Trabalho Sujo - Home

Shoegaze eletrônico

Saí correndo do show do Kiko Dinucci pra pegar o finzinho do último dia do festival da Balaclava e consegui pegar a parte final do bom show do Beach Fossils e a apresentação da Sudan Archives, nome artístico da violinista americana Brittney Denise Parks, que transformou o segundo palco do Tokio Marine Hall (que, felizmente, estava com um som ótimo) numa pequena rave com um pezinho no erudito. Mas o festival foi coroado com uma apresentação fantástica dos nova-iorquinos DIIV, possivelmente a melhor banda de shoegaze atual, que, em mais uma apresentação no Brasil, honraram o título com um show hipnotizante e avassalador. O vocal soterrado do líder Zachary Cole Smith conduzia as canções sobre um volume cada vez mais pesado de microfonia, cortesia de seu instrumento e do segundo guitarrista, Andrew Bailey, que não para no palco, enquanto a cozinha formada pelo baixista Colin Caulfield e pelo baterista Ben Newman mantém o terreno firme para o grupo expandir fronteiras sônicas. A novidade deste novo show é que, prestes a lançar seu próximo disco, chamado de Zirp! e produzido pelo mesmo A.G. Cook que acompanha Charli XCX, o quarteto pode mostrar, pela primeira vez, não apenas as duas músicas que lançaram para antecipar o novo álbum, os singles “The Fountain” e “Kid”, como músicas que o público nunca ouviu, como “The Crash”, “Dare Me”, “My Star” e ‘Trillions”, mostrando interferências eletrônicas e ruídos digitais sobre o barulho macio tradicional do grupo, que também tocou uma versão ainda mais acelerada de “Playboy Bunny” da própria Charli, em mais uma amostra da influência do novo produtor no disco. Sempre tocando abaixo de uma estrela torta tirada da capa do novo disco (que desconstrói a bandeira dos EUA), o grupo ouviu o público cantando riffs e refrões inteiros, numa nítida devoção à banda, que fez por merecer. Bom demais.

#diiv #balaclavafest2026 #tokiomarinehall #trabalhosujo2026shows 227 a 229

Stereolab, Yo La Tengo e Geordie Greep no Balaclava Fest 2025!

Agora é oficial: Stereolab no Brasil e no Balaclava Fest! O show da banda anglo-francesa acontece no encerramento da 15ª edição do festival do selo paulistano, que acontece no dia 9 de novembro no Tokio Marine Hall e ainda traz duas joias indies, os veteranos Yo La Tengo (sobre quem não é preciso falar nada!) e o novato Geordie Greep, que era da banda Black Midi e lançou o ótimo The New Sound no ano passado. Mas não é só: o festival ainda contará com shows dos nova-iorquinos Fcukers e dos brasileiros Jovens Ateus, Gab Ferreira e projeto Walfredo em Busca da Simbiose, os três do próprio elenco do selo. Que maravilha, hein. Os ingressos já estão à venda! Foda demais. E não é a única novidade do Stereolab hoje, se liga…

Festival consolidado

Quando o Dinosaur Jr deixou o palco do Tokio Marine Hall neste domingo deixando quase todos surdos num dos shows mais altos que ouvi em tempos, também coroava um ano de ouro para a Balaclava. O selo, que vi começando quase como um projeto paralelo de dois integrantes da banda indie Single Parents, conseguiu feitos consideráveis neste 2024 que chega ao fim: desde lotar um lugar enorme e desconhecido no raio que o parta para assistir a uma banda literalmente desconhecida de quem não frequenta a cena indie (num show histórico do King Krule no Terra SP) a fazer a principal banda do selo, o Terno Rei, atingir alturas que uma banda indie brasileira raramente atingiu a trazer os Smashing Pumpkins para um Espaço das Américas lotado, atingindo um patamar inédito de público em sua história. O já tradicional festival que aconteceu neste domingo foi só a cereja do ano que termina, para o selo.

Leia mais abaixo:  

Franz Ferdinand no Brasil!

Tava com saudade do Franz Ferdinand? Pois o Lucio tá trazendo os escoceses de volta ao Brasil para uma única apresentação em seu Popload Gig que acontece no dia 14 de novembro, no Tokio Marine Hall em São Paulo. Faz seis anos que a banda de Alex Kapranos não toca no país e a apresentação paulistana será no meio da turnê que o grupo faz na América do Sul, que ainda terá datas em Lima (dia 7), Santiago (9), Buenos Aires (11), Bogotá (16) e Medellin (17). Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira, ao meio-dia, pelo site da Ticketsforfun (com taxa) ou direto no Teatro Renault (sem taxa). Vamos?

Balaclava Fest 2024 tem Dinosaur Jr., Badbadnotgood, Water from Your Eyes, Ana Frango Elétrico e não para por aí…

E a Balaclava não tá pra brincadeira. Não bastasse ter trazido o King Krule e o Tortoise para o Brasil este ano e ter anunciado a vinda do grupo inglês Bar Italia e dos americanos Smashing Pumpkins agora no segundo semestre, o selo paulistano acaba de anunciar a edição 2024 de seu Balaclava Fest, que reúne Dinosaur Jr., Badbadnotgood, os ótimos Water from Your Eyes pela primeira vez no Brasil, Ana Frango Elétrico, a inglesa Nabihah Iqbal, o grupo paulistano Raça e a dupla mineira Paira, estas últimas do elenco da gravadora. É uma das melhores escalações das 14 edições do festival e acontece mais uma vez no Tokio Marine Hall no dia 10 de novembro – e os ingressos já estão à venda.

Os horários do Balaclava Fest 2023

E neste fim de semana teremos mais uma edição do festival indie promovido pela Balaclava Records. O selo paulistano reuniu mais artistas gringos que brasileiros desta vez, com elenco que conta com Whitney, American Football e Unknown Mortal Orchestra, entre outros. O evento acontece neste domingo a partir das 15h, no Tokio Marine Hall (ainda há ingressos à venda), e esses são os horários de suas apresentações. abaixo:  

E o Unknown Mortal Orchestra vem mesmo pro Brasil!

A Balaclava acaba de anunciar o elenco da edição 2023 de seu festival e, como se especulava, o grupo neozelandês Unknown Mortal Orchestra é sua principal atração. O festival acontece no dia 19 de novembro no mesmo Tokio Marine Hall em que foi realizada a edição do ano passado e, além do UMO, o selo ainda traz várias atrações norte-americanas (a estreia do American Football no Brasil, a segunda vinda do Whitney e o pequeno Thus Love), a australiana Hatchie, o trio inglês PVA e duas atrações de Curitiba, Terraplana e Shower Curtain. Os ingressos para o festival já estão à venda (neste link).