O segundo ato de Beyoncé

, por Alexandre Matias

Beyoncé começou oficialmente o segundo ato do seu disco de 2022. Ainda sem anunciar o título do álbum – ainda não sabemos se será apenas o segundo ato de Renaissance ou se terá um novo título, como já foi especulado -, ela aproveitou a audiência do jogo da final de futebol norte-americano que aconteceu neste domingo para cravar a data do próximo lançamento, que acontecerá no dia 29 de março. A data foi marcada após ela apresentar uma propaganda que fez para uma operadora de celular dos EUA brincando com as possibilidades em que ela poderia “quebrar a internet”, misturando referências ao seu Lemonade, inteligência artificial, eleições presidenciais, viagem espacial e até à Barbie, terminando a propaganda anunciando não apenas uma, mas duas canções. E tanto “Texas Hold ‘Em” quanto “16 Carriages” apontam que o disco se aprofunda em um território que é caro, porém pouco frequentado, por Beyoncé – a música country. Nascida no Texas, ela já havia dado uma piscadela para o gênero quando fez sua “Daddy Lessons”, de seu clássico Lemonade ao lado das Dixie Chicks – que agora assinam apenas como The Chicks.

As duas novas faixas apontam rumos distintos dentro deste universo: enquanto “16 Carriages” é uma balada mais introspectiva, “Texas Hold ‘Em” é mais expansiva e aponta para ser um dos hits deste ano. Esta última foi apresentada com o início de um clipe que fez muita gente especular sobre uma participação de Lady Gaga em seu disco, pois traz Beyoncé dirigindo um táxi, o qu seria uma referência à parceria que as duas fizeram há mais de dez anos, “Telephone” (em que Bey dá uma carona para Gaga). O vídeo também cita nominalmente hits country de autores negros, como “Laughing Yodel” de Charles Anderson, “Grinnin’ in Your Face” de Son House e “Maybelline” de Chuck Berry.

Essa pegada já vinha sendo insinuada desde que ela apareceu vestida à caráter no último Grammy, com chapéu e tudo, e parece seguir o rumo do disco anterior, só que trocando de estilo musical. Enquanto o ato I sublinhava a relação da música negra com a música de boate pós-disco music, abraçando techno, funk e house music. ela agora parece querer mostrar que mesmo o branco azedo country tem dívidas com a música negra. Curioso esse movimento acontecer ao mesmo tempo em que Lana Del Rey anuncia seu próprio disco country, batizado de Lasso, mas parece ter a ver com o momento crítico que os Estados Unidos atravessam, especificamente devido ao fato de 2024 ter eleições para presidente por lá.

Veja o comercial e os dois novos singles abaixo:

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