Por Alexandre Matias - Jornalismo arte desde 1995.

2019 foi um bom ano para Lana Del Rey

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Apesar de seguir fazendo o que sempre fez, 2019 parece ter acordado o resto do mundo para a consistência de seu trabalho. Seu Norman Fucking Rockwell é apenas mais um tijolo em seu delicado castelo retrô, mas por algum motivo foi percebido como um dos grandes álbuns do ano (embora siga a exata linha de todos os seus discos a partir de Born to Die). Ela apenas colhe o que plantou e encerra o ano juntando três músicas do disco (a faixa-título, “Bartender” e “Happiness is a Butterfly”) em um pequeno curta de quatorze minutos, em que encapsula toda sua atual vibe super-8 anos 70 na Califórnia reforçando a linha estética de seu disco mais recente.

Ela também acaba de anunciar que irá lançar um disco de “spoken word freestyle” junto com o livro de poesias que irá lançar no início do ano, em que metade da renda será revertida para entidades indígenas dos EUA, além de ser menos educado e um pouco mais rude como ela explica no vídeo abaixo:

A primeira gravação dos Smiths

TheSmiths

Apesar de Morrissey enfileirar motivos para deixarmos de acompanhar sua carreira solo (que já não me chama atenção desde seu terceiro álbum, ainda nos anos 90), o legado de sua banda original segue inconteste: a importância dos Smiths continua intacta apesar de todos os absurdos fascistas e xenófobos proferidos por seu vocalista e letrista. Tanto que o grupo esteve em um pequeno furor ao ter seu primeiro registro musical tornado público por um coadjuvante da primeiríssima fase da banda. Dale Hibbert gravou alguns dos primeiros discos da banda e foi um dos primeiros baixista do grupo, respondendo à busca que Morrissey e o guitarrista Johnny Marr iniciaram no começo dos anos 80. Para mostrar o tipo de som do grupo, os dois gravaram uma versão guitarra e voz para uma pérola obscura dos anos 60, “I Want A Boy For My Birthday“, lado B de um single do girl group norte-americano The Cookies, já mostrando a obsessão de nerd de música do vocalista (Marr nunca tinha ouvido a música). A fita foi enviada para Dale para criar uma linha de baixo antes de eles gravarem uma demo em agosto de 1982, que nunca aconteceu – além da gravação abaixo, os Smiths só a tocaram uma vez ao vivo, em outubro daquele ano, para nunca mais. O hoje engenheiro de som publicou a deliciosa versão em seu canal no YouTube, pinçada pelo blog Slicing Up Eyeballs, e em pouco tempo, a música foi disponibilizada no próprio canal do grupo inglês.

https://www.youtube.com/watch?v=eYtwz4q8uas

Que joia.

Selecionando discos de 2019 para o Metrópolis

melhores-2019-metropolis

Antes de começar a retrospectiva 2019 do Trabalho Sujo, escolhi seis importantes discos (três nacionais e três estrangeiros) do ano que termina para o programa Metrópolis da TV Cultura.

Kassin x Boogarins

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Dois anos depois de lançar seu ótimo Relax, o produtor carioca Kassin lança a versão remix deste disco – com o infame título de Relix – e reúne refações das faixas do álbum assinadas por nomes como DJ Memê, a norte-americana Denitia e o britânico Tom Excell, além dos goianos Boogarins, cuja remistura pode ser ouvida em primeira mão abaixo.

“Dizia ele: ‘Estou indo pra Brasília…'”

toranja2019

Encerrei a temporada 2019 em São Paulo e chego na minha terrinha neste sábado, discotecando na entrada do verão na Toranja, que acontece no Birosca, no Conic (mais informações aqui).

Noites Trabalho Sujo @ Tokyo (18.12.2019) | Como foi

Abrindo pra Letrux no Cine Joia

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Encerrando as atividades em São Paulo em 2019, fui convidado para discotecar na abertura do último show do Noite de Climão que Letrux faz na cidade, no Cine Joia (mais informações aqui – se bem que já está esgotado). Feliz fim de ciclo que ajudei a abrir quando chamei a banda para lançar esse mesmo disco no Centro Cultural São Paulo em agosto de 2017 e pude acompanhar por palcos afora pelo Brasil, sempre num show catártico e sarcástico, raso e profundo na mesma medida, tocante e escrachado, não só pela presença magnética da querida Letícia como pela força personalíssima de sua banda, cada integrante escolhido como se fosse um elenco de super-heróis – ou entidades. Vai ser uma noite intensa – como tem sido 2019.

Sexta Trabalho Sujo #007: Lello Bezerra

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E pra encerrar o ano da #SextaTrabalhoSujo no Estúdio Bixiga, tenho o maior prazer em receber o guitarrista pernambucano Lello Bezerra, que acaba de lançar seu primeiro disco solo, Desde Até Então, fundindo sua guitarra frenética à bateria quebrada de Serginho Machado, criando fractais elétricos de solos e riffs que se misturam em paisagens sonoras aceleradíssimas (mais informações aqui). Vamos lá?

Esse Show é um Teste na Fauhaus

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Prestes a encerrar as atividades de 2019, reuni dois artistas que tenho acompanhado este ano – o gaúcho Pedro Pastoriz e os paulistanos Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo – para juntar repertórios e explorar o território da Fauhaus em uma apresentação única. É mais uma edição da série Esse Show é Um Teste, que Pedro inaugurou em agosto deste ano no Centro da Terra e que vem apresentando por diferentes cidades do mundo reunindo-se com diferentes músicos, artistas e por vezes fazendo shows sozinhos. Já o pop cabecinha do quarteto uspiano passou por diferentes experiências musicais a partir de sugestões conjuntas – primeiro acompanhando Ana Frango Elétrico no penúltimo show do Centro do Rock no CCSP, um show entrelaçado com o de Chico Bernardes na Unibes Cultural e Tá Todo Mundo Doido, o happening de fim de ano que encerrou a temporada 2019 no Centro da Terra (com as participações dos produtores Benjamim Sallum e Letricia e do trombonista e percussionista William Sprocati Tocalino, do Teto Preto). Para encerrar o ano com jeito e iniciar parcerias com a Fauhaus, casa da Lapa que está completando um ano de resistência cultural com estilo, propus a junção destes dois artistas num show que ainda contará com a participação do poeta Ian Uviedo. Nos encontramos nesta quinta-feira, às 21h (mais informações aqui).

Esse Show é um Teste #23
Pedro Pastoriz, Sophia Chablau & Uma Enorme Perda de Tempo e Ian Uviedo
Fauhaus – Rua Faustolo, 983. Lapa. R$ 20

Vida Fodona #614: O começo do fim do ano

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Os últimos dias de 2019…

Datarock – “Fa Fa Fa”
Modjo – “Lady (Hear Me Tonight)”
Outkast – “The Way You Move”
Miami Horror – “Holidays”
Kaytranada + Kali Uchis – “10%”
The Internet – “Roll (Burbank Funk)”
GZA – “The Mexican”
Arcade Fire – “Reflektor”
Racionais MCs – “Você Me Deve”
Taylor Swift – “Blank Space”
Spoon – “Do You”
Unknown Mortal Orchestra – “Can’t Keep Checking my Phone”
Gabriel Muzak – “Tropical Sound System”
Red Hot Chili Peppers – “Give It Away”
Edwin Birdsong – “Cola Bottle Baby”
Gente Bonita – “Body Balanço”
Sam Cohen – “Get Happy”