Cows in the Pasture ainda nem tinha nome quando estava sendo cogitado, mas o disco de country que Brian Wilson estava fazendo enquanto gravava o Sunflower dos Beach Boys em 1970 parece que finalmente verá a luz do dia. Instigado pela paixão do empresário do grupo pelo gênero musical, o líder dos Beach Boys resolveu dirigir um disco dedicado à country music que tivesse ninguém menos que o próprio agente da banda, Fred Vail, nos vocais. Naquela época Brian já não fazia mais shows com sua banda, dedicando-se apenas à composição e às gravações do material que depois sairia em turnê, e a ideia de tocar um disco em que não precisasse ser o principal artista mexeu com o velho beach boy. Fred, que nunca havia cantado profissionalmente na vida mas era um fã ardoroso de música country, comprou a ideia e juntos fizeram gravações junto a músicos com quem Brian nunca havia gravado, todos de raiz caipira (os guitarristas James Burton e Red Rhodes e o pianista Glen D. Hardin) e juntos compuseram e gravaram 14 músicas que ficaram esquecidas no arquivo do grupo, como uma pitoresca nota de rodapé na história da banda. Mas a equipe de Brian descobriu essas fitas há dez anos e entrou em contato com Fred, que quis mantê-las. E agora ele conta à revista Rolling Stone que, ao lado do produtor de Nashville Sam Parker, com quem desenvolveu uma amizade há poucos anos, irá recuperar este disco, provavelmente para lançar no ano que vem. Fred regravará os vocais, mesmo com sua voz envelhecida, e o disco contará com participações especiais. “Há lendas do country e lendas do rock’n’roll, nomes do country contemporâneo e alguns popstars”, antecipou Parker, sem revelar os nomes, que ainda estão sendo negociados. O único que pode antecipar é o envolvimento de T Bone Burnett com o projeto. Vail foi empresário dos Beach Boys desde os primeiros anos da banda e cresceu junto ao grupo como um irmão mais velho, além de ter uma trajetória que mistura-se com a própria história do rock, nos anos 50, que será contada em uma série documental que acompanhará o lançamento no ano que vem. É mais um aceno para o gênero voltar ao centro da música pop dos EUA, depois das pesadas adesões de Lana Del Rey e Beyoncé.
1° de fevereiro de 1949 – A gravadora RCA lança o disco compacto
2 de fevereiro de 1997 – Morre Chico Science
3 de fevereiro de 1960 – Sinatra lança sua própria gravadora
4 de fevereiro de 1959 – Nasce Zeca Pagodinho
5 de fevereiro de 2007 – A Apple dos Beatles e a Apple de Steve Jobs chegam a um acordo
6 de fevereiro de 1945 – Nasce Bob Marley
7 de fevereiro de 1966 – É lançada a revista Crawdaddy, pioneira em falar sério sobre música pop
8 de fevereiro de 1977 – Television lança seu clássico Marquee Moon
9 de fevereiro de 1964 – Os Beatles tocam pela primeira vez no programa de Ed Sullivan e conquistam os EUA
10 de fevereiro de 1971 – Carole King lança Tapestry
11 de fevereiro de 2012 – Morre Whitney Houston
12 de fevereiro de 1981 – O Rush lança Moving Pictures
13 de fevereiro de 1970 – O Black Sabbath inventa o heavy metal
14 de fevereiro de 1918 – Nasce Jacob do Bandolim
15 de fevereiro de 1969 – As groupies chegam à capa da Rolling Stone
16 de fevereiro de 1999 – O Iron Maiden apresenta sua formação com três guitarristas
17 de fevereiro de 1973 – Morre Pixinguinha
18 de fevereiro de 2006 – Os Rolling Stones tocam pra 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana
19 de fevereiro de 1996 – Jarvis Cocker invade o palco de Michael Jackson
20 de fevereiro de 1816 – O Barbeiro de Sevilha tem uma estreia caótica
21 de fevereiro de 2012- Pussy Riot apavora uma igreja na Rússia pra gravar um clipe anti-Putin
22 de fevereiro de 1997- Spice Girls conquistam os EUA
23 de fevereiro de 1999- Eminem lança The Slim Shady LP
24 de fevereiro de 2004 – Mashup de Beatles com Jay-Z provoca desobediência civil digital
25 de fevereiro de 1995 – Frank Sinatra faz seu último show
26 de fevereiro de 2001 – Daft Punk lança seu clássico Discovery
27 de fevereiro de 2009 – Morre Walter Silva, o “Picapau”, que descobriu Elis Regina
28 de fevereiro de 1983 – U2 abraça a política com seu disco War
1° de novembro – O lançamento da revista Billboard, o dia que o mundo conheceu o disco Abbey Road, a morte de Yma Sumac e o aniversário de Pabllo Vittar
2 de novembro – Carly Simon lança “You’re So Vain”, a primeira vez do termo “Beatlemania” é a prisão do pai de Marvin Gaye
3 de novembro – “Ice Ice Baby” levando o rap ao topo das paradas pela primeira vez, a volta dos Righteous Brothers e censura a shows de rock!
4 de novembro – Os Beach Boys lançam “Good Vibrations”, My Bloody Valentine lança o Loveless e morre Fred “Sonic” Smith
5 de novembro – Aniversário de D2, Thaíde e Mr. Catra, a estreia do programa de Nat King Cole e a morte de Link Wray
6 de dezembro – Taylor Swift lança 1989, os Sex Pistols estreiam ao vivo (por dez minutos!) e os Monkees lançam um filme lóki
7 de novembro – O nascimento de Ary Barroso, o último show de Aretha Franklin e a morte de Leonard Cohen
8 de novembro – O lançamento do quarto disco do Led Zeppelin, David Bowie no programa da Cher e o filme que deu um Oscar pro Eminem
9 de novembro – É lançada a revista Rolling Stone, o disco 36 Chambers do Wu-Tang Clan, John conhece Yoko e Bowie toca ao vivo pela última vez
10 de novembro – A gravação do clipe de “Bohemian Rhapsody”, o primeiro rap a entrar na lista dos mais vendidos e Chaka Khan com Prince, Stevie Wonder e Melle Mel
11 de novembro – John & Yoko lançam Two Virgins, Bill Haley chega ao topo das paradas e Dylan lança seu primeiro livro
12 de novembro – Madonna lança o disco Like a Virgin, o estúdio Abbey Road é fundado e o Velvet Underground faz seu primeiro show
13 de novembro – Atentado terrorista no show do Eagles of Death Metal, “Feelings” ganha o disco de ouro e morre Ol’ Dirty Bastard
14 de novembro – Michael Jackson lança o clipe de “Black Or White”, Ray Charles chega pela primeira vez ao topo e Pete Townshend assume que é bissexual
15 de novembro – Empresário do Milli Vanilli assume que dupla é uma fraude, Janis Joplin é presa por xingar um guarda e os Dire Straits dominam as paradas
16 de novembro – A morte de Candeia, a prisão do baterista do Clash e os Stones tocam na festa privê de um bilionário
17 de novembro – Morre o maestro Heitor Villa-Lobos, o primeiro disco das Spice Girls e Patti Smith ganha o National Book Award
18 de novembro – Genesis lança o clássico The Lamb Lies Down on Broadway, morre Danny Whitten da Crazy Horse de Neil Young e o Nirvana grava seu Acústico MTV
19 de novembro – Michael Jackson pendura o filho bebê na varanda, Carl Perkins grava “Blue Suede Shoes” e Zappa conclui sua ópera Joe’s Garage
20 de novembro – Keith Moon passa mal e fã termina o show tocando bateria com o Who, Isaac Hayes chega ao topo e Bo Diddley é banido da TV
21 de novembro – A morte de Peter Grant, o empresário que fez o Led Zeppelin acontecer, Olivia Newton John emplaca “Physical” e os Beatles lançam Anthology
22 de novembro – A morte acidental do líder do INXS, Michael Hutchence, o início da carreira de Simon & Garfunkel e Pearl Jam apenas em vinil
23 de novembro – Jerry Lee Lewis é preso após baixar armado na casa de Elvis Presley, Pink Floyd nas paradas de sucesso e morre Adoniran Barbosa
24 de novembro – Morre Freddie Mercury, Howlin’ Wolf toca na Inglaterra e o Crowded House encerra suas atividades
25 de novembro – Estreia Guarda-Costas o filme que catapultou a carreira de Whitney Houston, surge a primeira gravadora online e morre Nick Drake
26 de novembro – O clube Haçienda é leiloado, o Cream faz seu último show e Richey Edwards, dos Manic Street Preachers, é declarado morto
27 de novembro – O clipe de “Justify My Love” é banido da MTV, Hendrix comemora aniversário num show dos Stones e o Pavement termina ao vivo
28 de novembro – John Lennon toca pela última vez ao vivo (ao lado de Elton John), Kurt Cobain zoa o Top of the Pops e Britney dá a volta por cima
29 de novembro – O fenômeno Susan Boyle cumpre a promessa em seu primeiro álbum, morre George Harrison e Taylor Swift substitui a si mesma no topo
30 de novembro – Morre Cartola, Michael Jackson lança Thriller, Madchester chega ao Top of the Pops e Joey Ramone vira um quarteirão em NY
Já começou a turnê norte-americana da nova encarnação do King Crimson, mas como o David Fricke disse na Rolling Stone:
The future of this Crimson beyond the U.S. tour, especially in studio-album form, is uncertain. “Crimson as a musical undertaking can’t be judged from its records,” Fripp said in a recent British interview. “It can only be judged by live performance.”
He emphasized the latter point in Albany, in a pre-recorded welcoming announcement played over the PA a few minutes before showtime. “Embrace the moment,” Fripp suggested in his soft, precise speaking voice, firmly requesting that the audience turn off and stow all electronic devices. “Use your ears to record and your eyes to video.”
It worked. I periodically looked around the hall, for the tell-tale glow of cell phone cameras and recorders. There were none, all night. If you want a piece of this “Schizoid Man,” you have to be there.
Então enquanto Fripp não registra oficialmente estas apresentações, só nos resta nos contentar com dois vídeos, um com um solo de seus novos três bateristas, Pat Mastelotto, Bill Rieflin e Gavin Harrison:
E uma velha versão para o maior clássico do grupo, “21st Century Schizoid Man”, gravada no Hyde Park em 1969 e uploadada no próprio canal do King Crimson no YouTube:
Tomara que algum maluco se disponha a trazê-los ao Brasil… Imagina…
E segue a campanha pra transformar o chefe de estado da igreja católica em ícone pop – e o Papa Francisco vai parar na capa da Rolling Stone gringa…
Que tal começar a semana ouvindo uma música inédita do Velvet Underground, gravada ainda na fase clássica do grupo, com John Cale na formação? “I’m Not A Young Man Anymore” foi gravada ao vivo no Gymnasium, em Nova York, no dia 30 de abril de 1967, e só havia aparecido em um disco pirata. Mas a versão abaixo, pinçada pelo Dangerous Minds a partir do material da edição tripla do White Light/White Heat que chega às lojas este mês, veio direto da coleção do próprio John Cale, que participou da reedição do disco tão bem como Lou Reed, pouco antes de morrer. Falando sobre a morte de Lou Reed à revista Rolling Stone, nosso amigo sonic youth Thurston Moore comentou sobre a canção que finalmente será lançada oficialmente:
“I was at South by Southwest in 2008, playing at a Lou Reed appreciation concert. I’d just heard “I’m Not a Young Man Anymore,” which had just surfaced on a Velvet Underground bootleg. It was this powerful song I’d never heard before. Before we went on, I was talking to Lou and told him about it and he said, “How the hell do you know about that song?” I said, “It just surfaced on a bootleg on the Internet.” I said I thought it would be a good song to play since I just turned 50. And when I said that, he looked at me, half smiled and embraced me. It was wonderful and completely unexpected.”
Sem mais conversa: eis “I’m Not a Young Man Anymore”. Boa semana.
A imagem acima foi um anúncio veiculado pela filial italiana da revista Rolling Stone após a morte de Lou Reed.