O doutor Ricardo Tacioli, velho companheiro de aventuras do tempo em que fazíamos Ciências Sociais na Unicamp e tateávamos o mundo do jornalismo e da produção cultural, reativou seu célebre site de entrevistas sobre música brasileira e para inaugurar essa nova fase desenterrou um dos meus primeiros trabalhos profissionais, quando, há exatos 30 anos, entrevistava Renato Russo, um dos grandes nomes da música pop brasileira e uma das primeiras referências que tive no mundo da música. Nascido em Brasília, cresci numa cidade sem tradições que, a partir do surgimento do Legião Urbana, começou a desenvolver um orgulho candango inédito que persiste até hoje – e tive a oportunidade de viver essa transformação em primeira mão, indo a dois shows históricos da carreira da banda: o lançamento de seu segundo disco em 1986 (que foi o primeiro show que fui na vida) e o último que eles fizeram na cidade no ano seguinte (que terminou num quebra-quebra generalizado e com a banda amaldiçoada por seus fãs). Sete anos depois, comecei minha carreira entrevistando nomes conhecidos para um jornal que fizemos na faculdade que foi a minha porta de entrada para o jornalismo em si, quando comecei a sugerir pautas para o Diário do Povo, o jornal da cidade, e entre as primeiras entrevistas que fiz está essa que fiz com Renato logo depois do show que a banda fez na cidade vizinha de Valinhos. A entrevista seria publicada em uma revista impressa que idealizava com o doutor Tacioli, mas acabou tendo trechos publicados na matéria que fiz para o Diário sobre o primeiro disco solo de Renato, The Stonewall Celebration Concert, e depois em versão extendida para a Folha de São Paulo, cinco anos após a morte de Russo, que aconteceu em 1996. Ricardo trombou com a transcrição original da entrevista e me perguntou se gostaria de cedê-la para a nova fase de seu site, que volta à ativa depois de quase uma década no limbo digital, e a visita àquela madrugada de outono de 1994 também me proporcionou uma viagem no tempo que me conectou de volta aos meus primeiros dias de carreira. A íntegra do papo está lá no Gafieiras, confere lá.
Marcelo Bonfá compartilhou em sua página no Facebook um release que Renato Russo escreveu sobre o primeiro show do Legião Urbana em Brasília, ainda em 1982. O grupo havia acabado de se apresentar num festival em Patos de Minas, em Minas Gerais, e preparava-se para fazer seu primeiro show em sua cidade-natal. O grupo ainda era um trio que nem contava com Dado Villa-Lobos em sua formação – embora Dado fosse citado, por conta de sua outra banda, neste mesmo release. A formação do Legião nesta época tinha Russo (tocando baixo e cantando), Bonfá (na bateria) e o guitarrista Eduardo Paraná. O detalhe é que o release, que preparava o público para a chegada de um grupo que bradava que “o importante é fazer o que você quer e ficar bem com todo mundo que quer se divertir.” “O Renato adorava escrever estes pequenos releases sobre nós”, escreveu Bonfá na rede social, “Não me lembro exatamente a que show ele está se referindo mas como diz o release, tratava-se da nossa primeira apresentação em Brasília antes do Dado entrar para a banda. Bem antes de assinarmos com a EMI. Renato deve ter escrito isso em 1982.”
1° de março de 1973 – O Pink Floyd lança The Dark Side of the Moon
2 de março de 1996 – Morrem os Mamonas Assassinas
3 de março de 1989 –Madonna lança o polêmico clipe de “Like a Prayer”
4 de março de 1989- TimeWarner torna-se a maior empresa de mídia do mundo
5 de março de 1969 –É lançada a revista Creem
6 de março de 2013 –Morre Chorão
7 de março de 1983 –New Order lança “Blue Monday”
8 de março de 1965 –Bob Dylan lança “Subterranean Homesick Blues”
9 de março de 1997 –Notorious B.I.G. é assassinado
10 de março de 1977 –Os Sex Pistols anunciam “God Save the Queen” em frente ao palácio de Buckingham
11 de março de 1970 –Crosby Stills Nash & Young lançam Déjà-Vu
12 de março de 1967 –Velvet Underground lança seu primeiro disco
13 de março de 1961 –Os Temptations fazem teste para entrar na Motown
14 de março de 1989 –De La Soul lança o clássico 3-Feet High and Rising
15 de março de 1998 –Morre Tim Maia
16 de março de 1968 –“(Sittin’ On) The Dock of the Bay” é o primeiro hit póstumo
17 de março de 1958 –É lançada a primeira coletânea chamada “Greatest Hits”
18 de março de 2017 –Morre Chuck Berry
19 de março de 1870 –Carlos Gomes estreia a ópera O Guarani na Itália
20 de março de 1936 –Nasce Lee “Scratch” Perry
21 de março de 1956 –O filme Rock Around the Clock estreia nos cinemas
22 de março de 2018 –Morre Miranda
23 de março de 2003 –“Lose Yourself” é o primeiro rap a ganhar o Oscar de melhor canção
24 de março de 1958 –Elvis se alista no exército
25 de março de 1958 –John e Yoko realizam o primeiro bed-in
26 de março de 1991 –Bob Dylan começa a oficializar seus discos pirata
27 de março de 1960 –Nasce Renato Russo
28 de março de 1981 –O primeiro rap a chegar no topo das paradas é do Blondie
29 de março de 1980 –Brian Johnson entra no lugar de Bon Scott no AC/DC
30 de março de 1967 –A capa de Sgt. Pepper’s é fotografada
31 de março de 1967 –Hendrix incendeia sua guitarra pela primeira vez
Conversei com o Carlos Marcelo sobre a nova versão de sua biografia do líder do Legião Urbana, Renato Russo – O Filho da Revolução. O papo tá todo lá no meu blog no UOL.
“Acho que, além da insatisfação com a manutenção das desigualdades sociais, certamente ele reagiria ao avanço da cultura do ódio, da escalada de violência – virtual e real”, me explica o jornalista Carlos Marcelo, autor da biografia Renato Russo – O Filho da Revolução (Ed. Planeta), quando pergunto o que o vocalista do Legião Urbana, que morreu há vinte anos, acharia do clima belicoso que tomou conta do Brasil em 2016. “Renato sempre fazia questão de condenar de forma veemente o fascismo, e acredito que estamos vivendo tempos de comportamentos que se aproximam desse ideário pernicioso. Em síntese: ele não precisaria atualizar a letra de ‘Perfeição’, tudo que está lá continua valendo.”
Realmente, a letra da canção de 1993, carro-chefe do disco O Descobrimento do Brasil, conversa bastante com os ânimos acirrados e a frustração com o status quo deste ano:
“Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade.Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã.Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo o que é gratuito e feio
Tudo que é normal
Vamos cantar juntos o Hino Nacional
(A lágrima é verdadeira)
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão.Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso – com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção”
A nova edição da biografia, lançada originalmente em 2009 e reeditada com mais informações este semestre, conversa de forma bizarra com o país deste ano, especificamente ao revelar que Renato era colega de classe do ex-ministro Geddel Vieira, pivô da saída do ministro da cultura do governo Temer, Marcelo Calero. O livro conta que Geddel queria entrar para o grupo de estudos de Renato Russo para conseguir uma nota melhor, mas o futuro vocalista do Legião vetou o futuro político, na época conhecido pelos colegas pelo apelido de “Suíno”, no mesmo instante, reforçando que “ele é in-su-por-tá-vel!” (leia a íntegra deste trecho no final do post).
Pelo que o biógrafo lembra, era o único futuro político com quem Renato conviveu quando ainda morava em Brasíia. “Outras personalidades da música brasileira passaram por Brasília e, mesmo sem ter convivido diretamente com Renato quando moraram lá, também passaram por um processo de transformação na capital: caso de Sergio Britto, dos Titãs e, especialmente, de Ney Matogrosso e Paulo Ricardo. No livro, eu narro a passagem dos três por Brasília. Sem contar, claro, Herbert Vianna, Bi Ribeiro, toda a Turma da Colina”, como era referido o grupo que deu origem à primeira geração de bandas de rock da cidade.
A nova edição do livro aprofunda-se, principalmente, nos últimos anos de vida de Renato Russo, que morreu em 1996. “Me impressionou o processo de criação de seus dois discos solo, ambos meticulosamente planejados por Renato, a dificuldade para finalização do disco A Tempestade, quando Renato já estava bem doente, e também algumas canções que passaram meio batidas quando foram lançadas, a exemplo de “Celeste” – parceria com Marisa Monte, gravada pela Legião em A Tempestade como “Soul Parsifal” – e “La Maison Dieu”, uma das faixas do disco Uma Outra Estação, de letra fortíssima – ‘Eu sou a pátria que lhe esqueceu/ O carrasco que lhe torturou…’ – , cantada em cima de uma base de blues em mais uma interpretação antológica do Renato. A entrevista com Marisa Monte, na qual ela fala que adora o disco póstumo O Trovador Solitário e relembra passagens de sua amizade com Renato, me impressionou. E o depoimento da mãe dele, que entrevistei novamente e me narrou como soube da morte do único filho, me emocionou. Tentei passar essa emoção no último capítulo da nova edição.” Além disso, há vasta iconografia sobre o artista, como algumas das imagens neste post.
Carlos Marcelo concorda quando comento sobre a singularidade de Renato Russo na história de nossa cultura. “É uma figura ímpar na música pop brasileira – não consigo recordar de ninguém, com exceção de Roberto Carlos, que tenha permanecido no topo por tanto tempo. Mesmo os dois grandes roqueiros brasileiros – Raul Seixas e Rita Lee – e os grandes medalhões da MPB – Gil, Chico, Caetano, Milton – tiveram seus altos e baixos”, conta o jornalista. “Renato conseguiu algumas façanhas inigualáveis: emplacar uma canção – ‘Faroeste caboclo’ – de nove minutos no topo das paradas, fazer o Brasil redescobrir a música italiana depois do lançamento do disco Equilíbrio Distante, fazer de uma regravação do Menudo – ‘Hoje à Noite Não Tem Luar’ – mais um sucesso radiofônico, apresentar às novas gerações o 14 Bis com a música ‘Mais Uma Vez’… E isso aconteceu pela combinação única de lirismo e energia, performance e espontaneidade. Como ele cantava, ‘é sangue mesmo, não é mertiolate”‘.
Pergunto sobre o material do grupo que ainda não foi lançado oficialmente: entre músicas inéditas a íntegras de shows, ensaios e versões alternativas, é farto o material do grupo que circulava em fitas cassete desde os anos 80 até em sites de download atualmente. “Existem muitas gravações que circulam pela internet”, lembra Carlos Marcelo, Há, por exemplo, registros de jams durante ensaios no Rio para as turnês dos discos As Quatro Estações e V que são bem interessantes. Mas, mais do que os registros piratas, acho que seria interessante assistir a um documentário apenas com imagens de shows da Legião. Seria uma experiência muito forte.”
Renato e integrantes de outras bandas na Temporada de Rock na ABO, um show que foi um marco da geração dos anos 80
Renato Russo – O Filho da Revolução seria uma ótima base para este material, Carlos Marcelo inclusive foi consultor de roteiro do filme Somos Tão Jovens, sobre os anos de Renato Russo antes do surgimento da banda. “Acho que o meu livro não comporta uma versão audiovisual nos moldes de um longa-metragem – como disse o próprio Vladimir Carvalho, diretor do documentário Rock Brasília – A Era de Ouro, depois de ler a primeira edição: ‘Carlos, você não escreveu um livro, fez um documentário de seis horas de duração’. Mas ainda acho que falta um documentário exclusivamente sobre Renato e a Legião, com ênfase no resgate da visceralidade das performances ao vivo. Mostrar na tela a tensão do inesperado, pois nenhum show da Legião foi igual a outro. Quem viu um show da Legião passou por uma experiência única. E intensa, às vezes perturbadora. E as novas gerações de fãs, lamentavelmente, não tiveram essa chance.”
Abaixo, o trecho da biografia em que Renato Russo veta o futuro político Geddel Vieira de participar de um grupo de trabalho na escola:
“A turma do Marista tem que preparar apresentação relacionada à música. De imediato, Renato avisa:
— O tema do meu grupo vai ser a história do rock.
Rigoroso na hora de selecionar os colegas de grupo, ele convida Maria Inês Serra e mais dois ou três felizardos que se mostraram dispostos a executar a tarefa como ele planejaria. Tinha gostado de trabalhar com Inês em uma pesquisa sobre cantigas de roda — o esforço alheio representava fator decisivo para a escolha. Deixa claro (a ponto de despertar antipatia e criar fama de chato) que não carregaria ninguém nas costas. Apesar dos pedidos de colegas como Geddel Quadros Vieira Lima para entrar no seu grupo pela garantia de notas altas na avaliação final. Filho do político baiano Afrísio Vieira Lima, o gordinho Geddel era um dos palhaços da turma. Chegava no colégio dirigindo um Opala verde, o que despertava atenção das meninas e a inveja dos meninos — que davam o troco chamando-o de “Suíno”. Tinha sempre uma piada na ponta da língua; as matérias, nem sempre.
— Eu vou ser político!
O jeitão expansivo garantia popularidade entre os colegas, mas não unanimidade. “Ele é in-su-por-tá-vel!”, justifica Renato para Maria Inês, dividindo as sílabas de forma enfática, ao sentenciar a proibição da entrada de Geddel em seu grupo.
A preparação do trabalho consome semanas. A pesquisa, concentrada no acervo guardado por Renato em seu quarto, inclui o detalhamento de aspectos controversos da biografia de ídolos do rock. Ao estudar a trágica trajetória de Janis Joplin e Jimi Hendrix, Renato comenta com Inês:
— Como é que pode alguém se drogar para fazer música?
As tardes de pesquisa, porém, não resultam apenas em fonte de inquietação sobre os destinos erráticos das estrelas do rock. Na parte mais divertida da preparação do trabalho, Inês observa o amigo escolher um disco, colocá-lo na vitrola e iniciar o show particular. Renato canta junto, faz solos imaginários de guitarra, dedilha violão, imita os artistas que se revezam no toca-discos. Reproduz o falsete de Elton John. “And I think it’s gonna be a long, long time…”, dubla o refrão de “Rocket Man”, do cantor e pianista inglês. Também capricha no tom grave da voz para imitar Elvis Presley — sem êxito. A amiga achou que estava escutando Jerry Adriani.
Mesmo sem a parte da dublagem, estrategicamente esquecida na 303 Sul, Renato e Inês recebem nota máxima pelo trabalho. Mais: são convidados a bisar a apresentação, dessa vez no auditório do Marista, diante de alunos de outras turmas do segundo grau. Além da explanação verbal, proporcionam aos colegas uma experiência audiovisual. Coladas em cartolinas, fotografias de ídolos do rock (selecionadas do acervo particular do líder do grupo) são exibidas enquanto o auditório é sacudido por trechos de clássicos do gênero, cuidadosamente pinçados e gravados em fitas cassete. Para aumentar a dramaticidade, Renato faz questão de resumir em frases de efeito, pronunciadas em tom incisivo, os pontos-chave das ideias defendidas no trabalho. Terminada a apresentação, começa o debate. Uma das colegas critica o rock e defende a MPB como porta-voz dos anseios da juventude brasileira. Diante do auditório lotado, Renato rebate:
— O rock é um movimento musical que revolucionou a música popular porque é o único gênero feito por jovens e para os jovens. Por isso, se tornou sinônimo de rebeldia.
Aplausos dos colegas e dos professores. Graças à convicção e ao conhecimento de rock, Renato passa com louvor no primeiro teste de popularidade diante de uma audiência imprevisível. Nada mau para um aluno até então notado nos corredores apenas pelas espinhas e muletas. Com ajuda de Inês, Elvis, Janis e Hendrix, Renato não era apenas mais um entre as centenas de alunos do segundo grau do Marista. Tinha deixado de ser invisível.”
“E tem a vantagem: eu não tou matando, não tou roubando, não tou mentindo”. Renato Russo explica as engrenagens de sua arte, num trecho de uma entrevista dada à MTV em 1990.
A íntegra segue abaixo:
Não tenho palavras pra descrever isso:
Vai ser difícil alguém superar essa bobagem esse ano.
E na primeira cena do trailer aparece o ator que faz o Renato Russo usando o uniforme do mesmo Colégio Marista que estudei. Vou ter que assistir.
Estréia dia 3 de maio.
Lembra do Tumblr, né?