Bem massa esse Renato Era Chato.
Cadê esse tipo de articulação no pop nacional do século 21?
Dica do Gas.
E o site do Legião Urbana está conseguindo desenterrar umas boas pérolas do passado da banda – umas manjadas outras nem tanto. Acima, a resenha dum show que Tom Leão escreveu para a falecida Bizz em 86. Abaixo, o cassete do terceiro disco da banda, seguido de um disco split com o 14 Bis (sugestão do próprio Renato Russo), a dobradinha com Paulo Ricardo em outra Bizz, a participação do grupo no especial em homenagem à passagem do Cometa Halley (com a faixa “O Senhor da Guerra”, que só seria oficializada quase cinco anos depois), o single de “Tempo Perdido” (que capa é essa), a primeira capa na Bizz e o primeiro release da banda, escrito à mão.
Tem muito mais coisa lá no site.
Fomos falar com os caras. Eles estavam impressionados com São Paulo. Com o fato de que aqui os punks eram, de fato, jovens vindos da classe trabalhadora, não os filhos de diplomatas e altos funcionários do governo que tinham visto o punk na Inglaterra e chegavam ao Brasil arrotando um no future meio postiço como era em Brasília. Nós também estávamos impressionados com eles. Eles eram menos pretensiosos, mais desencanados que a gente. Tinham feito uma banda e pronto. Iam lá e faziam. E o Renato, luzindo no meio daquilo. Renato tinha lido um monte de coisas que eu tinha lido. Renato tinha pensado um monte de coisas que eu tinha pensado. Renato tinha ouvido um monte de coisas a mais. Entendia o pop. Tinha estudado, durante anos a fio, seus ídolos. Tinha traçado uma estratégia para se tornar um.
Bem boa a homenagem de Bia Abramo ao Renato Russo no UOL. Além de ter acompanhado a ascensão de Renato muito antes de ele se tornar um ídolo, Bia ainda aproveita para fazer um mea culpa geracional, contextualizando a rebeldia e a seriedade dos anos 80 para uma geração acostumada a ter tudo a um clique do mouse.
Fui aprender a gostar de seus textos depois de velho – não dava muita atenção às suas matérias na Bizz (era só mais uma fã do Bowie, eu curtia as discotecas básicas escritas pelo Alex e a coluna do Camilo) e lembro que quando comecei a frequentar a Conrad que ainda se chamava Acme, ainda nos anos 90, ela tinha sido contratada pelo André e pelo Rogério – o que deixavam os dois todos orgulhosos de terem um ídolo em seu quadro de funcionários. Isso foi bem na época em que o Tomate abandonou o Futio para vir para São Paulo editar música na falecida General, onde publiquei meu primeiro frila fora do jornal (embora não-pago): uma matéria sobre o rock do interior de São Paulo (eu morava em Campinas na época) e uma prévia do segundo disco do Pato Fu, o hoje clássico Gol de Quem?. E outro dia a própria Bia gargalhou comigo de volta depois que o Corinthians despachou o São Paulo no outro domingo.
E ainda tem quem queira viver em outra época…
Como bom brasiliense, fica aqui a minha lembrança e meu salve ao João de Santo Cristo original, o retirante carioca que legitimou a cultura da minha cidade-natal em forma de canção. Aproveitei a data para desenterrar uma entrevista que fiz com o Renato Russo em 1994 e que foi capa da Ilustrada em 2001, quando completaram cinco anos da morte do cara. Segue:
Em entrevista inédita, Renato Russo fala de drogas e da Legião
Há exatos cinco anos o pop brasileiro perdia o pouco de senso crítico que tinha, acelerando a escavação do atual abismo cultural em que se encontra. Com a morte de Renato Russo, acabava a Legião Urbana, uma das duas bandas de rock mais importantes do Brasil, funcionando no imaginário nacional -ao lado do experimentalismo dos Mutantes- como os Beatles para o do planeta.
O fim do grupo coincidiu com a aceleração da idiotização do pop brasileiro, hoje composto por discos de regravações, muitos deles subprodutos da própria Legião.
No dia 21 de maio de 1994, Renato Russo e a banda viajavam pelo interior de São Paulo com a turnê do disco O Descobrimento do Brasil. O show daquela noite havia sido no ginásio municipal de Valinhos (a 88 quilômetros da capital) e problemas com a acústica do lugar fizeram o grupo convocar uma reunião de emergência na beira da piscina do hotel Royal Palm Plaza, em Campinas. Leia trechos da entrevista concedida por Renato Russo, após a reunião.
Qual seu disco favorito da Legião Urbana?
O V, que eu acho o disco mais difícil. Gosto muito de O Descobrimento do Brasil. Agora, que encontrei a programação dos 12 passos -parei de beber e de me drogar-, tudo está mais tranquilo. Esse show de hoje, por exemplo: o som estava um caos, tudo estava um horror, e o público, superlegal. O lugar tinha uma reverberação brutal. O público berrava muito, e o engenheiro de som teve de aumentar tudo, desequilibrou. No começo era só “bum-bum-bum” e eu berrando, não dava para ouvir os detalhes. Mas, se fosse em outra época, eu teria ficado tão preocupado que ia beber, tomar um porre, falar: “Nunca mais vou fazer show”, nhem-nhem-nhem… Isso agora não existe mais. Há uma tranquilidade, uma serenidade que esse disco trouxe, e acho que as músicas refletem isso.
Como foi sair dessa fase?
Eu estava me destruindo e, em vez de me matar com um tiro na cabeça, preferi procurar ajuda. Isso vem desde os 17 anos, mas no V foi a primeira vez que coloquei na música essas questões. “Montanha Mágica” é sobre isso. Eu era jovem e acabei entrando num beco sem saída.
Isso foi me consumindo, eu ficava deprimido e não sabia o porquê. Achava que o mundo era horrível, igualzinho ao Kurt Cobain, nada mais valia a pena. E isso é estranho porque, se eu achar um dia que as coisas não valham a pena, quero estar com a cabeça no lugar, e não com o corpo cheio de toxinas. Parei com todo tipo de droga e vi que as coisas não eram tão ruins.
Isso se refletia na sonoridade da banda?
Isso a gente decide. Todo disco a gente tenta fazer uma coisa diferente, até porque é mais divertido. E para não ficar na obrigação de repetir o mesmo trabalho. Não achávamos que o Quatro Estações fosse estourar, porque é um disco bem difícil, mas todo mundo gostou. As letras são complicadíssimas e não é tão pra cima quanto acham. É tão depressivo quanto o V.
Tentamos fazer músicas mais pra cima porque era natural, mas não ficava bom. O Descobrimento do Brasil não é um disco pra cima, é como o Power, Corruption and Lies, do New Order. É a coisa mais gloriosa do mundo, mas, se prestar atenção, é pesado.
Como o Quatro Estações…
No geral, as pessoas acharam que aquilo foi a coisa mais alegre que já foi feita. Enquanto o V, não. A gente tentou fazer uma música alegre pelo menos, de tudo quanto foi jeito, e não saía. “Vento no Litoral” só tocou porque tem uma melodia bonita. Acho “Metal contra as Nuvens” uma música superacessível. O problema é que o disco falava de coisas que as pessoas não estavam querendo ouvir na hora. Foi quando estourou a axé music, a gente veio na contramão. Mas o disco tem as melhores letras, de longe. Consegui falar tudo o que eu queria. Mas as pessoas não queriam ouvir aquilo. Por exemplo, “Metal contra as Nuvens” é uma música sobre o Collor, mas nunca ninguém falou sobre isso.
Como você vê a crítica?
Eles usam os motivos errados. Eu não sou o dono da verdade, mas, para mim, o que motiva esses caras é um rancor e uma incompreensão do que é o nosso país e de como as coisas funcionam. Existem iniciativas maravilhosas no Brasil e a gente não sabe. Aí a gente fica oprimido, achando que tudo não presta, que tudo é horrível. Gostaria de poder apresentar um bom trabalho para as pessoas que gostam da gente. Acho sacanagem, na posição que a gente está, não tentar se esforçar o máximo para apresentar o melhor que a gente pode fazer.
E o futuro do Legião?
Não tenho idéia. Eu não vejo como a gente vai seguir o que está fazendo sem se repetir. Depois de “Perfeição”, eu vou escrever o quê? Depois que você fala “vamos celebrar a estupidez humana”, o que você vai falar? Então talvez a gente faça uma coisa parecida com o que o The Cure faz, para depois, com o tempo, a gente fazer uma mescla. Ou virar uma banda de trabalho, como o New Order. Eu não quero ficar falando como eu acho tudo horrível como está. Se a gente cansar, a gente pára. Se a gente achar que ainda vale a pena fazer alguma coisa, a gente continua.
Programa calminho, com um miolo de mashup e uma rabeira de remix, mas com muita balada e músicas pra ficar numa bowa.
First Aid Kit – “Tiger Mountain Pleasant Song”
Proibidão – “Mangueira Verde e Rosa”
Lulu Santos – “Adivinha o Quê?”
Marcelo Camelo e Mallu Magalhães – “Janta”
Crazy Baldhead – “Bluejay”
João Gilberto – “Aos Pés da Cruz”
First Aid Kit + Crazy Baldhead – “Tiger Bluejay Mountain”
Girl Talk – “Give and Go”
João Brasil – “This is How We Dance”
Lalo Schiffrin – “Magnum Force Team”
Elton John – “Goodbye Yellow Brick Road”
R.E.M. – “Electrolite”
Renato Russo – “Marcianos Invadem a Terra”
Metric – “Love is a Place”
Midnight Juggernauts – “Into the Galaxy”
Kills – “Cheap and Chearful (Fake Blood Remix)”
TV on the Radio – “Dancing Choose”
Ween – “The HIV Song”
Kooks – “Kids”
Hoje tem Velvet, Wilco e Bowie ao vivo, clássicos do Talking Heads, Tom Zé e Novos Baianos, novas do TV on the Radio, Lambchop, Mogwai, Macaco Bong e Fujiya & Miyagi, além de dois mashups, uma demo e um remix. Sirva-se!
Renato Russo – “Geração Coca-Cola”
Pavement – “Western Homes”
Lambchop – “Popeye”
Velvet Underground – “I Can’t Stand It”
Talking Heads – “Air”
Mudhoney – “Thorn”
Tom Zé – “Mã”
Novos Baianos – “Suingue de Campo Grande”
Macaco Bong – “Vamos Dar Mais Uma”
Beatles – “Golden Slumbers”
David Bowie – “Life on Mars”
Wilco – “Shot in the Arm”
Smiths – “How Soon is Now? (Mark Ronson Remix)”
Elastica – “All Nighter”
Fujiya & Miyagi – “Knickerbocker”
Mogwai (feat. Roky Erikson) – “Devil Rides”
TV on the Radio – “Golden Age”
Arty Fufkin – “Giver Losers a Chance”
Soul Cookin’ – “99 Supersonic Problems”