Os 75 melhores discos de 2020: 21) Tony Allen & Hugh Masekela – Rejoice

“Lagos, never gonna be the same…”

Gorillaz lembra de Tony Allen

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O Gorillaz manda um salve para o saudoso Tony Allen. A banda de desenho animado do vocalista do Blur Damon Albarn – parceiro do baterista nigeriano em dois grupos diferentes (The Good, The Bad and The Queen e Rocket Juice & The Moon) – celebra o mestre nigeriano falecido na semana passada ao lançar a música que a banda fez com o baterista ao lado do rapper inglês Skepta, gravada pouco antes da quarentena londrina começar.

“How Far?” é a quarta música do projeto Song Machine, que o grupo lançou no início do ano: antes dela vieram “Momentary Bliss” com o rapper Slowthai e o duo de rock Slaves, os dois ingleses, “Désolé” com a cantora da Costa do Marfim Fatoumata Diawara e “Aries” com o baixista Peter Hook e a cantora Georgia.

E o projeto tá ficando bem redondinho…

Quando conheci Tony Allen

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Resgatei uma entrevista que fiz pra Ilustrada com o pai do afrobeat Tony Allen, que saiu deste plano na última quinta, na primeira vez que ele veio ao Brasil, em 2004. A foto que ilustra o post saiu do Radiola Urbana do Ramiro, que fez uma playlist no Spotify em celebração ao mestre.

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Pulso de Tony Allen une Brasil e África
Baterista nigeriano que tocou nas bandas de Fela Kuti apresenta-se pela primeira vez no país, ao lado de Sandra de Sá

Como o multiinstrumentista nigeriano Fela Kuti (1938-97) exigiu o holofote da história para seus discursos de ritmo incendiário, o baterista Tony Allen foi deixado em segundo plano como uma espécie de Sancho Pança do jazz-funk africano. Mas basta ouvir qualquer álbum de Kuti para entender que Allen era a força motriz e a arma secreta das bandas do artista – Koola Lobitos e Africa 70.

Allen era companheiro de longa data e tocava com Kuti desde os tempos em que sua banda chamava Koola Lobitos. Formado nos anos 60 apenas por estudantes nigerianos que faziam faculdade em Londres, o grupo logo passaria por uma drástica transformação em sua primeira turnê aos EUA.

Lá, Fela Kuti foi apresentado à nata de uma cultura negra em plena ebulição, que incluía free jazz, movimentos políticos e rock alto. Absorveu com a mesma intensidade as palavras de Jimi Hendrix, Malcolm X, Ornette Coleman, Sly Stone e Eldrigde Cleaver e mudou a banda: a partir daquela viagem de 1969, os Koola Lobitos se tornavam Fela Kuti & Africa 70 e nascia um novo gênero musical, o afro-beat.

Idealizado por Kuti, o gênero não sairia do lugar não fosse o pulso preciso de Allen, que se apresenta hoje e amanhã dentro da programação do Fórum Mundial de Cultura. Kuti morreu em 1997, mas o trabalho de Allen continua a pleno vapor. Ele, que já havia colaborado com grandes nomes do pop africano (como Manu Dibango e Ray Lema), passou as duas últimas décadas experimentando gêneros desconhecidos e possibilidades em estúdio. Lançou seu último disco, “Home Cooking!”, em 2003, e tem colaborado com Damon Albarn, vocalista do grupo inglês Blur, e com o novíssimo MC e produtor inglês Ty. Leia a seguir os principais trechos da entrevista que Tony Allen deu à Folha.

Que semelhanças você vê entre a música brasileira e a do continente africano?
Tony Allen –
O Brasil tem muitas semelhanças com a África, por serem continentes de ritmos que surgiram do sofrimento. Tivemos a escravidão no passado, que nos tornou irmãos de sangue. E são culturas de países que não tiveram oportunidade de desenvolvimento, por isso são culturas nascidas na pobreza, mas que não são pobres. Há um lado na pobreza que não é tão negativo, que faz com que os pobres vivam mais do que os ricos, tenham mais experiência e intimidade com a vida do que aqueles que se dizem ricos. E, para falar dessa vida, eles colocam a boca no mundo.

Você tem algum artista brasileiro favorito?
Gosto especificamente de Gilberto Gil, que é uma pessoa em que eu sempre presto atenção. Ele é tão político quanto artista, tem uma desenvoltura muito boa para falar e idéias que realmente importam. E tem estilo. Seu violão é uma assinatura inconfundível.

Ele é o atual ministro da cultura do Brasil…
Sim, eu sei, e parece uma escolha óbvia para o cargo -não por ser um artista representativo do Brasil, que também ele é, mas por ter uma visão ampla de toda a situação. Acredito que o fato de eu estar finalmente indo para o Brasil está diretamente ligado ao seu cargo no governo. Não que ele tenha me convidado ou intercedido ao meu favor, mas estamos na mesma sintonia.

Você o conhece?
Não, mas adoraria. Quem sabe, nessa viagem… Também não conheço Sandra de Sá, com quem irei tocar aí, mas acho que terei uma ótima oportunidade para conhecer seu trabalho.

Desde os anos 80, você está atento a outros gêneros musicais e novas técnicas de gravação…
Houve uma época em que eu percebi que o afro-beat poderia se estagnar, parar no tempo. E a música tem que se mover. E, se havia a possibilidade de um ritmo rico e forte como o afro-beat parar no tempo, eu mesmo teria que colocá-lo andando de novo. Por isso comecei a me aproximar de artistas de hip hop, produtores de dub e de dance music.

TONY ALLEN E SANDRA DE SÁ.
Quando: hoje (sábado, 26 de junho de 2004), às 20h30, no Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Pompéia, SP, tel. 0/xx/11/3871-7700), e amanhã, às 15h, no Sesc Itaquera (av. Fernando do Espírito Santos Alves Matos, 1.000, Itaquera, SP, tel. 0/xx/11/6521-7272). Ingressos: R$ 15.

Tony Allen (1940-2020)

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Um pulso transcendental se cala com a passagem de Tony Allen, santo patrono do ritmo que materializou a visão de Fela Kuti de fundir a musicalidade do oeste africano com o funk norte-americano ao colocar doses cavalares de jazz nesta receita, tornando-o tão pai do afro beat quanto o próprio Fela, ao lado de quem se transformou em um dos maiores bateristas da história. Mas Allen foi além e após deixar o Afrika 70, grupo que fundou com o antigo amigo, tocou com nomes de diferentes gêneros musicais, incorporando elementos de dub, música eletrônica e rap a sua sonoridade, gravando com artistas tão diferentes quanto Sébastien Tellier, Ray Lema, Metá Metá, Manu Dibango, Air, Jeff Mills e Charlotte Gainsbourg, além de montar duas bandas com Damon Albarn, do Blur: The Good The Band and The Queen, que ainda tinha o ex-Clash Paul Simonon no baixo, e Rocket Juice & The Moon, que trazia Flea, do Red Hot Chili Peppers. Ele veio ao Brasil algumas vezes e a última vez que pude assisti-lo foi ao lado do Thiago França, num dos melhores shows que vi no ano passado.

Vai em paz, mestre.

Os melhores shows nacionais de 2019

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Tanto o Guia da Folha quanto o Divirta-se do Estadão me chamaram para votar nos meus shows brasileiros favoritos de 2019 – e o critério que usei foi não incluir os shows que pautei tanto no Centro da Terra quanto no Centro Cultural São Paulo. Assim, cheguei a estes três shows: Alessandra Leão no Auditório Ibirapuera, Thiago França convidando Tony Allen no Sesc Pompéia e Ana Frango Elétrico no Sesc Av. Paulista.

Alessandra Leão @ Auditório Ibirapuera
24 de outubro de 2019

“A percussionista pernambucana nos convida a uma viagem pela hisatória da música brasileira através do terreiro que é seu disco Macumbas e Catimbós.”

Thiago França + Tony Allen @ Sesc Pompeia
22 de março de 2019

Um embate entre dois pesos pesados do groove – um no sax e outro na bateria – que logo se transformou em uma nave espacial para a quinta dimensão.

Ana Frango Elétrico @ Sesc Av. Paulista
18 de outubro de 2019

Mutante hipster vintage bossa nova é o disfarce da vez da poeta, produtora e musicista carioca.

Tudo Tanto #62: Thiago França e Tony Allen

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O saxofonista Thiago França, uma das forças-motrizes do Metá Metá encontra-se com a lenda viva do afrobeat, o baterista Tony Allen, nesta sexta-feira, dentro da programação do Nublu Jazz Festival, que acontece no Sesc Pompeia – e consolida uma parceria épica que vem sendo fermentada desde 2013 – é o tema da edição desta semana da minha coluna Tudo Tanto no site Reverb, confere lá.

A volta do The Good, The Bad & The Queen

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O grupo The Good, The Bad & The Queen reúne três gerações diferentes para cantar o blues do Reino Unido – liderado por Damon Albarn, do Blur, o quarteto ainda conta com o baterista de Fela Kuti Tony Allen, o baixista do Clash Paul Simonon e o tecladista do Verve Simon Tong e anuncia o lançamento de seu segundo disco no próximo dia 16. Merrie Land já teve dois singles lançados, a faixa-título…

…e a segunda faixa do disco, “Gun to the Head”.

O disco foi produzido por Tony Visconti (o principal produtor de David Bowie), já está em pré-venda e é descrito por Albarn como “uma ode ao norte da Inglaterra”. Abaixo, a capa do disco e o nome das faixas, na ordem:

merrieland

“Merrie Land”
“Gun to the Head”
“Nineteen Seventeen”
“The Great Fire”
“Lady Boston”
“Drifters & Trawlers”
“The Truce of Twilight”
“Ribbons”
“The Last Man to Leave”
“The Poison Tree”

Metá Metá + Tony Allen

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O mestre afro beat une-se com o núcleo-duro da afropsicodelia paulistana numa session daquelas… Saca só:

Vazou o disco do Rocket Juice and the Moon

falei: Flea, Damon Albarn e Tony Allen. Via Só Pedrada Musical. Vai lá!

Updeite: O link não tá no Pedrada? Tenta aqui então.

Damon Albarn + Flea + Tony Allen = Rocket Juice & the Moon

E por falar no Damon, o disco de seu projeto mais ambicioso atualmente – o trio Rocket Juice & the Moon, com Flea no baixo e Tony Allen na batera -, aos poucos começa dar as caras. A linda “Poison” você já conhece – e foi minha música favorita do ano passado. Saca só:

Agora surgem outras faixas do disco que vaza daqui a pouco. A primeira foi essa colaboração com a Erykah Badu, “Hey Shooter”:

…depois trechos curtos de outras faixas, como outra com Badu, “Manuela”:

…”1-2-3-4-5-6″…

…”Leave-Taking”…

…e “Forward Sweep”.

Parece que vem bem…