Herdeiros de um recorte do rock dos anos 80

Mais improvável que um show dos Simple Minds em São Paulo em 2025 – que, apesar de uma divulgação mínima, lotou o Espaço Unimed – foi ver que a banda escocesa ainda faz bonito nos palcos. E por mais que apenas dois de seus integrantes fazem parte da formação original (o vocalista Jim Kerr e o guitarrista Charlie Burchill), a banda, quase toda formada por pessoas que entraram em 2017 (à exceção do baixista Ged Grimes, no grupo há quinze anos), segura bonito e faz valer a apresentação. Mas é claro que isso diz muito respeito à presença de seus dois fundadores, que além de estarem em ótima forma, carregam a essência da banda e sua dinâmica é própria de outras bandas contemporâneas de sua geração no Reino Unido. O Simple Minds faz parte de uma geração de grupos formada a partir da implosão do pós-punk e que, depois de anos de experimentação, descobriu a simplicidade da melodia e o poder da comunicação em massa como formas de atingir um público muito maior do que seus conterrâneos. E por mais que o público presente em sua maioria reconhecesse apenas seus dois hits (a saber, “Don’t You (Forget About Me)” e “Alive and Kicking”), foi levado pelo entrosamento do grupo liderado por seus dois fundadores, cuja trajetória musical é semelhante à percorrida por artistas como U2, Echo & The Bunnymen, Lloyd Cole and the Commotions, Orange Juice, ABC, Tears for Fears, Human League e Level 42, que começaram a carreira tateando seu futuro em discos que expandiam os limites do rock e da canção para voltar ao formato com melodias mais simples e grudentas que tornaram-se hits pelo planeta nos anos 80. É um recorte específico do rock dos anos 80 que os Simple Minds respondem como herdeiros perfeitos. No repertório, o grupo ignorou seus discos mais experimentais da virada dos 70 para os 80 para ir direto à fase mais pop (dos discos New Gold Dream e Sparkle in the Rain) e ao seu disco mais bem sucedido, Once Upon a Time (de 1985), dando brechas para algumas músicas dos anos 90 e outras poucas deste século. E como a banda sabia que seus dois hits eram o momento de catarse, deixou cada um deles, em versões extendidas, sempre convidando o público para cantar suas melodias irresistíveis das respectivas segundas partes, para as partes finais de sua apresentação, “Don’t You” um pouco antes da banda deixar o palco e “Alive and Kicking” uma antes do show acabar, que só aconteceu depois que eles voltaram com “Sanctify Yourself” de seu disco clássico de 85. A voz intacta e a presença de palco de Jim, além dos solos cheios de efeitos de Burchill ajudaram a deixar o clima da noite na medida para um público saudosista, com mais de 50 anos de idade. Foi massa.

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Vida Fodona #827: Embicando pro final de 2024

Aquela expectativa…

Ouça abaixo:  

Vida Fodona #548: Um Vida Fodona de amigo oculto

vf548

Tirei a Raquel no amigo oculto da firma

Human League – “Don’t You Want Me”
Pet Shop Boys – “West End Girls”
Fleetwood Mac – “Dreams”
Zizi Possi – “O Amor Vem Pra Cada Um”
Pepeu Gomes – “Mil e Uma Noites de Amor”
Alceu Valença – “Morena Tropicana”
Men at Work – “Down Under”
Elvis Costello – “Watching the Detectives”
Police – “Spirits in a Material World”
Genesis – “Turn it On Again”
Joe Jackson – “Steppin’ Out”
Titãs – “Toda Cor”
Daryl Hall & John Oates – “Private Eyes”
Metrô – “Cenas Obscenas”
Lobão – “Cena de Cinema”
Sempre Livre – “Fui Eu”
Pretenders – “Back on the Chain Gang”
Simples Minds – “Don’t You Forget About Me”
Telex – “Só Delírio”
Kiko Zambianchi – “Rolam as Pedras”
Zero – “Quimeras”
Cure – “Just Like Heaven”
INXS – “Need You Tonight”
Buggles – “Video Killed the Radio Star”
Tokyo – “Humanos”
Tears for Fears – “Head Over Heels”
Crowded House – “Don’t Dream It’s Over”
Fine Young Cannibals – “She Drives Me Crazy”
Wang Chung – “Dance Hall Days”
Echo & the Bunnymen – “Lips Like Sugar”
Alphaville – “Big in Japan”
Peter Schilling – “Major Tom”
Bangles – “Manic Monday”
Spandau Ballet – “True”
Berlin – “Take My Breath Away”
David Bowie + Queen – “Under Pressure”
Depeche Mode – “Enjoy the Silence”
Erasure – “Chains of Love”
Blondie – “Call Me”
Level 42 – “Something About You”
Lulu Santos – “Adivinha O Quê”
Wham! – “Wake Me Up Before You Go-Go”
Kenny Loggins – “Footloose”
Michael Sembello – “Maniac”
Phil Collins + Philip Bailey – “Easy Lover”
Kim Wilde – “You Keep Me Hanging On”
Bon Jovi – “Livin’ On a Prayer”
Dire Straits – “Walk of Life”
Leo Jaime – “A Lua e Eu”

Ke$ha + Simple Minds

Demorei, mas estou de volta ao jogo! Esta foi a carta do Carlão. Pra mim, ele jogou no morto.

Cinco vídeos para o meio da semana – 94

Os dessa semana são em homenagem a John Hughes:


Beatles – “Twist and Shout” , em Curtindo a Vida Adoidado


Karla DeVito – “We Are Not Alone”, em O Clube dos Cinco


OMD – “If You Leave”, em A Garota de Rosa Shocking


Simple Minds – “Don’t You (Forget About Me)”, de O Clube dos Cinco


Oingo Boingo – “Weird Science”, de Mulher Nota 1000

De brinde, esse mashup com “Baba O’Riley”, do Who.