Roger Waters começou mostrando sua nova versão do Dark Side of the Moon com “Money” e agora, dois meses antes do lançamento do disco, confirma que esta edição batizada de Redux do clássico disco do Pink Floyd será sua incursão pelo mundo do canto falado, ao regravar “Time” dessa forma radical. Em vez da sonoplastia dos relógios, da bateria de Nick Mason e da carga dramática do canto e da guitarra de David Gilmour, o ex-baixista do Pink Floyd volta-se para o texto da canção, acrescenta um novo monólogo à introdução e segue o padrão de quase spoken word grave e arrastado adotado por outros anciões do mundo do rock e da poesia, como Leonard Cohen e Lou Reed. É exatamente isso que Waters está fazendo: movimentando-se para o mundo das letras para mostrar que o que carregava o disco de 1973 era o texto mais do que a interpretação musical do grupo, o que é uma bobagem egoísta, mas tudo bem, porque o resultado funciona. Só quero ver como é que ele vai fazer com “The Great Gig in the Sky” ou se tem coragem de trocar as versões quase cover que faz nas turnês pelo mundo por uma dessas variantes soturnas…
Mais uma vez Roger Waters volta-se ao seu passado no Pink Floyd para dar continuidade à sua carreira, mas em vez de ficar apenas nos espetáculos ao vivo, ele preferiu recriar o clássico Dark Side of the Moon em uma versão solitária. E estreia a cara de seu Dark Side of the Moon Redux com uma versão lenta, grave e quase soturna de “Money”, lançada nessa sexta-feira, para antecipar o lançamento do disco que sairá no meio deste semestre. “O Dark Side of the Moon original parece de alguma forma o lamento de um ancião sobre a condição humana”, explicou o autor do disco em uma declaração, “mas Dave, Rick, Nick e eu éramos tão jovens quando o fizemos e quando você vê o mundo ao nosso redor, é claro que a mensagem não ficou. É por isso que eu comecei a considerar o que a sabedoria de um octagenário poderia trazer para esta versão reimaginada.” O disco sai em outubro e já está em pré-venda. Ouça a nova versão de “Money” abaixo:
Mais uma edição especial da Rolling Stone Brasil a que presto meus serviços e desta vez temos uma revista inteirinha dedicada a discos que completam 50 anos neste 2023. Escrevi sobre o principal disco de 1973, o cinquentenário que adorna uma das capas da edição com lombada quadrada que chega às bancas esta semana, com oito páginas dedicadas à história do disco-símbolo do Pink Floyd, Dark Side of the Moon. Também passeei por outros tantos discos gringos e nacionais, dividindo as páginas mais uma vez com os compadres Marcelo Ferla, Pedro Só e Pablo Miyazawa, este último no comando desta embarcação épica: falei sobre meu disco favorito do João Gilberto (o disco que muitos conhecem como sendo seu álbum branco), o Let’s Get it On do Marvin Gaye, o Future Days do Can, o Quem é Quem do Donato, o Berlin do Lou Reed, p disco do Pessoal do Ceará, o Head Hunters do Herbie Hancock, o ex-Calabar do Chico, o do Edu Lobo que tem “Missa Breve” e outras dezenas de discos. Isso que eu nem falei dos discos que meus chapas escreveram (como a estreia dos Secos e Molhados, que o Ferla escreveu para a outra capa da revista) – é muito disco bom pra um ano só, diz aí…
Eu gosto quando a lógica da inteligência artificial segue um padrão mais naturalista, sem partir pro surrealismo, tentando manter a essência da capa do disco no contexto falso que ela mesma cria para esses ícones.
O compadre Caramuru Baumgarten viu meus posts sobre inteligência artificial expandindo capas de discos e me chamou num canto pra mostrar algumas que tinha feito.
E o Marko viu o post que fiz nesta segunda sobre a inteligência artificial esticando as bordas de discos clássicos brasileiros e resolveu fazer essa mesma experiência com discos estrangeiros, botando Led Zeppelin, Beatles, Miles Davis, John Coltrane, King Crimson, The Who, Patti Smith, Pink Floyd, entre outros, para ampliar seus horizontes visuais à base de inspiração robô.
Tá pouco show? Tá nada: quem acabou de anunciar sua “primeira turnê de despedida” (com essas palavras mesmo, já assumindo que não vai ser a única hahaha) foi o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters, que passa aqui pelo país entre outubro e novembro, tocando principalmente (ou apenas?) músicas dos discos Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall. A turnê passará por Brasília (24 de outubro, no Mané Garrincha), Rio de Janeiro (28, no Engenhão), Porto Alegre (1º de novembro, no Beira Rio), Curitiba (4, na Arena da Baixada), Belo Horizonte (8, no Mineirão) e São Paulo (11, no Palmeiras). Os ingressos já estão à venda neste link.
ALERTA DE SPOILER sobre o show do Cidadão Instigado tocando o Dark Side of the Moon do Pink Floyd na íntegra que o grupo está apresentando nessa sexta e sábado no Sesc Ipiranga.
O disco mais emblemático do Pink Floyd completa meio século de existência neste 2023 e o programa Em Movimento, do canal Arte 1, me chamou pra falar sobre a importância deste disco, que mesmo 50 anos depois, continua tão moderno quanto atemporal.
Neste primeiro dia de março, um dos discos mais importantes do mundo completa 50 anos. The Dark Side of the Moon não apenas consolidou o Pink Floyd como uma das bandas mais importantes de seu tempo, como consagrou o álbum como o formato definitivo de uma época. E mesmo que o grupo não volte mais para tocá-lo ao vivo, como rezava alguma especulação a respeito do aniversário, este ano, o disco segue como uma das obras mais importantes da música gravada. Já ouvi e escrevi tanto sobre esse disco que dessa vez vou apenas colocá-lo pra tocar…