Trabalho Sujo - Home

Inferninho Trabalho Sujo apresenta Tatá Aeroplano, Tontom e Cidade Dormitório

Na próxima sexta-feira, dia 27, temos uma edição do Inferninho Trabalho Sujo no Cineclube Cortina, desta vez reunindo gerações de artistas diferentes pra mostrar que a cena musical desta década está pegando fogo. A noite começa com a novidade carioca do ano, a cantora e compositora Tontom, que lançou seu EP Mania 2000 este ano, que traz o irresistível hit “Tontom Perigosa”, fazendo sua primeira apresentação em São Paulo. Depois é a vez da nova sensação indie nordestina, o trio sergipano Cidade Dormitório, que volta para São Paulo para mostrar as músicas de seu disco mais recente, Ruína ou O Começo Me Distrai. E finalmente encerramos a noite com a primeira aparição de Tatá Aeroplano no Inferninho, quando o mestre psicodélico mostra seu disco dançanete Boate Invisível com banda completa – e convidados que ainda irão ser anunciados. A noite começa às 21h com discotecagem da Lina Andreosi para terminar com a minha discotecagem ao lado da Francesca Ribeiro, como de praxe nos nossos Inferninhos – e os ingressos já estão à venda. O Cineclube Cortina fica na Rua Araújo, 62, no centro, perto do Metrô República. Vamos?

Centro da Terra: Outubro de 2024

O ano está chegando ao fim e outubro já começa na semana que vem, quando trazemos uma série de novidades e experimentos musicais no palco do Centro da Terra. Quem toma conta das segundas-feiras é o cantor e compositor Pélico, que apresenta a temporada Cá com Meus Botões, em que começa a mostrar o que será seu próximo disco ao mesmo tempo em que volta ao passado para rever suas composições anteriores à luz deste novo momento, sempre com diferentes convidados a cada nova apresentação. A primeira terça-feira do mês, dia 1°, ficou com Fernando Catatau, que convidou sua companheira Isadora Stevani, que reúnem música e imagem no que chamam de “um encontro a partir do não-existente” no espetáculo chamado de Outra Dimensão. Na terça seguinte, dia 8, dois nomes do hardcore paulistano – a cantora Carox (das bandas Carox e Miami Tiger) e e o guitarrista Flávio Particelli (das bandas Fullheart, Falante e Anônimos Anônimos) – reúnem-se para apresentar o primeiro show de seu novo projeto, a dupla folk A Ride for Two, que apresenta o espetáculo intimista Hey Life com outros músicos convidados. Dia 15 é a vez da mineira Julia Guedes apresentar seu primeiro show solo em São Paulo, quando mostra Vermelho e Sem Nome acompanhada da banda Terceira Margem. Na terça-feira dia 22 é a vez de Bianca Godoi, Guilherme Held, Otto Dardenne, Joana Bergman e Rubens Adati mostrarem, pela primeira vez, o projeto pós-punk recém-criado que chamaram de CØMA. E a programação de outubro termina com a primeira apresentação solo no Brasil de Francisca Barreto, que apresentava-se como Chica quando tocava ao lado de Nina Maia, mas assumiu seu nome de batismo depois que acompanhou o músico Damien Rice em turnês pelos cinco continentes. Ela mostra suas primeiras composições autorais no espetáculo chamado Bico da Proa e vem acompanhado de músicos convidados, entre eles a própria Nina. Lembrando que as apresentações sempre começam pontualmente às 20h e os ingressos já podem ser comprados na bilheteria e no site do Centro da Terra.

#centrodaterra2024

Maria Esmeralda ao vivo neste sábado

Depois do showzaço que fizeram na semana passada no Sesc Pompeia, o quinteto que pariu um dos grandes discos de 2024 volta a se reunir para mais uma apresentação ao vivo do espetáculo Maria Esmeralda – e desta vez é na rua. Thalin, VCR Slim, Cravinhos, Pirlo e iloveyoulangelo se reúnem mais uma vez para contar sua história de dor, sofrimento e rendenção neste sábado, no Largo do Arouche, no centro de São Paulo, dentro da programação do 5° Festival Bares pela Democracia, evento organizado por agentes culturais, artistas, empresários e movimentos populares para endossar a candidatura de Guilherme Boulos pela prefeitura da cidade. O evento começa às 11h e vai até às 21h e reúne bandas, artistas e festas como o DJ Chiquinho (festa Virilha), DJ Rod Silva, DJ Carol Ueno, Analog Trio com Jorge Du Peixe, Marafo e Bruno Secilians, a festa Je Treme Mon’Amour e o Pagode da 27, além de atrações infantis, como a banda Fera Neném e a discotecagem do Disco é Brinquedo. O evento é organizado pela Articulação Bares pela Democracia, que reúne mais de 70 estabelecimentos da cidade e foi lançada em 2022, como uma resposta às políticas tacanhas do desgraçado que esteve na presidência entre 2019 e 2022. Nesta quinta edição, entre os nomes envolvidos estão restaurantes, bares, feiras e casas de show como Aconchegante Bar, Casa Híbrida, Canto, Cervejaria Centralm Mamadi, Van Grogh, Armazém do Campo, Casa Tucupi, Carburadores, Chèvere, Los Dos Taqueria, Tabuleiro do Acarajé, Mista Coqueteis, Cervejaria Duas Irmãs, Porão da Cerveja, Barra Funda Lager, Van Der Ale e a feira Jardim Secreto e Feira Vermelha. Veja os horários das atrações abaixo:  

A primeira música do Cure em 16 anos!

“Esse é o fim de todas as canções que cantamos”, declara Robert Smith no começo de “Alone”, a primeira faixa do primeiro disco do Cure em 16 anos, que foi lançada nesta quinta-feira. Songs of A Lost World será lançado no primeiro dia do próximo mês de novembro e trará apenas oito faixas, resumindo uma espera que aguçou-se nas últimas semanas, quando a banda começou a dar dicas que o trabalho seria lançado em breve: “Foi a música que destravou o disco; assim que gravamos soube que seria a música de abertura e senti o álbum inteiro entrar em foco”, explicou Smith ao anunciar a nova faixa. “Eu estava lutando para encontrar a frase correta para a faixa de abertura certa por um tempo, com a simples ideia de ‘estar só’ sempre no fundo da minha mente, aquela sensação incômoda de que eu já sabia qual deveria ser a frase de abertura … assim que terminamos de gravar me lembrei do poema ‘Dregs’ do poeta inglês Ernest Dowson… e foi nesse momento que soube que a música — e o álbum — eram reais.” Ouça abaixo:  

Garbage no Brasil em 2025 – com abertura do L7!

Atenção noventistas! O Garbage acabou de anunciar mais uma passagem pelo Brasil, desta vez fora de festival (como o que veio no ano passado) em uma pequena turnê em março do ano que vem que passará pelo Rio de Janeiro (no dia 21, no Vivo Rio), São Paulo (no dia 22, no Terra SP) e em Curitiba (dia 23, no Live Curitiba) – todos com abertura do grupo L7, que também passou por aqui em 2023. Os ingressos para os shows começam a ser vendidos na próxima segunda-feira, às 13h, neste link para os cariocas (em que clientes Vivo poderão comprá-los a partir desta sexta), neste link para os paulistas e neste link para os curitibanos. Só vem!

50 anos de Red, do King Crimson

E o King Crimson segue sua meticulosa tarefa de disponibilizar para os fãs a maior quantidade de sua música gravada a partir de versões expandidas de sua concisa discografia. Desta vez é o brutal Red, que completa meio século de idade neste 2024, a receber uma nova edição, reunindo novas mixagens, os “mixes elementais” feito pelo produtor e ex-empresário da banda David Singleton, gravações de shows da época e trechos das gravações do disco. Red – The 50th Anniversary Edition será lançado no dia 25 de outubro e já está em pré-venda, tanto em CD (que conta com um blu-ray com as gravações de nove shows que o grupo gravou em 1974) quanto em vinil. O disco marca o fim da primeira fase da banda clássica, com sua formação reduzida a um trio liderado – sempre – por seu fundador Robert Fripp na guitarra, Bill Bruford na bateria e John Wetton no baixo e vocais e traz a fase mais incisiva da banda, além de ser seu disco mais popular após o disco de estreia, In the Court of Crimson King, lançado cinco anos antes. O disco ainda conta com participações de músicos ligados a outras formações da banda, como David Cross, Mel Collins, Ian McDonald, Robin Miller e Mark Charig, mas seu cerne está na dinâmica entre os três instrumentistas principais, além de trazer a imortal “Starless”. A nova edição ainda traz os Elemental Mixes, feito pelo produtor e ex-empresário David Singleton da banda, que reuniu trechos das gravações para reimaginar o disco a partir de outras versões instrumentais, além de uma nova edição mixada em 2024 feita pelo às Steven Wilson sob supervisão de Robert Fripp. Veja abaixo a cara da nova edição do disco:  

Dentro do abismo

Ao liderar uma apresentação formada por três vozes e três instrumentos, Inés Terra nos conduziu rumo ao desconhecido nesta terça-feira no Centro da Terra, quando mostrou ao lado de Paola Ribeiro e Panamby no espetáculo Língua Fora. A apresentação começou com cada uma das participantes desfiando suas vozes e instrumentos individualmente: primeiro a própria anfitriã, tocando um instrumento de corda e percussão chamado finnis terrae, tocado tanto com dedos quanto com um arco, seguida por Paola, que puxou seu berimbau, que também tocou com um arco, e finalizando com Panamby, à frente de um aya, um instrumento primo da cítara, tocado no colo. Cada uma delas usou seu instrumento como porta para suas performances vocais, os três centros da apresentação, que se alinharam ao final, em um transe entre a melodia e o ruído que nos jogou dentro do abismo. Intenso.

Assista abaixo:  

Inés Terra: Língua Fora

Com prazer recebemos nesta terça-feira, no Centro da Terra, a cantora Inés Terra, que apresenta uma nova versão de seu espetáculo de performance vocal Língua Fora, que já passou pela Alemanha e Argentina, e que desta vez conta com a participação das vocalistas Panamby e Paola Ribeiro, cada uma delas com um instrumento específico: Inés toca o finis terrae criado por Cadós Sanchez, Panamby um aya e Paola um berimbau, numa apresentação de música livre. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda na bilheteria e no site do Centro da Terra.

#inesterranocentrodaterra #inesterra #centrodaterra2024