Já viram o trailer de The Hateful Eight? Comentei sobre ele lá no meu blog no UOL.
Outro vídeo-ensaio rápido de Jacob T. Sweeney sobre a violência e a intensidade agressiva nos filmes de Quentin Tarantino – e como elas são traduzidas em vermelho-sangue:
Não há como não admirar o cinema de Quentin Tarantino apenas por sua obsessão reverente (e referente) à seu cânone cinematográfico. Cada cena do diretor de Pulp Fiction parece ter sido extraída de uma passagem menor de um filme clássico ou de um momento épico de um filme menor – e isso não diminui de forma alguma sua originalidade, pelo contrário: o consagra como o melhor sampleador da história do cinema, como este vídeo editado pelo Jacob T. Swinney deixa bem claro:
Já a sonoplastia de Quentin Tarantino equilibra-se entre sutis detalhes sonoros de objetos cotidianos a bruscos movimentos de câmera e ruídos de desenhos animados, dissecados aqui nessa montagem do vídeo-ensaísta Jacob T. Swinney.
Hearing Tarantino from Jacob T. Swinney on Vimeo.
Nessa montagem rápida dá pra perceber a importância que Tarantino dá à construção de seus personagens quando vistos de perfil.
Eli Roth ainda pode ser uma nota de rodapé na história do cinema de terror (seus O Albergue e Cabana do Inferno são legais, mas só isso), mas ele já é um verbete considerável na enciclopédia de Quentin Tarantino. Primeiro por ter atuado tanto em Death Proof quanto em Bastardos Inglórios (como um dos integrantes mais marcantes do grupo do título, o sargento Donny Donowitz).
E agora seu primeiro filme aparece online e mostra sua conexão com o o ídolo e mestre desde o primeiro momento de ambos: Restaurant Dogs é um curta inspirado em Cães de Aluguel antes que Tarantino se consagrasse com Pulp Fiction e, como o próprio Eli explica na introdução, era apenas uma mistura de tudo que lhe interessava na época (a saber: mascotes de lanchonetes, violência, horror explícito, humor bizarro e animações toscas). O filme foi desenterrado pelo pessoal do CripTV e mostra que o diretor ainda tem algumas áreas do seu inconsciente a serem exploradas na tela grande.