Juntos pela Palestina – Brian Eno reúne dezenas de artistas e ativistas para mudar a opinião pública sobre o genocídio palestino

O evento Together for Palestine, que aconteceu na quarta passada no estádio de Wembley, na capital inglesa, e foi idealizado por Brian Eno, é mais um passo importante em relação à popularização a uma das pautas mais importantes do mundo hoje: o genocídio palestino promovido pelo governo de Israel. Ciente de seu papel como agitador cultural, Eno reuniu artistas que não tiveram pudor em colocar seu nome para apoiar a causa palestina, reunindo-os com outros tantos ativistas em um evento que durou quatro horas e arrecadou dois milhões de libras inglesas (quase 15 milhões de reais) para o povo que sofre diariamente com os ataques do governo de Israel. O evento reuniu atrações musicais e discursos de atores, ativistas, poetas, escritores e pesquisadores de diferentes lugares do mundo para protestar juntos contra a tragédia que está destruindo todo um povo. Desde os Gorillaz de Damon Albarn, que trouxe Yasiin Bey (o Mos Def) e o sírio Omar Souleyman ao vídeo enviado pelo Portishead, nomes como Pink Pantheress, King Krule, Paul Weller, Hot Chip, Jamie Xx, Celeste e Neneh Cherry, que cantou com Greentea Peng, além dos atores Benedict Cumberbatch, Florence Pugh, Guy Pearce, Riz Ahmed, Ramy Youssef e nomes conhecidos por seus posicionamentos políticos como o jogador de futebol Eric Cantona e os ativistas Francesca Albanese e Ben Jamal, além do próprio Eno e vários outros, ajudaram a ampliar uma discussão, que ainda este ano, era considerada tabu e fez artistas inclusive serem expulsos ou terem apresentações canceladas por assumirem essa postura – o trio irlandês Kneecap é o caso mais emblemático, mas há vários outros. Aos poucos a arte muda a paisagem política do mundo, mas é preciso que alguém comece…

Portishead de volta


O concerto pró-Palestina que Brian Eno realizou nesta quarta-feira em Londres não teve a cobertura que um evento dessa magnitude deveria ter justamente por abordar o genocídio palestino como tal, não apenas como um conflito no Oriente Médio, como prefere a imensa maioria da mídia convencional. E entre as mais de uma centena de atrações de diversas áreas que estiveram no palco do estádio de Wembley (nomes tão diversos quanto Damon Albarn, Paul Weller, Hot Chip, Rina Sawayama, Neneh Cherry, PinkPantheress e os atores Richard Gere, Benedict Cumberbatch e Florence Pugh, entre outros), uma delas não pode estar presente e mandou sua colaboração à distância – e pela primeira vez em mais de dez anos (fora uma apresentação em 2022 num pequeno show em benefício das vítimas da guerra da Ucrânia) o Portishead voltou a se reunir para revisitar um de seus clássicos do primeiro álbum Dummy, a tensa “Roads”, gravada com um quarteto de cordas. Tomaara que funcione como uma deixa pra fazer mais shows. E ainda vou falar mais sobre este Together For Palestine.

Assista abaixo:  

E se o Portishead voltasse a fazer shows?

O Radiohead não é a única banda com cabeça no nome a dar sinais de vida em 2025. Depois que o grupo de Thom Yorke marcou uma pequena turnê por cinco cidades europeias, quem ressurgiu foi o Portishead que, fora a participação em um show beneficente em 2022, não toca mais ao vivo desde 2015. E o grupo voltou a se reunir por um bom motivo: para não ficar de fora do festival que Brian Eno idealizou contra o genocídio que Israel esta submetendo a população palestina em uma das pautas mais importantes desta década e que cada vez mais ganha apoio de artistas de todo o mundo. O festival Together for Palestine acontecerá no dia 17 de setembro em Londres, na Inglaterra, quando serão reunidos diferentes artistas contemporâneos (que vão do vocalista Blur Damon Albarn, a Jamie Xx, Bastille, Hot Chip, James Blake e King Brule) no estádio de Wembley. E mesmo que não pudessem participar do festival por conflitos de agenda, a vocalista Beth Gibbons, o guitarrista Geoff Barrow e o produtor Adrian Utley voltaram a se reunir para gravar um vídeo que será exibido no dia do festival e Barrow postou fotos do ensaio com um quarteto de cordas em sua conta no Instagram, avisando que “como não poderemos estar lá e queríamos desesperadamente estarmos envolvidos”. Assim, a solução foi participar remotamente, como outros artistas mais novos (como Rina Sawayama, PinkPantheress e o ator Riz Ahmed). Por enquanto é só uma música (uma nova versão da eterna “Roads”), mas vai que eles lembram de como era bom e voltem a fazer shows por aí (e por aqui) – e como Barrow saiu de sua outra banda (o ótimo Beak>) e a turnê da carreira solo de Beth Gibbons estar chegando ao final, não duvide se eles voltem à estrada. Aí só vai faltar os Talking Heads…

Vida Fodona #831: Dezembro de 2024 tá intenso

…e tá longe do fim!

Ouça abaixo:  

Trabalho Sujo Apresenta Manu Julian, Lauiz e Thales Castanheira tocam o primeiro disco do Portishead

Por motivos de força maior, este show foi adiado para o dia 21 de janeiro, uma terça-feira – e todos que compraram ingressos antecipadamente serão ressarcidos através do site de compras.

O ano está chegando no fim, mas ainda não acabou, por isso conseguimos reunir mais uma vez Manu Julian, Thales Castanheira e Lauiz para uma segunda apresentação de Matar Um Homem Morto, em que celebramos os 30 anos do emblemático Dummy, o primeiro disco do Portishead, no dia 18 de dezembro. É a primeira vez que a Porta recebe a sessão Trabalho Sujo Apresenta, num espetáculo multimídia que conta com a minha direção e visuais feitos por Danilo Sansão e pela própria Manu. O disco de 1994 inaugurou o gênero trip hop e conta com músicas emblemáticas como “Sour Times”, “Mysterons”, “Glory Box” e “Roads” na mesma ordem do disco, trazendo aquela encruzilhada entre jazz, soul, trilha sonora de cinema dos anos 50, dub e funk para o século 21. A Porta fica no número 95 da rua Horácio Lane, entre os bairros Vila Madalena e Pinheiros, e os ingressos já estão à venda neste link.

#matarumhomemmorto #Dummy30Anos #portishead #dummy #manujulian ##lauiz_organico #thalescastanheira #porta #TrabalhoSujoApresenta

Vida Fodona #830: Sem muito papo

Chega mais.

Ouça abaixo:  

Vida Fodona #827: Embicando pro final de 2024

Aquela expectativa…

Ouça abaixo:  

Viver uma música viva

Lembro do exato momento: estava fritando no desafio proposto pela Marina do Belas Artes de transpor o Dummy do Portishead para o palco do cinema em mais uma sessão Trabalho Sujo Apresenta e montando um lego mental entre instrumentistas, produtores e vocalistas que fizesse sentido ao mesmo tempo em que topasse o desafio quando, no meio dum show da Manu Julian no Bar Alto, olhei para o lado e lá estava o Lauiz assistindo à apresentação de sua parceira de Pelados. Ela no palco repetia mais uma vez o riscado do primeira show solo de sua vida, quando aceitou a provocação que fiz para exercitar seu músculo criativo fora das duas bandas que encabeça, a Pelados e a Fernê, e topo fazer um show com seu próprio nome (à época ainda Manuella, num exercício de alteridade com seu nome de batismo, para além do encurtamento típico paulistano) no Centro da Terra. E nesta empreitada, chamou o compadre Thales Castanheira para acompanhá-la tocando guitarra. Vi Manu e Thales no palco sendo observados por Lauiz e caiu a ficha: são os três que vão fazer esse disco. Fiz o convite, os três toparam curtindo a ideia e que felicidade descobrir que mais do que encarar como um frila, os três aproveitaram para debruçar-se sobre o processo criativo do Portishead e recriaram o disco depois de desconstruí-lo, adaptando o disco de 1994 para a realidade sonora de 2024 sem necessariamente virar do avesso as canções. Era uma releitura que respeitava os arranjos originais mas sem tratá-los de forma sacra, tirando elementos que hoje soam datados (como os scratches de vinil, que Lauiz substituiu por glitches digitais a partir de sua devoção aphextwinana ao ruído desta natureza) e acrescentando outros que soavam mais próximos à sonoridade atual, trazendo a força original das canções a uma energia vital sem nostalgia, com foco no presente. Enquanto Thales dividia-se entre as bases recriadas e a guitarra à John Barry, Manu soltava sua voz sem usar a de Beth Gibbons como referência – e o que nos ensaios parecia confortável e aconchegante no palco pegou fogo, graças à presença de palco e ao canto seguro e dramático desta que é minha cantora favorita de sua geração. Mas o mais legal deste processo foi descobrir o nerdismo e o profissionalismo do trio aliados ao completo escracho e cumplicidade de uma irmandade de alma. Suspeitava que os três tinham uma sintonia desta natureza mas nem nos meus sonhos mais otimistas podia supor o quanto eles funcionavam bem. O que vimos no palco do Belas Artes nesta quinta foi apenas o reflexo de quatro meses de trabalho que, como Manu comentou em uma de suas poucas intervenções, começou com o curta To Kill a Dead Man, thriller nouvellevagueano abstrato e tenso que o grupo produziu e lançou antes do disco e que pautava suas opções estéticas, que exibimos no início da sessão e que batizou a versão que fizemos, chamada Dummy 30 anos – Matar Um Homem Morto. E na hora do vamo ver, o show cresceu vertiginosamente, ainda mais com a distorção lisérgica da textura VHS que Danilo Sansão fazia na tela de cinema ao misturar imagens do curta com outras que sua parceira Vitoria Trigo captava na hora. Reto e sem bis, o show do disco lotou a sala 2 do Belas Artes de um público que apaixonou-se pelas versões que os três fizeram. É tão bom quando um plano dá certo…

Assista abaixo:  

Vida Fodona #824: E esse calor, hein?

E agora é só a primavera…

Ouça abaixo:  

Trabalho Sujo Apresenta: Dummy 30 anos – Matar Um Homem Morto

Em mais uma sessão Trabalho Sujo Apresenta realizada no Cine Belas Artes, celebramos o primeiro disco da banda Portishead, Dummy, lançado há exatos 30 anos. Em mais um show que dirijo, reuni três jovens talentos da nova cena paulistana para recriar o disco que elevou o trip hop a um novo patamar a partir do encontro de Manu Julian (vocalista das bandas Fernê e Pelados), Thales Castanheira (que acompanha Manu em seus shows solo) e Lauiz (produtor musical e também integrante do grupo Pelados). Os três contarão com o apoio visual de Danilo Sansão, que, ao lado de Manu, traduz na tela do cinema de rua mais tradicional de São Paulo, a estreia da banda de Bristol no espetáculo Dummy 30 anos – Matar Um Homem Morto, inspirado não apenas no álbum de 1994 mas também no vídeo que o antecedeu, To Kill a Dead Man, quando a banda experimentou misturar jazz dos anos 50 e trilhas sonoras dos anos 60 no amálgama de soul music, música eletrônica, hip hop e reggae que já vinha sendo conduzido pelos conterrâneos de artistas como Massive Atttack e Tricky. A apresentação acontece no dia 17 de outubro e os ingressos já estão à venda neste link.