Retratos da nova temporada de Twin Peaks

twin-peaks-episodio-04

Entrevistei, para meu blog no UOL, o ilustrador brasileiro Cris Vector, que está fazendo um pôster para cada novo episódio de Twin Peaks.

O ilustrador paulistano Cristiano Siqueira, de 37 anos, era pré-adolescente quando a série Twin Peaks passou pela primeira vez no Brasil. “Nessa época eu tinha 11 anos e não podia ficar acordado depois do Fantástico pra ver a série. Lembro das chamadas na programação e sempre tive muita curiosidade de assistir”, lembra o artista, que mesmo chegando atrasado na série, aderiu ao culto da série. Quando a série teve sua terceira temporada anunciada vinte e cinco anos depois da segunda, Cris propôs-se um desafio: ilustrar um pôster para cada novo episódio da série.

“Existia uma grande expectativa entre os fãs de Twin Peaks pela volta da série, algo totalmente inesperado, já que os próprios David Lynch e Mark Frost tinham descartado uma terceira temporada em diversas ocasiões”, lembra o ilustrador. “A ideia inicial era fazer apenas um pôster, mas após assistir o primeiro episódio e conversar com alguns amigos, eu pensei que seria interessante – e desafiador – criar um pôster pra cada episódio. Pensei que seria uma maneira de superar a expectativa de uma semana entre um episódio e outro e também uma maneira de viver esse momento que todos os fãs de Twin Peaks aguardavam tanto.”

O resultado é a série de pôsteres abaixo, que vi originalmente no site Ideafixa. A repercussão tem sido ótima: “Desde quando lancei o primeiro poster, a reação tem sido muito positiva. As pessoas elogiam, agradecem, pedem prints. Usam até como foto de perfil, foto de capa. Toda vez que eu lanço um poster, eu faço postagens nas minhas contas de rede social e em grupos de discussão de Twin Peaks, no Facebook. As pessoas até já se acostumaram com os pôsteres e assim que terminam de assistir a um episódio novo, elas já vem me perguntar sobre o novo pôster”, conta Cristiano.

E ela não apenas nacional. “A conta oficial do Twin Peaks no twitter, gerenciada pela Showtime (@SHO_TwinPeaks) frequentemente curte e retuíta os posteres. Até o próprio Mark Frost retuitou um dos posteres, o do episódio 8, que é um dos mais apreciados. Percebi que alguns dos atores da série também curtiram algumas postagens, a Mädchen Amick e Dana Ashbrook curtiram alguns posteres. Mas o que mais me deixou feliz e orgulhoso foi receber uma foto do Carel Struycken, que interpreta o personagem o Gigante, posando com um dos posteres. Uma vizinha dele viu o poster do Episódio 1 e me pediu o arquivo para fazer uma print e presenteá-lo. No começo não acreditei muito, mas mesmo assim cedi o arquivo. Depois pra minha surpresa, o próprio Carel me escreveu elogiando o trabalho e ainda me enviou uma foto! Só isso já valeu todo o esforço!”

fireman

Abaixo, toda a galeria de pôsteres de Twin Peaks até o episódio 15 feita por Cris (que também pode ser vista em seu perfil no Facebook). Dá para ver seu portfólio de ilustrações em seu site oficial:

twin-peaks-episodio-01
Episódio 1: Meu Tronco Tem Uma Mensagem Para Você

twin-peaks-episodio-02
Episódio 2: As Estrelas Se Voltam e o Tempo Se Apresenta

twin-peaks-episodio-03
Episódio 3: Peça Ajuda

twin-peaks-episodio-04-e1503767358864
Episódio 4: …Isso Traz Lembranças

twin-peaks-episodio-05
Episódio 5: Arquivo de Casos

twin-peaks-episodio-06
Episódio 6: Não Morra

twin-peaks-episodio-07
Episódio 7: É um Corpo, Com Certeza

twin-peaks-episodio-08
Episódio 8: Tem Fogo?

twin-peaks-episodio-09
Episódio 9: Esta é a Cadeira

twin-peaks-episodio-10
Episódio 10: Laura é a Escolhida

twin-peaks-episodio-11
Episódio 11: Brincando Com Fogo

twin-peaks-episodio-12
Episódio 12: Só Se for Agora

twin-peaks-episodio-13
Episódio 13: Que História é Essa, Charlie?

twin-peaks-episodio-14
Episódio 14: Somos Como O Sonhador

twin-peaks-episodio-15
Episódio 15: Não é fácil desapegar

Você pode gostar...