Show

Interrompemos tudo praquela notícia que todo mundo queria saber: Massive Attack em São Paulo dia 13 de novembro, no Espaço Unimed! E com os irmãos Cavalera no palco – e a notícia só melhora, segundo a Pitchfork os Cavalera tocarão seu clássico Chaos A.D. na íntegra nesse mesmo dia – só não sabemos se será o show de abertura ou se tocarão DURANTE o show do Massive Attack… Mas não custa perguntar: o disco escolhido não deveria ser o Roots? Afinal o show conta com as ONGs Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e vem ao Brasil em novembro pra coincidir com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, e o disco de 1996 parte do ponto de vista indígena… Ingressos à venda a partir desta terça-feira!

Hermeto e eu

Encontrar Hermeto Pascoal era sempre uma alegria. Seu entusiasmo contagiava desde a primeira vista ou primeira nota, sempre efusivo e alto astral, sem tempo ruim. Essa era sua mensagem e a música era seu idioma. Pude vê-lo dezenas de vezes ao vivo, entrevistá-lo outras tantas e por outros apenas conversar e agradecê-lo por proporcionar essa magia que fazia questão de realizar coletivamente, inclusive conseguindo realizar uma apresentação do mestre no Centro Cultural São Paulo, quando fui curador de música de lá. Queria aproveitar pra registrar um abraço ao compadre Flávio Scubi, empresário do mestre alagoano, responsável por manter a carreira do Hermetão à toda, não apenas nos shows como fonograficamente. Reuni alguns momentos que pude vê-lo (alguns shows na íntegra) aí embaixo… Obrigado, mestre!

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Chamei a Luíza Villa para participar de mais uma sessão Trabalho Sujo Apresenta no Cine Belas Artes, dia 18 de setembro, a partir das 20h30, desta vez tocando suas próprias canções. Villa foi a artista que inaugurou a série de shows que faço no cinema desde 2023, mas com o show que fizemos juntos em homenagem a Joni Mitchell. Dessta vez, ela vem mostrar seu próprio repertório misturando MPB, jazz brasileiro, música pop e folk music, acompanhada do tecladista Pedro Abujamra, do baterista Tommy Coelho, da baixista Marcella Vasconcelos e da clarinetista Laura Santos, além de mostrar músicas de Milton Nascimento, Joni Mitchell e Jorge Drexler. Os ingressos já estão à venda.

Ottopapi, D’Artagnan Não Mora Mais Aqui, Gabiroto, Orfeu Menino, Monstro Bom, Tutu Naná e Applegate são as atrações da primeira edição do Chama Festival, que tem como o intuito mostrar as novas bandas brasileiras que estão surgindo nesta década. Idealizado por mim e pelo Arthur Amaral (que criamos estes celeiros de talentos no Inferninho Trabalho Sujo e no Porta Maldita), o festival reúne oito bandas – que por sua cada uma delas recebe seus respectivos convidados: Ottopapi recebe Isabella Gil, D’Artagnan Não Mora Mais Aqui convidou o Rodrigs do Nigéria Futebol Clube, Gabiroto chamou o Trash, Orfeu Menino veio com a Lalá Santos, Monstro Bom trouxe o Lauiz, Tutu Naná convocou Karin Santa Rosa e Applegate acionou o Malvisto. O festival acontece no sábado dia 13 de setembro de 2025 a partir das 16h20 na Casa Rockambole. Os ingressos já estão à venda.

Como neste sábado teremos Chama Festival, em vez de fazer o Inferninho Trabalho Sujo focado em bandas novas, essa sexta viu dois – ou melhor, três! – veteranos da cena independente celebrar um ícone deste mesmo cenário no palco do Picles. A noite começou com a dupla Tatá Aeroplano e Luiz Thunderbird visitando o repertório de Júpiter Maçã em versão acústica – Aeroplano assumia os vocais, que eram acompanhados pelo de Thunder, ele tocando o violão que transformou o Picles num imenso sarau lisérgico, quando os dois tocaram vários clássicos de diferentes fases da carreira de Flavio Basso e convidaram Lucas Hanke, que encerraria o palco daquela sexta em seguida para dividir “Síndrome de Pânico” e encerrar sua participação com a derretida “As Tortas e as Cucas”.

Júpiter também esteve pairando sobre o show que Lucas Hanke e seu Cromatismo de Sensações fizeram em seguida. Bebendo da mesma psicodelia sessentista que a fase clássica de Júpiter Maçã, a banda gaúcha vagava naquele espaço mental entre a Jovem Guarda, a Beatlemania, a Swinging London, a esquina das ruas Haight e Ashbury, a saudosa Funhouse e, por que não?, o Parque da Redenção. Guiado pela guitarra de seu líder, a banda é um raio fulminante de lisergia elétrica e encerrou a noite puxando duas músicas com Tatá e Thunder na formação: a mesma “As Tortas e as Cucas” que a dupla encerrara o show anterior e a inevitável “Lugar do Caralho”, música que bem representa a vibe do Picles, que ferveu depois quando eu e Fran assumimos a pistinha…

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Mais uma sexta-feira com Inferninho Trabalho Sujo no Picles! E às vésperas do Chama Festival teremos duas atrações veteranas para celebrar a importância da cena independente brasileira. A noite começa com o gaúcho Lucas Hanke e o Cromatismo de Sensações, que mescla o rock lisérgico com o indie pop deste século na sua estreia na festa, seguindo com a homenagem de dois ícones a um maior ainda, quando Tatá Aeroplano e Luiz Thunderbird se unem para celebrar o man Júpiter Maçã num tributo que já é histórico. Depois dos shows, que começam às 22h e vão até a meia-noite é a vez de retomar a pista do Picles ao lado da querida Francesca Ribeiro, fazendo todo mundo dançar até altas horas da madrugada. Os ingressos já estão à venda e quem chegar antes das 21h30 não paga pra entrar. Vamo que vai esquentar!

Ainda mais extremo

O fim de semana começou pesado com mais uma sessão do encontro entre Test e Deaf Kids mais uma vez no Sesc Avenida Paulista. Em noite ainda mais cheia que a anterior, as duas duplas mais uma vez engalfinharam no alinhamento ruidoso que as une no disco Sem Esperanças, jogando tanto para o lado do Test (com a velocidade de tirar o fôlego do baterista Barata e o peso da voz e da guitarra de João Kombi) quanto do Deaf Kids (em que a guitarra e a voz de Douglas Leal se misturam com efeitos sonoros e synths, enquanto Sarine expande o ritmo com doses precisas de percussão, por vezes acompanhado do próprio Douglas no atabaque). Mas os melhores momentos são quando as bandas se fundem numa coisa só, tanto seus bateristas embalando viagens de pura percussão, quanto os guitarristas erguendo uma parede intransponível de som. É nítido que eles estão abrindo a fórceps uma fronteira nova, entre o ruído de vanguarda, um rock industrial ainda mais elétrico com doses improváveis de percussão e o peso vultoso do metal que serviu como berço para os dois grupos – e ver isso acontecendo ao vivo ainda abre novas dimensões, imperceptíveis em disco. Extremo.

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Inacreditável o encontro entre Test e Deaf Kids que aconteceu nesta quinta no Sesc Av. Paulista. Duas das principais forças do ruído extremo paulista há tempos jogam essa dobradinha, mas desde o ano passado se aproximaram ainda mais e, além de shows e turnês em conjunto, começaram a compor juntos um álbum que finalmente foi lançado esse mês – e que por enquanto está disponível apenas no Bandcamp. E por mais que Sem Esperanças seja um salto considerável na discografia dos dois grupos (além de um dos melhores discos brasileiros do ano), o encontro ao vivo dos dois abre outras dimensões de barulho e mostra que tentar rotulá-los como grindcore, thrash, noise ou vanguarda é limitar as fronteiras do ruído que eles apenas escancaram. Ao lançar o disco num Sesc, o grupo ainda pode trabalhar com condições de temperatura e pressão ideais e além de um equipamento de som e de luz de primeira, puderam contar com dois ases controlando as respectivas mesas – o implacável Berna reprocessando o som enquanto Mau Schramm improvisava camadas de cores a cada célula de som proposta pelos grupos. No palco, João Kombi do Test dividia a regência da avalanche de som com com Douglas Leal, usando sua guitarra e voz como quem doma uma tempestade invisível, enquanto o comparsa dos Deaf Kids trazia seus efeitos eletrônicos, vocais remixados e guitarra demolidora. No centro do palco, de frente um para o outro, os dois bateristas Sarine (do DK) e Barata (do Test) desviavam aquela nuvem de som para debaixo da terra, como se abrissem placas tectônicas marteladas à velocidade da luz. Ver o impacto sonoro niilista causado por aqueles quatro indivíduos no palco era como se assistíssemos a abertura de um portal interdimensional que nos levava a um vácuo de descrenças em que o som parece ser a única forma de contato com a própria existência, sempre a partir de seus extremos. Um atordoo de sentidos propício ao dia histórico que foi essa quinta-feira. “E amanhã é Bolsonaro na cadeia, caralho!”, desabafou Douglas no final de mais de uma hora de som. E nessa sexta-feira tem mais.

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Dua Lipa segue sua turnê pelos Estados Unidos e, como tem feito em todos os shows, sempre homenageia um artista local quando chega a uma nova cidade. E no primeiro show que fez em Boston, nesta terça, resolveu celebrar uma das maiores (e mais malas) bandas de rock daquele país ao escolher cantar a balada “I Don’t Want to Miss a Thing”, do Aerosmith. Como ela tem mais um show para fazer na cidade, resta saber que outro artista local ela pode celebrar – escolher pérolas dos Pixies, do New Edition, dos Lemonheads, do New Kids on the Block ou dos Cars? Minhas apostas: “I Feel Love” da Donna Summer, alguma do James Taylor ou “More than a Feeling” da banda que leva o nome da cidade.

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Leveza abstrata

Theo Ceccato criou o Pah! quase que instantaneamente. Nome que inventou para os dias que juntava-se com outros amigos para tocar o que desse na telha, transformou-se numa performance sonora em sua primeira apresentação que aconteceu na curadoria que o Mamãe Bar fez no Teatro de Arena no ano passado, quando reuniu todos os amigos que pode para uma longa jam noise de improviso que crescia ao redor do ataque batiza o experimento. Em sua segunda apresentação, nesta terça-feira no Centro da Terra, ele optou pelo extremo oposto e ao reunir-se apenas com seu compadre de Enorme Perda de Tempo Teo Serson, preferiu trabalhar no modo ambient estendido mostrando dois momentos de improviso em câmera lenta, com cada um dos dois pinçando notas em instrumentos diferentes, com bases de ruído pré-gravadas (a primeira com o repetitivo gongo que os relógios japoneses marcam a hora cheia, que o autor da noite sampleou de um filme do Ozu). Theo tocava uma guitarra distorcida aberta em dois acordes diferentes, um para cada momento da noite, trabalhando-a mais como um elemento de textura do que de melodia, esta ficava toda com o piano do outro Teo, tateando notas aleatórios que por vezes soavam como o arpeggio de um acorde e noutras uma melodia com notas fantasmas. Medindo a duração das duas apresentações, um filme que o próprio Theo fez no quintal de casa com um celular e uma lanterna, deixava o fluir da noite fechado e hermético, o que era reforçado na forma como os dois apareciam no palco: o guitarrista sempre na penumbra, o pianista sob um holofote seco. Mesmo sem parecer ou soar claustrofóbico, os dois nos conduziram rumo a uma leveza abstrata tão sem rumo quanto um sonho – ou um pesadelo.

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