o novo disco.

A intensa quarentena da música brasileira em 2020

quarentena-2020

O Sesc Pinheiros está começando um projeto chamado Radar Sonoro, que irá registrar a movimentação da música brasileira durante a quarentena de 2020. O projeto trará textos e vídeos que dissecam como anda nossa produção nesta época tão estranha e para inaugurar a série, me chamaram para escrever um panorama de como foram estes primeiros quatro meses de clausura e como artistas de diferentes cidades e gêneros musicais estão conseguindo trabalhar neste período. Escrevi sobre esta intensa quarentena e pincei vinte artistas que lançaram seus trabalhos desde que entramos neste estado de suspensão. Confere lá no site do Sesc. E na sexta, às 11 da manhã, entrevisto o Felipe S., do Mombojó, sobre seu disco Deságua, cujos planos de lançamento tiveram que ser redesenhados por conta da pandemia.

Mais canções de distanciamento social

giancarloruffato-cancoesdedistanciamentosocial-2

Giancarlo Ruffato segue sua série de EPs gravada durante a quarentena lançando o segundo volume de suas Canções de Distanciamento Social. Desta vez, além da inédia “Hey, Este é o Meu Jeito de Suportar os Nossos Dias”, ele faz versões para Cascavellettes (“Lobo da Estepe”) e Roxette (“It Must Have Been Love”).

Um longo outono

giancarloruffato2020

O bardo paranaense Giancarlo Rufatto estava preparando a retomada de sua carreira quando, como todos nós, foi surpreendido pera quarentena e obrigado a manter-se isolado do convívio social. “Não estava planejado gravar nada em 2020”, ele me explica por email como começou a pensar em Canções do Distanciamento Social – Vol.1, que lança nesta sexta. “Eu havia começado ensaiar com a uma pequena banda para shows e era isso que eu queria fazer, mas a pandemia mudou os planos de todo mundo. A canção original do disco “Não Pretendo Me Embrutecer” surgiu no começo do ano e ela dizia muito sobre esse desejo de não querer ficar isolado e não se transformar em uma ilha de solidão, então achei que era uma boa grava-la. E a sonoridade minimalista do EP tem a ver com o que eu quero fazer ao vivo um dia.”

Ele conta como o disco começou a materializar-se. “Tudo mudou e com esse período de quarentena, trabalhando de casa, precisei criar um cronograma pra manter atividades mentais em dia, tipo exercício físico mesmo. E brincando de publicar versões no Instagram as canções vieram, foram me divertindo e desviando a solidão. Curto discos de volumes, mas ideia de ter volumes na atual conjuntura é um tanto distópica, parte do pressuposto que o distanciamento social veio pra ficar infelizmente e a produção online nos manterá ativos. Curiosamente nunca estivemos tão ativo como nas ultimas semanas, é um distanciamento físico e não social.” Ele não queria fazer vários volumes, mas pelo visto prepara-se para isso. “Gostaria que não tivesse volume 2, mas parece que teremos volume 2, 3… um pra cada mês. Se nada mudar no final de abril deve sair o volume 2.”

Além da nova canção, ele também fez versões introspectivas para os hits “The Whole of the Moon” dos Waterboys e “Ando Meio Desligado” dos Mutantes. “As versões saíram de um destes exercícios de imaginar um outro universo em que essa canções possam existir e que sejam pontos fora da curva do que as pessoas estão acostumadas a ouvir nelas. No caso de “Ando Meio Desligado” acabou se surgindo uma canção sobre isolamento e tesão reprimido, tipo Bruce Springsteen em “I’m on Fire”. “Whole of the Moon” é uma das minhas canções favoritas de todos os tempos, simplesmente amo a frase ‘I wondered, I guessed and I tried. You just knew’, fiz basicamente pra cantar essa parte.”

giancarloruffato-cancoesdedistanciamentosocial

Vida Fodona #595: Esse frio não dá

vf595

Mesmo assim sigo firme.

Talking Heads – “The Overload”
Doors – “Cars Hiss By My Window”
Nina Becker – “Toc Toc”
Garotas Suecas – “Bucolismo”
Letuce – “Quero Trabalhar com Vidro”
Giancarlo Ruffato – “Alfredo”
Boogarins – “Despreocupar”
Cornelius – “Smoke”
Nicolas Jaar – “Keep Me There”
Music Go Music – “Warm in the Shadows”
Paulinho da Viola – “Roendo As Unhas (Victor Hugo Mafra Redit)
Cesar Camargo Mariano + Nelson Ayres – “Os Breakers”
TLC – “Waterfalls”

Vida Fodona #573: Não falho no meio da semana

vf573

Sem muita conversa.

Giancarlo Rufatto – “Um homem médio, um homem em busca de um conflito”
Boogarins – “Lá Vem a Morte, Pt. 1”
Siba – “Marcha Macia”
Luscious Jackson – “Naked Eye”
Warpaint – “Heads Up”
Red Hot Chili Peppers – “Bloodsugarsexmagik”
Sade – “Paradise”
Massive Attack – “Safe From Harm”
Letrux – “Vai Render”
Ava Rocha – “Periférica”
Luiza Lian – “Iarinhas”
Glue Trip – “Time Lapses”
Nina Becker – “Voo Rasante”
Lion Rock – “Rude Boy Rock”

Vida Fodona #490: Mais um programa, mais novidades

vf490

Eu falei que esse mês vem coisa…

Wire – “Joust & Jostle”
Madonna – “Living for Love”
Racionais MCs – “Você Me Deve”
Thomas Dolby – “She Blinded Me with Science”
Cidadão Instigado – “Contando Estrelas”
Taylor Swift – “Style”
Will Butler – “Take My Side”
Tame Impala – “Let it Happen”
Grimes – “REALiTi”
Young Guv + Jef Barbara – “Wrong Crowd”
All We Are – “Stone”
Tobias Jesso Jr. – “Leaving LA”
Giancarlo Ruffato – “Estrada da Vida”
Vetiver – “Current Carry”
Toro y Moi – “Yeah Right”

Por aqui.