Independência chupinhada

Você conhece esse quadro?

Olha direito… Não tá confundindo com esse de baixo não?

O primeiro é o 1807, Friedland, do francês Jean-Louis Ernest Meissonier, com Napoleão Bonaparte comemorando o fim da Batalha de Friedlândia. O de baixo é o clássico brasileiro Independência ou Morte, de Pedro Américo, pintado 13 anos depois do quadro francês. Vi lá no Cabine Mental.

Tumblr do dia: ReplaceFace

Um pouco de arte, história e heroísmo, pra variar.

Eis o Replace Face.

Pintando sem pincel

Amy Shackleton usa só tinta e a gravidade.

Dylan e a questão da autoria

Por falar em pintura, o NY Times expôs nessa semana uma questão que já vem afligindo fãs de Dylan no fórum online dedicado ao compositor, Expecting Rain: será que suas pinturas de Bob Dylan são clones sobre impressões alheias, tiradas como fotografias? A dúvida foi levantada depois que a galeria Gagosian, em Nova York, anunciou a exposição The Asia Series, com telas de Dylan inspiradas em suas viagens por países como Vietnã, Japão, China e Coréia. Repare nas telas expostas:

E as compare com algumas imagens encontradas pelos fãs de Dylan pela internet:

 

O Ciclo Lebowski, de Joe Forkan

A exposição The Lebowski Cycle, de Joe Forkan (na foto acima), revê o uso de estilos e técnicas de pinturas clássicas européias de determinados momentos históricos recriados a partir de cenas do clássico filme dos irmãos Coen. Em seu site, Forkan explica melhor:

The Lebowski Cycle is a series of paintings and drawings exploring layered narratives, using masterpieces of European art and the 1998 Coen Brothers’ film The Big Lebowski as a starting point. The series is the result of a longstanding interest in narrative painting, particularly paintings from the Baroque and Neoclassical eras; complex figurative works that depict grand story arcs, compressing a multitude of thoughts, ideas and emotions into a singular image. However, it is the human interactions and conflicts, formal qualities, and modes of depiction that were as interesting to me as the specific stories.

I wanted to explore these ideas, but looked for a way to mitigate the grand seriousness that historical and religious paintings often contain. I started thinking about The Big Lebowski, (a favorite film, obviously) trying to imagine how the characters, humor and preposterous story arc of the film might be enlisted to explore multiple points of view, moods, and intentions if combined with themes and titles from well-known works of European art.

The combination led to hybrid images that reference art history, film, and contemporary art, from sources that inform, overlap and may even contradict each other, all run back through the imprecise language of painting.

A exposição começou no dia 10 deste mês e vai até o dia 28 do mês que vem, no Frank M. Doyle Arts Pavilion, na Califórnia.

Microbiologia pintada no vidro

Particology, uma animação de Kathryn Marshall.

Parabrisa molhado

“My most recent paintings and drawings explore the sensation of seeing from a car while driving through the rain. I am fascinated with the constantly changing, yet particular landscapes seen from the car and also the way that the water on the windshield interacts with that landscape. The water creates a shifting lens for the way we see the environment- both highlights and obscures our viewing. Perspectives slip and compress, while shapes and colors merge into one another. I also work with relationships between surface and depth, between flatness and illusion”

Sim, Gregory Thielker é um pintor, não um fotógrafo.

Pintando com o carro dos outros

Vandalismo, pintura abstrata, instalação, vídeo-arte – George Barber tira onda.

4:20

Lost: uma pintura

Uma, não: várias. E o mais legal – elas estão à venda pra quem quiser comprar.