The Knife: END EXTREME WEALTH
E aí, conseguiu digerir o disco novo do The Knife? Não é fácil, mas tem compensado. Pra quem não pescou ainda, segue a íntegra de Shaking the Habitual.
O disco tem como tema um de seus conceitos a ideia que acabar com a riqueza extrema pode melhorar a vida no planeta – e para isso, postou em seu site uma história em quadrinhos irônica mas bem didática sobre a questão que querem discutir – que reproduzo abaixo. Se alguém quiser traduzir, colo o texto logo abaixo. O Rená traduziu (valeu!), colo as legendas embaixo de cada quadrinho:
Olá! E bem-vindos à essa apresentação powerpoint da ONU/Banco Mundial/FMI…
…sobre o NOVO OBJETIVO DO MILÊNIO:
ACABAR COM A RIQUEZA EXTREMA
Como todos sabemos, a riqueza extrema é um problema GIGANTE nesse mundo. Os extremamente ricos estragam esse planeta com suas ações e estilo de vida.
O problema aumentou nos últimos anos, 10% da população do mundo possui 85% dos ativos do mundo.
Nós temos que agir AGORA! O objetivo é acabar com a riqueza extrema em 2015.
– Vamos dar as boas vindas a pesquisadora da ONU Blink Blonk, que estudou as pessoas que vivem em riqueza extrema por vários anos, a fim de ajudá-las.
– Olá!
– Você passou diversos meses fazendo uma observação participante no clube de polo a cavalo.
– Isso. E eu também fiz um pequeno estudo de campo em um iate.
– Eu não acredito que você realmente VIVEU lado a lado com essas pessoas! Você nuna teve medo?
– Ah, não… A maioria delas era muito amigável…
…mas às vezes eu me sentia sobrecarregada com desespero. Muitas dessas pessoas vivem em um ambiente muito limitado. Elas nunca estiveam fora do seu distrito financeiro, condomínios fechados ou os típicos resorts de férias dos extremamente ricos.
Suas vidas são restritas por tradições e ideias culturais antigas sobre como viver. Por exemplo, Ben, um homem de 45 anos muito rico.
Como você pode ver, ele veste as roupas tradicionais dos muito ricos. Sua vida gira em torno de coisas muito triviais, como fazer planos para comprar isto. Ele coleciona antiguidades semelhante a como um esquilo coleciona nozes.
Ele e sua família estão presos em um círculo vicioso de querer mais e mais porcaria – um círculo que é muito difícil de quebrar. Eles tem muito pouco ou nenhum do que é democracia.
– Isso é triste!
– Sim, e isso e é por isso que eu penso que EDUCAÇÃO é a chave! Muitas das pessoas ricas não entendem que os recursos naturais estão acabando… ou que seu estilo de vida causa mudança climática.
– Desculpe-me…
– Agora eu trabalho com um grande projeto da ONU chamado “Escolas para os Ricos” onde nós construímos escolas em áreas ricas. Lá nos temos aulas sobre assuntos como, por exemplo, privilégio branco e trabalho excedente.
Essas fotos são de uma de nossas oficinas onde nós ensinamos sustentabilidade ecológica e como para o capital acumulador.
– Repitam comigo… Eu não preciso comprar isso [Luxuriador Estilo 23 – $65.000].
– EU NÃO PRECISO COMPRAR ISSO
– Obrigado por vir Sra. Blonk, e boa sorte com seu trabalho!
– Obrigada!
Agora vamos dar as boas vindas a nossa próxima palestrante, Dra. Plinky Plonk, que vai nos contar mais sobre o trabalho pela igualdade de gênero no âmbito do novo objetivo do milênio.
Bem vinda, Dra. Plonk! Conte-nos, como a igualdade de gênero se vincula ao objetivo do milênio de acabar com a riqueza extrema?
– Desafiar os papéis de gênero é MUITO IMPORTANTE quando nós trabalhamos com a mudança das condições de vida dos extremamente ricos.
– Os homens estão claramente sobre representados entre os ricos demais…
– Aham…
– E você pode ver como o papel socialmente construído do gênero masculino contribui muito para o comportamento de acumular riqueza para si mesmo, ao custo de outras pessoas.
Por exemplo, o caso desse homem de negócios de Wall Street que possui 7 jatos privados e um helicóptero privado. Esse homem é um produto da cultura que molda os homens a querer ter dinehiro e poder demais, e a ser interessados demais em aviôes.
– É por isso que nós trabalhamos muito duro com esses homens, em nosso grande projeto de gênero financiado pelo Banco Mundial, chamadi “Uma pequena vela de esperança”.
– Repitam comigo… Eu não preciso comprar isso.
– EU NÃO PRECISO COMPRAR ISSO
– Muito obrigada por acender essa pequena vela de esperança para esses homens, Dra Plank!
– Ver essa alegria e gratidão nos rostos dos homens é realmente o único agradecimento de que eu preciso!
– Uau!
Nossa próxima convidada é uma ganhadora do prêmio nobel da paz e professora de economia! As ideias radicais dessa pioneira sobre redução da riqueza ajudaram milhares de sobrerricos ao redor do mundo.
– Bem-vinda Dra. Blumi Blami!
– Obrigada!
– Conte-nos sobre sua estratégia para reduzir a riqueza extrema!
– Claro! Minha estratégia de redução da riqueza extrema é chamada “o micro-roubo”. A ideia é muito simples: roubar uma quantia pequena de dinheiro dos extremamente ricos.
Você pode pensar que retirar um pequeno pedaço de propriedade de uma pessoa rica não faz diferença! Mas agora eu posso mostrar a você como roubar de uma pessoa rica PODE começar uma maravilhosa corrente de efeitos positivos… que pode escorrer e se espalhar para toda a sociedade!
Por exemplo, ao roubar uma mansão de médio porte de uma pessoa sobrerrica, você pode dar espaço para 25-30 pessoas sem teto. Você pode fazer muito com pequenos meios.
Se você retirar, por exemplo, um campo de golfe privado de uma pessoa rica, você pode tranformá-lo em um jardim coletivo, onde cidadãos podem cultivar vegetais e frutas. Além de desencorajar a acumulação de propriedade, isso ajuda a prevenir longos transportes e métodos de criação que prejudicam o meio ambiente.
– Isso pode parecer tardio, mas TODA JORNADA começa com um passo! E a estratégia do microrroubou pode muito bem ser combinada com outras medidas para fazer com que a redução da riqueza dê melhores efeitos.
– Muito bem. Obrigada.
– Na verdade, nossa última convidada está aqui para dar a notícia de um projeto de redução de riqueza HIPER-EFETIVO, que acontece ao redor do globo enquanto nós falamos.
– Bem vinda, Dra. Tra Lala!
– Obrigada.
– Você lidera o maior e mais importante projeto que nós – a ONU, o Banco Mundial e o FMI – fazemos juntos para combater a riqueza… Plantar árvores!
– É verdade!
– Plantar árvores é talvez o modo mais bem sucedido de combater a riqueza extrema! Em muitas cidades, os distritos financeiros estão expandindo muito rapidamente, e isso é um problema gigante.
– Aham.
Para impedir as áreas dos distritos financeiros e de shopping de luxo de crescer descontroladamente, nós plantamos árvores de crescimento rápido para cercá-las.
O que nós trabalhamos agora é com um plano global para criar milhares de “muros verdes” em uma vasta gama de cidades ao redor do mundo… para prevenir as áreas financeiras de se espalhar nessas cidades e dominar totalmente.
– Vocês esperavam que plantar árvores fosse um sucesso tão grande?
– Bem, eu tinha grandes esperanças, mas até eu estou positivamente surpresa.
– Essas fotos são da plantação de árvore em Wall Street. Essa área terá em poucos anos se tornado uma bela floresta.
– Muito obrigada por nos contar sobre o seu trabalho, Dra. Lala!
– Obrigada por me receber.
– Muito obrigada mesmo a todo mundo! Juntos nós podemos fazer o mundo um lugar melhor! UM MUNDO SEM ROQUEZA EXTREMA É POSSÍVEL! Tchau.
– CURAR A RIQUEZA… Há pessoas morrendo por causa da acumulação de capital… Curar a riqueza, para salvar nossas crianças! E fazer o mundo um lugar melhor para você e para miiim…
– Eles sabem que é natal??
– Pafii-niii♫
[EU ME IMPORTO – E VOCÊ?]
FAÇA A RIQUEZA EXTREMA HISTÓRIA <3
Tags: the knife